Ivã IV da Rússia

Ivã IV

Grão-Príncipe de Moscou

Reinado

3 de dezembro de 1533

a 16 de janeiro de 1547

Antecessor(a)

Basílio III

Czar da Rússia

Reinado

16 de janeiro de 1547

a 28 de março de 1584

Coroação

16 de janeiro de 1547

Sucessor

Teodoro I

Esposas

Anastásia Romanovna

Maria Temryukovna

Marta Sobakina

Ana Koltovskaya

Ana Vasilchikova

Maria Nagaya

Descendência

Demétrio Ivanovich da Rússia

Ivã Ivanovich da Rússia

Teodoro I da Rússia

Demétrio de Uglich

Casa

Rurique

Nome completo

Ivã Vasilyevich

Nascimento

25 de agosto de 1530

Kolomenskoye, Moscóvia

Morte

28 de março de 1584 (53 anos)

Moscou, Rússia

Enterro

Catedral do Arcanjo São Miguel, Moscou, Rússia

Religião

Igreja Ortodoxa Russa

Pai

Basílio III de Moscou

Mãe

Helena Glinskaia

Ivã IV (Kolomenskoye, 25 de agosto de 1530 – Moscou, 28 de março de 1584), apelidado de Ivã, o Terrível, foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a fundação do Czarado da Rússia em 1547, continuando a reinar como seu Czar até sua morte. Era filho do grão-príncipe Basílio III e sua segunda esposa Helena Glinskaia.

Seu longo reinado viu as conquistas do Canato de Cazã, Canato de Astracã e Canato da Sibéria, transformando a Rússia num estado multiétnico e multi-religioso abrangendo quase um bilhão de hectares, cerca de 4046856 km 2 (1.562.500 sq mi). Ivan conquistou o progresso do Estado, transformando uma sociedade medieval num império e emergente potência regional, além de se tornar o primeiro a ser coroado como Czar de todas as Rússias.

Diversas fontes históricas descrevem a personalidade de Ivã como complexa, sendo descrito como inteligente e piedoso, com acessos de raiva e surtos esporádicos de transtornos mentais. Num desses ataques assassinou seu herdeiro ao trono, Ivã Ivanovich. Tal fato transmitiu o czarismo para o filho mais novo de Ivã, Teodoro I, com deficiência mental. Ivã IV deixou um legado multifacetado: foi um hábil diplomata, patrono das artes e comércio, fundador da Moscow Print Yard, líder muito popular entre as pessoas comuns da Rússia, mas também lembrado por sua paranóia e indiscutivelmente por seu tratamento rígido com a nobreza.

A palavra terrível é geralmente mais utilizada para traduzir o apelido de Ivã em russo, Grozny, porém seu uso moderno leva a uma conotação pejorativa de mau ou mal, o que não representa com precisão seu significado pretendido. O significado original de grozny está mais próximo de "inspira terror", "perigoso", "formidável" ou "ameaçador, duro, rigoroso, autoritário". Vladimir Dal define grozny como o uso arcaico específico de um epítecto dos czares: "magníficos, magistrais, mantendo os inimigos corajosos de medo, mas levando as pessoas com obediência". Outras traduções também foram sugeridas por estudiosos modernos.

frio quente na alma do diabo

o olhar não vai queimar o rosto de um anjo

vai apenas transformar um homem

em uma lenda.

fred albano
Enviado por fred albano em 13/11/2017
Código do texto: T6170383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.