Biografia de FABIANO SALERA PARREIRAS

Fabiano Salera Parreiras é um professor universitário, empresário e sócio-diretor da Único Consultores, que representa a nova geração de empreendedores que está revolucionando a forma de se fazer negócios e administrar empresas no Brasil.

A história de Fabiano Salera nos mostra uma série de características em sua formação pessoal-familiar que se somaram às necessidades do país por crescimento e expansão, emoldurando um perfil profissional criativo, arrojado e cheio de vontade para realizar grandes sonhos e projetos.

Fabiano Salera Parreiras tem o privilégio de contar em sua genealogia com ótimos exemplos e referenciais, tanto na linhagem paterna como na materna.

O seu bisavô materno, Umberto Salera, era um imigrante italiano que chegou à Itaúna no começo do Século 20, onde se estabeleceu como exímio sapateiro. Os membros das famílias tradicionais e abastadas vinham pessoalmente em sua oficina comprar seus calçados – considerados os melhores da região. Também ficou conhecido na cidade pelo seu “Presépio de Natal” fabricado artesanalmente com bonecos e peças articuladas que se moviam engenhosamente pela força da água – um verdadeiro sucesso para alegria das famílias nas festividades de final de ano. Assim, Umberto Salera deixou sua marca, sendo reconhecido por sua competência e criatividade que se expressavam tanto na produção de sapatos como na criação dessa instigante obra de arte do cenário de nascimento de Jesus.

Antônio Salera e Heli Salera, dois filhos do italiano Umberto Salera, fizeram fortuna como empreendedores nas áreas de comércio, produção mineral e siderúrgica, além do ramo agropecuário. Aos poucos os Salera foram se tornando numerosos, mas sempre mantendo como principal atividade o comércio e prestação de serviços especializados. Antônio Santos Salera, mais conhecido como “Toniquinho Salera”, é outro bem-sucedido empresário que representa a segunda geração dessa estirpe italiana em Itaúna.

Essa característica não é mera coincidência, pois a própria origem da palavra “Salera” tem essa essência. Os Saleras viviam no Sul da Itália, na região da Basilicata, compartilhando com a Calábria e Sicília muitas de suas características e qualidades. Essa parte Meridional do país firmou-se durante séculos como riquíssimo pólo de intercâmbio de mercadorias, pessoas e culturas. Foram muitas as vertentes socioeconômicas que tornaram essa região reconhecida e admirada internacionalmente. A fartura de peixes do Mar Mediterrâneo proporcionava um vigoroso mercado que movimentava a economia local. Os Saleras atuavam no rentável comércio de “pescado salgado”, vindo daí a origem desse sobrenome. Os imigrantes italianos da linhagem Salera que vieram ao Brasil trouxeram essa essência de criatividade e empreendedorismo.

Na linhagem paterna de Fabiano está o sangue dos “Parreiras” – um clã bastante numeroso e ramificado em várias cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais, com muitos membros compondo a elite da sociedade empresarial e comercial de Itaúna e circunvizinhança. Só para citar alguns exemplos: o casal Ivan e Ana Lúcia Parreiras dos Calçados São Luiz, referência há 4 décadas na área comercial; e o patriarca Geraldo Alves Parreiras pioneiro na Siderurgia e um dos fundadores do Bairro Padre Eustáquio.

O pai de Fabiano é Janot Antunes Parreiras, Engenheiro Mecânico, filho de Iracy Alves Parreiras e neto de Jerônimo de Souza Parreiras.

Em meados dos anos 70, essas duas famílias “Salera-Parreiras” se uniram através do casamento de Janot Antunes Parreiras e a Dentista Eliana Salera Parreiras. A união aconteceu, em 1974, na Igreja Matriz, frutificando em dois casais de filhos: Fabiano, Giselle, Lucas e Brunna.

Fabiano estudou em algumas das melhores escolas da cidade, como: Pré-Escolar Ana Cintra; Colégio Sant’Ana, Escola Municipal Dr. Augusto Gonçalves e Escola Estadual de Itaúna.

Teve uma infância feliz e saudável. Itaúna nos anos 80 ainda respirava ares de tranquilidade do interior. Era comum ver crianças em grande número pelas ruas e praças. Fabiano gostava de brincar na rua, andar de bicicleta e skate. Como morava próximo de uma praça ampla e bem cuidada, no bairro Cerqueira Lima, brincava muito por ali, em partidas de futebol, vôlei, basquete e em diversas brincadeiras comuns naquela geração (queimada, taco, pega-pega, adedanha, cama-de-gato, salada mista etc.). Visitava regularmente a casa de tios, pois tinha vários primos e primas de idades parecidas. Também freqüentou academias de Tae-Kwon-Do, chegando até a competir em campeonatos locais.

