CONT. MINHA PASTA DE ESTAGIO "LINGUA PORTUGUESA 2007"

10- Destaque os substantivos coletivos no grupo de palavras a seguir:

verdade, assembléia, caneta, mesa, quadrilha, cadeira, enxame, banda, padeiro.

Respostas:

Assembléia, quadrilha, enxame, banda.

Texto

Ofélia, uma pacata viúva beirando os 70, reencontra Araújo, um velho amigo dos tempos de escola. Descobre que ele se tornou uma pessoa especial: é músico, sertanista, vive viajando pelo país afora, mora numa casa que mais parece uma cabana no meio da floresta e tem uma jibóia de estimação. Esse reencontro dá um novo rumo à vida de Ofélia, que resolve acompanhar o amigo em uma de suas viagens. Veja como o filho dela, já adulto, reage a essa decisão.

Mamãe

Não me conformo nem vou me conformar com essa viagem sem sentido. Sinceramente, largar a

casa, a família, sair por aí a troco de nada, não dá para entender. Acho um desperdício, um dinheirão jogado fora. Mamãe, será que você não percebe que é loucura? Não tem cabimento. E se você passar mal? E se cair e quebrar a bacia? Como vai ser? Quem vai socorrer? O Araújo? Um sujeito que vive no meio de cobras e vacas? Lamento a hora em que este elemento apareceu em sua vida. Para mim, não passa de um espertalhão ou então de um doido varrido. Não quero interferir em nada. Como você mesmo fez questão de esfregar na minha cara, é dona do seu nariz faz o que bem entender. Se quiser minha opinião, a opinião de seu único filho que tanto lhe quer, acho que deveria largar esse aventureiro e voltar pra casa imediatamente. Já pensou vizinhança? Na dona Otília, no doutor Ruy, na dona Olguinha? O que eles vão pensar de você passeando por aí, ninguém sabe onde, com esse fulaninho?

Mamãe, peço que pense, pese bem as coisas, veja os prós e os contras e volte o quanto antes.

André

I- Compreensão

1- Toda carta tem um remetente e um destinatário. Quem é o remetente da carta?

2- Qual é a primeira reclamação de André?

3- Por que ele está tão revoltado com a viagem dela?

4- O que André acha que a mãe deveria fazer?

5- Que argumentos ele usa para tentar convencê-la a voltar?

6- como ele termina a carta?

II- Vocabulário

1- Observe:

“Acho um desperdício, um dinheirão jogado fora.”

Normalmente, o grau aumentativo indica aumento de tamanho. Em dinheirão ele tem outra função. Qual ?

2- Encontre no texto outra palavra no grau aumentativo que não indica aumento de tamanho.

3- Agora leia esta frase:

“ O que eles vão pensar de você passeando por aí, ninguém sabe onde com esse fulaninho?”

O grau diminutivo costuma indicar diminuição de tamanho. No caso da palavra fulaninho, tem uma função bem diferente. Que função é essa?

III- Interpretação

1- O texto não deixa dúvidas quando à indignação do filho com a viagem da mãe. Extraia da carta três expressões indicativas dessa indignação.

2- A preocupação dele com a saúde da mãe se expressa em duas frases. Quais?

3- Qual é a visão que André tem do companheiro da mãe?

4- Há uma contradição muito clara entre o que o filho escreve e o que ele faz de fato na vida da mãe. Justifique essa afirmação com elementos retirados do texto.

5- Há dois substantivos no texto – referentes ao amigo de Ofélia – que, normalmente, não têm sentido negativo. Nessa carta, entretanto, eles foram empregados para desclassificar Araújo. Trancreva-os.

6- Em que trecho da carta André faz chantagem emocional com a mãe?

7- O tipo de preocupação demonstrado nesse texto é geralmente próprio das mães para com os filhos. Aqui a situação se inverte. Por quê?

PARTE II

FIP – FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ

ACADÊMICAS: Aparecida Gonçalves

Gislaine Izabel Castelhão

Lucélia Lopes

Nidiane Benites Antunes

Simone Fátima da Silva

Sandra M. Policiano

PROJETO SOLETRANDO

ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA

PROJETO SOLETRANDO

OBJETIVOS

• Incentivar e ampliar o vocabulário dos alunos.

• Despertar o interesse pela escrita.

PROBLEMAS

• A deficiência ortográfica.

JUSTIFICATIVA

• Para valorizar a ortografia dentro da Língua Portuguesa.

METODOLOGIA

• Estudo das palavras.

• Seleção e classificação dos alunos.

• Competição e premiação.

CRONOGRAMA

Dia: 28/05/07 Horário: das 13:10 às 17:10

Dia: 29/05/07 Horário: das 13:10 às 17:10

Dia: 04/06/07 Horário: das 13:10 às 17:10

Dia: 06/06/07 Horário: das 13:10 às 17:10

RECURSOS

O material utilizado foi Dicionário da Língua Portuguesa, apostilas com palavras dadas aos alunos.

Data show, máquinas fotográficas, som e microfone.

AVALIAÇÃO

Análise dos resultados obtidos.

ANEXO

As palavras e as fotos

RELATÓRIO DE PROJETO

Aos vinte dias vinte e oito Maio de 2007, a acadêmica Gislaine Izabel Castelhão esteve na Escola Municipal Ramiro Noronha situada na Avenida Brasil, 389, tendo como diretora a professora Ilda Boeira de Jesus, no período vespertino, trabalhando com o projeto Soletrando com os alunos de 6º ao 9º ano, perfazendo um total de 20 h/a conforme exigência do curso de Letras, Língua Portuguesa, Língua espanhola e suas respectivas Literaturas, segundo as orientações da professora Anamaria Alvarenga.

