BIOGRAFIA

Agamenon nasceu na vila de Areia Branca, no município de Piritiba, Bahia, em 03 de janeiro de 1952.
Com três anos de idade realiza sua primeira proeza: destrói,
com um pequeno pedaço de madeira, quase uma centena de pintinhos de gesso que a tia Lili acabara de tirar da forma, dizendo, a cada pintinho que quebrava - “tome pipiu, tome pipiu”. 
Na infância recebeu de sua mãe o apelido de “gato novo”, dada a sua espantosa curiosidade. Nada passava despercebido por aquele “menino, moleque, traquino”. Mais tarde, já morando na vila de Ibiaporã, município de Mundo Novo-Ba, ajuda o pai na pequena relojoaria, faz carrinhos de brinquedo, bingas de pó e fôrmas de bolo para ganhar seu próprio dinheiro.
Em 1967, vai estudar na cidade de Ibicaraí, no Sul da Bahia, na casa da prima Lilian. Acostumado com a pobreza das vilas por onde morou, enfrenta as contradições de um mundo glamuroso comandado pela riqueza de cacau.
Seus pais deixam a vila de Ibiaporã e passam a morar em Piritiba, para onde ele retorna mais tarde. Irrequieto, toma parte de tudo o que aparece pela frente: Grupo Jovem, Centro Cívico, Jornais, Serviço de Alto-Falantes, Política, etc.
Em 1973 forma-se professor. Como não encontra trabalho, continua estudando até concluir o curso de Contabilidade, quando passa a realizar pequenos serviços para as prefeituras de Piritiba, Tapiramutá e Miguel Calmon. Em 1977 é aprovado em concurso para o Banco do Estado da Bahia, em 1978 no concurso da Caixa Econômica Federal e em 1979 no concurso do Banco do Brasil, onde permaneceu até se aposentar.
A poesia foi o caminho natural para expressar seus sonhos e mágoas, esperanças e lamentos, contradições e certezas, amor e fé.
Em todos os textos de Agamenon tem tudo isso e um pouco mais: tem a certeza de que se pode chegar onde estiverem os nossos sonhos.

Agamenon Almeida
Enviado por Agamenon Almeida em 11/08/2007
Código do texto: T603221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.