Outro passatempo favorito com a família e amigos era freqüentar o Iate Clube ou Tropical Tênis Clube, além do próprio sítio de seus pais.

Com 14 e 15 anos, teve breve passagem por Itabirito, período em que seu pai ficou trabalhando numa empresa Siderúrgica da cidade.

Em 1998, ingressou na Faculdade de Turismo no município de Formiga. Na metade do curso, sua vida seguiu um caminho especial. Fabiano casou-se em 02 de fevereiro de 2000, com Ingrid Meirelles Fonseca, filha do Sr. José Cléber da Fonseca e Dona Altair Fonseca.

Logo após o casamento, começou a fazer planos para pôr em prática sua bagagem como Turismólogo. Assim, Fabiano e sua esposa Ingrid se mudaram para Toronto (Canadá), com objetivo de estudar e trabalhar. Nesse período que passaram lá, nasceu seu primeiro filho, Alexandre. Ao retornarem ao Brasil, a família cresceu com a chegada de três princesas: Laura, Maria Júlia e Gabriela. Os dois primeiros são morenos, como a mãe e avó. As duas mais novas são ruivas, como alguns parentes do pai.

Passou a usar sua experiência no ramo comercial, estabelecendo uma ampla rede de contatos com os mais diversos empresários e profissionais da cidade.

Em 2006, fez o curso de Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM).

Em 2010, fez Aperfeiçoamento em Extensão em Balanced Scorecard pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em novembro de 2011, ele foi eleito como Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itaúna (ACE-Itauna), para o triênio de 2012-2014. Curiosamente, seu tio-avô Heli Salera foi um dos sócio-fundadores dessa importante entidade, em 1965. Na liderança da ACE, Fabiano Salera realizou importantes serviços. Coordenou o "Projeto Compre Aqui" com intuito de estimular o comércio local. Implantou o “Minas Fácil Virtual” trazendo os serviços da Junta Comercial do Estado por meio da estruturação de uma agência dentro do Edifício da ACE. Também firmou um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ofertando cursos de pós-graduação, com professores de altíssimo nível que se deslocavam do Rio de Janeiro para ministrar aulas presenciais em Itaúna.

Em 2014-2015, foi membro do Conselho Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itaúna. Manteve-se atuante na organização de eventos, além de ministrar palestras para empresários e comerciantes locais.

Atualmente faz parte do Conselho Fiscal da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas (FEDERAMINAS), cuja sede fica em Belo Horizonte. Nessa função tem trabalhado para reforçar a representatividade político-administrativa das entidades dentro da Federação.

Além de atuar nas áreas de vendas, marketing e prestar consultoria, Fabiano Salera ainda multiplica sua expertise lecionando na Faculdade de Pará de Minas, onde orienta trabalhos no curso de administração, além de dedicar seu tempo para publicações nas áreas de Estratégia Empresarial e Liderança.

Ele está em constante movimento. Não fica acomodado diante das situações. Enfrenta quaisquer desafios, sejam eles fáceis e confortáveis ou difíceis e espinhosos. Dedica-se por um constante aprimoramento intelectual. Gosta de ler e estudar temas diversos que vão desde administração, gestão de negócios e economia, passando por ciência política, sociologia, história, esportes, entre outros.

Busca manter o equilíbrio entre cuidados com a mente e o corpo. Mantém boa forma física, através da prática de jiu-jítsu, fazendo caminhadas ou trilhas de mountain bike com amigos e familiares.

Carisma, espírito de liderança, inteligência, honestidade, comprometimento, capacidade de articulação, comunicativo, metódico são algumas de suas características fortes.

Especialistas afirmam que quando um indivíduo cresce num ambiente cheio de referências positivas (especialmente no círculo próximo, como familiares, amigos e vizinhos), isso gera um efeito catalisador que lhe impulsiona ao sucesso. No entanto, estar cercado de pessoas bem-sucedidas não é fator de predeterminação para um futuro promissor. Fabiano Salera sabe bem disso, e procura unir a essa bela herança familiar aperfeiçoamento intelectual e aprendizado constantes. É assim que ele tem se destacado no competitivo e exigente mercado de trabalho mineiro.

Fabiano Salera Parreiras é um exemplo de renovação da tradicional sociedade itaunense, que se firma a cada década como expoente em oportunidades, na geração de emprego e renda.

Não tenho dúvidas que seus filhos, familiares e amigos têm muito do que se orgulhar desse jovem idealista e competente. É certamente um ótimo exemplo para muitos que desejam trilhar o caminho em busca de sua autonomia financeira e profissional como protagonista na seara do comércio e dos negócios!!!