A acadêmica trabalhou com o banco de palavras I(um), conforme anexo, com os alunos do 6º ao 9º ano, primeiramente explicou-lhes com exemplos como seria o desenvolvimento do projeto, avisando-os que teriam que pagar um valor de R$0,50 para o prêmio final. Logo após a explicação, foi passado na lousa uma lista de palavras, ou seja, banco de palavras I, para os alunos estudarem, todos copiaram entusiasmados e ansiosos, para o inicio das classificações.

O projeto foi realizado dentro de cada sala de aula para selecionar e/ou classificar os alunos para a semi-final, sendo assim, a acadêmica trabalhou o com três alunos e desses, o que soletrasse certo era classificado no caso somente um e os que soletrassem errados era eliminados, pois era necessário a classificação de 3 a 5 alunos por sala.

No dia 04/06/07 houve a semi-final juntou os alunos classificados de todas as salas, foi feito um sorteio dos nomes dos mesmo, e colocado novamente de três em três para a disputa final, e assim seguiu o projeto, aquele que soletrava a palavra corretamente era classificado e o aquele que soletrava a palavra errada era eliminado, para a final foram classificado 12 alunos.

No dia 06/06/07 houve a final do projeto, fora passado aos alunos classificados na semi-final o banco de palavras II para que eles estudassem para um melhor desempenho na final do projeto. Neste ultimo dia juntou-se todas as salas no auditório da escola para assistirem a final, foi utilizado um not book e um data show para transmitir no telão a palavra soletrada pelo aluno. Começo a soletração pelos alunos do 9º ao 6º ano e depois do 6º ao 9º ano e assim sucessivamente, aquele que soletrasse corretamente continuaria classificado e aquele que soletrasse errado era eliminado, após cinco rodadas de palavras, restava-se três alunos do 9º ano e um do 8º ano, após mais três rodadas de palavras, um aluno do 9º foi eliminado, logo, logo estava uma aluna do 9ºano e um aluno do 8º, porem a aluna do 9º ano, cujo nome é Franciele foi classificada como finalista do projeto soletrando da Escola Municipal Ramiro Noronha.

CONCLUSÃO

O Projeto Soletrando teve por finalidade apresentar ao aluno o quanto a língua portuguesa é extensa, e as tantas diferenças da língua falada e escrita, percebeu-se também que neste trabalho houve o incentivo de fornecer oportunidade de atuar em equipe, tomarem decisões e assumir responsabilidades em exercerem tarefas, pois os alunos mesmo sendo de séries diferentes todos se respeitavam.

.

ANEXOS

PROJETO

Banco de Palavras I

Fase Classificatória

Tesoura Pechincha Riqueza

Análise Empresa Buzina

Flecha Sossego Disenteria

Xereta Honrado Rescisão

Disciplina Tossir Cabeleireiro

Necessário Piche Prazerosamente

Umbigo Xícara Oscilação

Alcançar Empecilho Espontâneo

Mexer Gasolina Bruxa

Sargento Força Chimarrão

Ultraje Gengiva Salsicha

Improvisar Camurça Obsceno

Através Alfaiate Úmido

Guloseima Herbívoro Massagista

Relapso Pretensioso Querosene

Analisar Perspicácia Beneficente

Majestade Consciência Farsa

Absoluto Churrasco Caxumba

Sarjeta Arrepiar Pesquisa

Berinjela Adjetivo Canjica

Xingar Surpresa Agasalho

Campeão Recepção Chuchu

Querosene Açúcar Hálito

Humildade Ânsia Atrás

Privilégio Ombro Esplêndido

Exceção Vizinho Gasolina

Excesso Tigela Deslizar

Assessor Através Apto

Horrível Escasso Adolescente

Ressuscitar Quase Magnífico

Horário

PROJETO

Banco de Palavras

Fase Final

Reflexo

Responsável

Sensível

Sexualidade

Suspense

Tóxico

Exército

Exemplo

Existência

Exigência

Gênero

Guisado

Inocência

Grandioso

Enxugar

Enxurrada

Máximo

Presumir

Pretexto

Visibilidade

Zoológico

Humilhar

Idioma

Prematuro

Proteína

Sapatilha

Chuteira

Chantagem

Ficção

Imprevisto

Hesitar

Hidrosfera

Horizonte

Péssimo

Prisioneiro

Traseira

Usina

Vozeirão

Xereta

Vocabulário

Hospitalizar

Humor

Institucional

Gestão

Globalizar

Glicose

Sossegado

Subconsciente

Transformar

Transpiração

Umbigo

Unânime

Alteza

Alcançar

Ambiente

Ambição

Anúncio

Aplauso

Adolescência

Improvisar

Incidente

Influência

Insistir

Inocente

Interesse

Inteligência

Invisível

Lapiseira

Maciço

Travessão

Trombadinha

Valorizar

Valsa

Gracioso

Sensor

Competência

Complexidade

Compreensão

Azeitona

Bicicleta

Boliche

Bochecha

Enxada

Cansaço

Centopéia

Chupeta

Difícil

Impotente

GISLAINE CASTELHAO
Enviado por GISLAINE CASTELHAO em 11/07/2007
Código do texto: T561113