Foto acima:
Marcelo Leandro de Borba, Laércio Beckhauser e Luís André Beckhauser
Observação:
Marcelo = filho de Manoel de Borba,
                 Láercio é genro e Luís André é neto.


Biografia do Alfaiate

MANOEL DE BORBA


Família de Laércio Beckhauser e Manoel de Borba = Joinville SC natal 2006

Família de
Manoel de Borba  & Afins = Joinville - SC -  natal  - 2006

História e Vida de Manoel de Borba (Resumo).


Casamento de Manoel de Borba ...
50 anos de casamento - Joinville - SC

Manoel de Borba nasceu em
São João do Itaperiú (Barra Velha)
e faleceu em Joinville, localidades de Santa Catarina.

Teve a profissão de alfaiate, desde novo, mesmo antes de servir o Exército Brasileiro na cidade de Joinville. Era considerado pela população de Joinville como um exímio profissional do "Corte e Costura" de ternos e a ALFAIATARIA BORBA, na rua da Estação Ferroviária (Leite Ribeiro, 66) era muito conhecida e comentada pela população de Joinville e arredores.

Confeccionou muitos ternos para casamento e primeira comunhão de muitos catarinenses.

Era o alfaiate de muitas autoridades e executivos de empresas locais.

Nos tempos áureos, quando a confecção artesanal imperava na comunidade brasileira, possuia mais de 20 colaboradores diretos e indiretos.

Teve o privilégio de participar de congressos internacionais na área de Confeção (Alfaiataria) na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil, em 1960.

Gostava de esportes em especial do Futebol de campo e incentivava o extinto time de futebol dos ALFAITES de Joinville.  Era torcedor do Caxias F.C. de Joinville, SC, e do Bangu , RJ.
No final da vida, com a fusão do América F.C. e Caxias F.C. resultando no JEC - Joinville Esporte Clube, era torcedor fanático deste time de Joinville.

Lia diariamente o jornal  "A NOTÍCIA"  e
outras revistas semanais do Brasil. Gostava de fazer comentários políticos
sempre acompanhando a política local, nacional e internacional.


Casou com Mailde Pereira de Borba tendo quatro filhos:
Mariza, Mírian, Maria Ângela e Marcelo Leandro de Borba, todos casados.
Incentivava os filhos e descendentes que estudassem, fizessem faculdade e lessem muito...

Foi por um período, sócio da empresa Chocolate Caseiro Joinville Indústria e Comércio Ltda. que produz chocolates e bombons finos em Joinville - SC.


Manoel de Borba com funcionários
do Chocolate Caseiro Joinville defronte
o Restaurante Moinho da Oma
quando estava em construção - em 1986.


Foto:  Restaurante Moinho da Oma = Joinville - SC
Neste local são produzidos os chocolates
              (Chocolate Caseiro Joinville)


Em vida sempre teve muitos amigos e seus parentes tinham uma grande consideração por tê-lo como consangüíneo e/ou amigo.

Sua família e especialmente seus filhos, genros, nora, netos e netas se orgulham de terem este ancestral que honrou sua profissão e sua passagem terrena de uma forma tranqüila e amena.


(Texto = by laercio@beckhauser.com)

www.laerciobeckhauser.com


Datas, dados e outros fatos...



Casamento de Manoel de Borba ...
50 anos de casamento - Joinville - SC


Manoel de Borba,
nasceu em 18 de agosto de 1923 em Barra Velha, (SC),
consoante o registro de casamento número 4679 - do Registro Civil feito em 25 de setembro de 1948, no Cartório de Ilca Ferreira Vaz, Joinville, Santa Catarina, nas folhas 35 e verso do livro 12-B no registro e assento do matrimônio, perante o juiz Francisco dos Santos Faraco.

Casou Manoel de Borba, em 25/set/1948, pelo regime de comunhão universal de bens com
MAILDE ROSA PEREIRA, OPERÁRIA FABRIL,
FILHA DE JORDÃO PEREIRA LIMA (FALECIDO EM 12/06/1947)
e
ROSA KÖNING PEREIRA (nascida em (18/06/1890).

Mailde Rosa de Borba nasceu no Morro dos Monos, em Blumenau (Luís Alves - SC) em 18/maio de 1928.

Manoel de Borba teve como progenitor o Sr. José Domingos de Borba domiciliado em São João do Itaperiú e nascido em 02/02/1890.

Sua mãe foi a Sra. Maria Anna de Souza nascida em 06/12/1896.


Viveu, Manoel de Borba, por 79 anos e faleceu no Centro Hospitalar Unimed, Joinville, SC, a0s 29/07/2003, as 05:50.
Foi atestado como a causa da morte:
Insuficiência respiratória, infecção das vias aéreas inferiores.


Observação:

Já tinha tido o Sr. Manoel de Borba alguns derrames cerebrais que afetaram sua respiração e locomoção, nos últimos meses de vida. O Sr. Manoel de Borba, fumou pouco em sua passagem terrena, há mais de 20 anos (de sua morte) já tinha deixado este vício.

O sepultamento de seus restos mortais foi feito no Cemitério Público Municipal, da rua Otkar Doerfel, na cidade de Joinville, SC.

A certidão de óbito possui o número 32461, fls. 241 - livro número 0055-C no cartório de Ofício de Adilso Pereira dos Anjos, em Joinville - SC.

Em 31 de julhode 2003, Karin Colin de Souza assinou a certidão de óbito, na cidade de Joinville, SC.

   

MANOEL DE BORBA
 


 

 


Foto:  Restaurante Moinho da Oma = Joinville - SC
Neste local são produzidos os chocolates
              (Chocolate Caseiro Joinville)