BIBLIOGRAFIA:

ACE – Associação Comercial e Empresarial de Itaúna. 2016. História da Fundação da ACE. Disponível em: http://aceitauna.com.br/historia/

ACE - Associação Comercial e Empresarial de Itaúna. 2011. Fabiano Parreiras é eleito presidente da ACE Itaúna. Disponível em: http://www.noticiasdeitauna.com.br/noticiasdiarias/admin/2011/11/30/fabiano-parreiras-e-eleito-presidente-da-ace-itauna/

ASSIS, D.A.A. 2013. Planejamento estratégico para uma empresa de prestação de serviços. Monografia em Administração. Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Pará de Minas (MG). Orientador: Fabiano Salera Parreiras. 61p. Disponível em: http://www.fapam.edu.br/admin/monografiasnupe/arquivos/14042014184313DOMINGOS_ANTONIOS_DE_ALMEIDA_ASSIS.pdf

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Currículo Lattes Fabiano Salera Parreiras. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/9713647484208586

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Currículo Lattes Lucas Salera Parreiras. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3919602286711252

FDCL-MG. Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais. 2014. Nova composição da Diretoria Executiva da CDL Itaúna. Disponível em: http://www.fcdlmg.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=6079#.VuAs9X0rLcs

FEDERAMINAS - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais. 2014. Diretoria Executiva Federaminas - Gestão 2014/2016. Disponível em: http://www.federaminas.org.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=3488

FOLHA DO POVO. 2006. Presépio do museu também é atração em dezembro. Publicado no Jornal Folha do Povo, edição nº 564, pág. 04, de 16/12/2006. Itaúna – Minas Gerais.

FOLHA DO POVO. 2014. ACE Itaúna divulga comemoração de 50 anos. Disponível em: http://folhapovoitauna.com/noticia/ace-itauna-divulga-comemoracao-de-50-anos.html

GAZETA DE ITAÚNA. 2014. ACE Itaúna apresenta cronograma de ações em comemoração aos 50 anos da entidade. Disponível em: http://www.gazetadeitauna.com.br/02-08-1412.htm

JORNAL BREXÓ. 2011. Porque o homem sem pés comprava sapatos, na Sapataria São Luiz. Itaúna: Jornal Brexó. O Leitor Escreve. História Imaginável do Osnofa. Número 1811, pág. 2. Disponível em: http://www.jornalbrexo.com.br/files/1811---03.12.2011.pdf

JORNAL SPASSO. 2007. Descobrindo Itaúna. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/descobrindo_itauna_cultura.php

JORNAL SPASSO. 2014. Itaunense anuncia retorno das atividades depois de 13 anos parada. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/antigo/noticia.php?id_noticia=9149

LIMA, Affonso de Cerqueira. 1981. O maravilhoso presépio do Sr. UMBERTO SALERA. Publicado no Jornal Tribuna Itaunense, edição Especial de Natal, dezembro de 1981. Itaúna – Minas Gerais.

MEDEIROS JÚNIOR, José. 2010. República do Eugerino - A Turma de fora. Disponível em: http://www.gazetadeitauna.com.br/cultura.htm

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1992. Umberto Salera. Itaúna (MG). Disponível em: http://www.emporiodahistoria.com.br/pages/recentes.html

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1995. Famílias Italianas em Itaúna. Disponível em: http://resgatedahistorya.blogspot.com.br/

PORTAL FÉRIAS. 2007. História da cidade de Itaúna. Disponível em: http://www.ferias.tur.br/informacoes/3267/itauna-mg.html

PORTAL NOTÍCIAS DE ITAÚNA. 2011. COMPANHIA INDUSTRIAL ITAUNENSE, 100 anos de serviços prestados a Itaúna (escrita por Cláudio Gonçalves Soares - Gerente Administrativo da ACE). Disponível em: http://www.noticiasdeitauna.com.br/noticiasdiarias/admin/2011/10/14/companhia-industrial-itaunense-100-anos-de-servicos-prestados-a-itauna/

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA. 2016. Museu Municipal Francisco Manoel Franco - Acervo do Museu - Presépio Umberto Salera. Disponível em: http://emporiodahistoria.com.br/site/museu/museu_acer.html

SALERA JÚNIOR, G. 2007. Família Salera: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/838285

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Família Burrini: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/840088

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Biografia de Heli Salera. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2553703

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Umberto Salera. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5602146

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Toniquinho Salera – A 2ª Geração dos Salera no Brasil. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5551404

WIKIPÉDIA. 2016. Itaúna. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ita%C3%BAna

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/03/2016
Reeditado em 22/06/2016
Código do texto: T5568808
Classificação de conteúdo: seguro