922-ISAIAS, O PROFETA

Nasceu por volta de 774 A.C e morreu em +- 690 AC – com 84 anos. O nome Isaias significa “Salvação do Senhor” ou “Jeová é a Salvação”.

A respeito de seu pai Amoz nada se sabe. Isaias foi casado e teve dois filhos. Quase nada se sabe de sua família: sua esposa era chamada por Isaias de “a profetisa”. Seus filhos eram Sear Jasube e Maer-Salal-Hasbaz.

Começou a escrever e profetizar com 21ou 22 anos, por volta de 735 a.C. Considerado com um dos profetas maiores, Isaias foi o primeiro dos quatro grandes profetas judeus.

É chamado “o mais ilustre dos profetas. Ele foi importante também como estadista tomando parte ativa nos negócios públicos durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, do qual chegou a ser conselheiro.

Testemunhou o colapso do Reino de Israel e se esforçou para evitar a queda do Reino de Judá, combatendo a idolatria.

Isaias viveu durante uma série de crises políticas, pois o Reino de Judá era dominado pela Assíria. Sua pregação contra a idolatria e suas profecias atingiu o auge da indignação nos reinos de Ezequias e de Mamassés.

O rei Manasses tinha introduzido o culto do deus pagão Baal, promoveu práticas de magia, adivinhação. Um dos extremos dessa chamada idolatria, denunciada pelo profeta Isaias foi o sacrifício humano, tendo incluído os seus próprios filhos.

Foram contemporâneos de Isaias os profetas Oséias e Miquéias.

Condenado à morte pelo Rei Manassés, Isaias foi serrado ao meio.

Existe uma polêmica entre os estudiosos do Velho Testamento, que atribuem a autoria do Livro de Isaias a três autores diversos. Existem fortes evidências de que o Livro foi obra de mais de um autor, merecendo destaque o início do capítulo 40, onde se verifica a descontinuidade entre o primeiro e o segundo Isaias, pois ocorre uma mudança abrupta do século VIII AC para o período do Exílio na Babilônia (Século VI A.C), não se fala mais uma única vez de Isaias e a Assíria é substituída pela Babilônia, cujo nome é mencionado com freqüência, assim como o nome de Ciro II rei dos medos e dos persas.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 11 de novembro de 2015

tEXTO # 922 da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 01/06/2016
Código do texto: T5653754
Classificação de conteúdo: seguro