LEANDRO GOMES DE BARROS –ATUALIZAÇÃO DE DADOS

A vida de Leandro Gomes de Barros Lima foi alvo de inúmeras pesquisas e sua obra tem sido estudada. Muito tem evoluído a literatura de cordel, ou popular como chamam alguns autores.

Desde setembro de 2007 que pesquisamos sobre as histórias de família, e após catalogarmos todas as que puderam ser lembradas pelas sobreviventes, Azenete, (de Castro), Nóbrega Mendes e Rubenita, (de Castro), Nóbrega Pina, partimos para os registros cartorial e paroquial em Pernambuco e Paraíba. Da catalogação dessas histórias, surgiram fatos muito interessantes, dentre elas a obra de Leandro.

Através do poeta Klevisson Viana, entrei em contato com seu irmão, Arievaldo Vianna que pesquisava a história de Leandro e passei a ajuda-lo com minhas pesquisas, que pode ser comprovada através da publicação de seu livro publicado em 2014 pela Queima Bucho em Fortaleza.

Eis algumas novidades já divulgadas no livro de Arievaldo Vianna.

A tradição diz que ele nasceu em 1865, filho de Jose Crahtt Gomes de Barros Lima e Adelaide Xavier de Farias, filha de Manoel Xavier de Farias e Antonia, e uma das irmãs do Pe. Vicente Xavier de Farias, mas na certidão de óbito seu filho, Esaú Eloy afirma que ele tinha 58 anos. Logo, a data remonta 1860. Contudo, apesar das buscas tanto na Paroquia em Pombal, como nas cidades vizinhas não encontramos registro de batismo de Leandro. Outro fato importante, é que o livro que registraria seu batismo sumiu da sacristia da igreja. Filho, não sabemos a ordem de nascimentos de seus outros irmãos, mas, Daniel Gomes da Nóbrega nasceu em 1869, casando-se com Maria Amélia de Castro; Adonias que casou-se com Irene, Antonia, Candida e José Xavier de Farias.

Leandro casou-se em Ipojuca, em 03.10.1893, na Igreja de São Miguel, no site dos Mórmons, www.familysearch.org. Matrimônios 1886, Junho-1902, Janeiro, com Venustiniana, (Venus), Eulália Aleixo, nascida em 1878, filha de Joaquim Amâncio de Souza e Maria Saturnina Prudência de Morais. Sua primeira filha, Rachel Aleixo de Barros Lima nasceu em 20/07/1894, em Ipojuca-Pernambuco. Esaú Eloy nasceu em 01/12/1900 em Vitória de Santo Antão-Pernambuco. Gilvanetta, (Julieta), de Barros Lima nasceu em 29/03/1903, em Jaboatão. Herodias de Barros Lima nasceu em 20/08/1906 em Jaboatão dos Guararapes.

Estas datas são comprovadas através das certidões de nascimento, batismo, casamento, e óbito. Nossa pesquisa agora está concentrada nos pais do Jozé Crahtt Gomes de Barros Lima e José Antônio de Castro, pai de Maria Amélia, casado com uma prima de Adelaide, chamada Thereza de Jesus Xavier de Farias.

Espero publicar em breve meu livro com as memorias das duas matriarcas sobreviventes. até 2013, mas para isto ainda faço pesquisas cartoriais e paroquiais.Se algum pesquisador tiver algum dado quanto aos pais de Leandro entrem em contato para cruzarmos os dados.