Maria I de Portugal

Dona Maria I

Dona Maria I nasceu em Lisboa no dia 17 de dezembro de 1734 recebeu como o nome de batismo Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana. Não vou me atrever escrever uma extensa biografia, apenas alguns dados pesquisados sobre esta importante monarca.

Filha de Dom José I e Maria Vitória da Espanha, recebeu os títulos de Princesa do Brasil e Duquesa de Bragança.

O governo de seu pai José I sofreu influência do Marquês do Pombal que modernizou o país e reorganizou a economia. Marques do Pombal foi um déspota esclarecido que sofreu influência do iluminismo, governo marcado pela expulsão dos jesuítas de Portugal e de seus domínios, incluindo o Brasil. Um anti-clericalismo, típico do Iluminismo.

Em 1777, dona Maria I tornou-se Rainha de Portugal. Conhecida como a Rainha Piedosa ou Louca, governou no período de 1777 e 1792 . Seu reinado foi marcado pelo desenvolvimento da cultura, das artes e da educação. Criou várias escolas de educação primária, fundou Academia Real das Ciências, a Biblioteca Nacional, a Academia Real da Marinha, a Academia Real da Fortificação e a Casa Pia de Lisboa. Era muito devota ao catolicismo, fez uma promessa (votos) de construir uma igreja caso tivesse um filho homem, seu desejo foi satisfeito, através do nascimento de José, que seria o futuro herdeiro do trono. Cumpriu a promessa com a construção da Basílica da Estrela que ficou a cargo das Irmãs Carmelitas descalças, templo católico que apresenta características do estilo barroco e neoclássico. Atualmente sendo um dos marcos da zona da Lapa em Lisboa

Maria I nutria grande antipatia por Marques do Pombal, devido sua oposição aos jesuítas, suas artimanhas para manter-se no poder e a perseguição à famílias tradicionais portuguesas. Quando subiu ao trono tratou de destituí-lo do cargo.

Contextualizando não seria uma Rainha Louca, mas sim vitima de muitas perdas cujo temperamento melancólico não conseguiu superar. Em sete anos perdeu a mãe, o marido e o filho D. José, herdeiro do trono. O contexto internacional da época, com a queda do absolutismo, a Revolução Francesa gerava uma instabilidade em todos os monarcas da Europa. Dona Maria não conseguiu superar as pressões internacionais e familiares conjugadas com sua condição emocional. Sua instabilidade levou a seu filho Dom João assumir o Reino de Portugal no período de 1792 até 1799. Em 1799 tornou-se príncipe regente. Em 1808 a família real transferiu-se para o Brasil com medo de ser deposta devido as incursões de Napoleão Bonaparte na Europa.

Com a vinda da família real para o Brasil dona Maria passeava acompanhada de damas da corte na cidade do Rio de Janeiro. Dizem ser a origem no Brasil da expressão “ Maria vai com as outras”.

A pesquisa sobre Dona Maria I é ampla e o objetivo não é fazer uma análise histórica e sim começar o desconstruir o estigma de Maria I, a rainha Louca foi uma monarca que soube se assessorar aprimorou o desenvolvimento cultural, educacional e social de Portugal apesar de todos os impedimentos da época, Não conseguiu levar até o final seu governo, pois não superou os abalos pessoais devido seu temperamento melancólico. Entretanto foi uma rainha culta, devota, que gostava de literatura, música e pintura; realizou empreendimentos sociais e educacionais durante seu governo. Morreu no Brasil aos 81 anos, encontra-se enterrada em Lisboa na Basílica da Estrela.

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 25/02/2018
Reeditado em 25/02/2018
Código do texto: T6264002
Classificação de conteúdo: seguro