Hospital de Arthur Hailey.

Um dos segredos do sucesso mundial de Arthur Hailey é o fato de ele parecer ampliar os horizontes dos leitores, mostrando em detalhe a vida de profissionais importantes: direitos de empresas, políticos, médicos, técnicos especializados. Cada livro custa-lhe uma pesquisa minuciosa e tem obtido aprovação de gente comum e de especialistas. Um médico, por exemplo, é capaz de ler com interesse este Hospital. O próprio autor (que não é médico) conta que levou messes fazendo a pesquisa do ambiente e dos personagens de seu livro. Chegou mesmo a “infiltrar-se” em uma grande clínica, disfarçado de médico, para conviver com os profissionais que lá trabalham. Esse esquema jornalístico é a características principal de Arthur Hailey desde o começo de sua carreira. Nascido na Inglaterra em 1920, participou da II Guerra Mundial como piloto da Força Aérea britânica. Em 1947, emigrou para o Canadá, onde exerceu cargos de diretor de vendas e de publicidade. Em 1956, escreveu o roteiro de um filme para uma emissora de TV em Toronto: Voando para o Perigo (Flight into Danger). O filme fez sucesso e foi transformado em romance em 1958. outros roteiros surgiram, como Hospital (The Final Diagnosis, 1957, transformado em romance em 1959 e adaptado para o cinema em 1961). O sucesso desses romances, e de outros como Hotel (1965), Aeroporto (1968) e Automóvel (Weels, 1975, Sobre a indústria automobilística), tornou Hailey Milionário. Depois de viver algum tempo na Califórnia (EUA), o escritor transferiu-se para as Bahamas. Cada livro seu demora três anos para ser escrito (um só de pesquisas de pessoas e lugares).