MIGUEL LUCENA FILHO, Miguezim de Princesa

Miguel Lucena Filho, nascido em Princesa, Paraíba, é poeta, jornalista, advogado e delegado de classe especial da Polícia Civil do Distrito Federal. Presidiu a Companhia de Planejamento do Distrito Federal em 2011. Foi Subsecretário de Segurança Pública do DF, delegado-chefe do Paranoá e Lago Sul e Diretor de Assuntos Estratégicos e de Comunicação da Polícia Civil. Atuou como redator da “Tribuna da Bahia”, repórter da “Folha de São Paulo”, de “O Norte” e “A União”, em João Pessoa, redator e editor do “Diário da Borborema”, em Campina Grande, repórter de “A Tarde”, redator do Correio da Bahia e editor especial da Tribuna da Bahia, em Salvador. Coordenou a reforma do Jornal de Angola, na África, em 2006. Foi diretor dos Sindicatos dos Jornalistas da Paraíba e da Bahia, da Federação Nacional dos Jornalistas e da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.

É autor dos livros de poemas ''Verso Menino'' e ''Guerra da Perdição: A Revolta de Princesa'', além do premiado cordel ''Para gostar de ler'', vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Popular Patativa do Assaré, edição 2011, Ministério da Cultura.

Destaca-se pelos cordeis que abordam temas do cotidiano, como acontecimentos políticos e sociais.

É colunista do Diário do Poder (''www.diariodopoder.com.br''), site dirigido pelo jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva, ao lado de Carlos Chagas e outros profissionais de renome nacional.

Os cordeis de Miguezim de Princesa, nome artístico de Miguel Lucena Filho, foram traduzidos para o Inglês e são hoje estudados no Trinity College e na Universidade de Michigan, Estados Unidos. ''A Vingança do Berimbau'' virou tema de livro publicado pelo escritor norteamericano Eric A. Galm, ''The Berimbau: Soul of Brazilian Music'' (http://books.google.com/books?isbn...)

Maria José Rocha Lima
Enviado por Miguezim de Princesa em 15/02/2016
Código do texto: T5544461
Classificação de conteúdo: seguro