Anderson Herzer

Anderson Herzer

Nascimento 10 de junho de 1962

Rolândia, Paraná

Morte 10 de agosto de 1982 (20 anos)

São Paulo, São Paulo

Nacionalidade Brasil brasileira

Ocupação Escritor

Poeta

Anderson Herzer, nome social de Sandra Mara Herzer (Rolândia, 10 de junho de 1962 — São Paulo, 10 de agosto de 1982) foi um escritor e poeta transexual brasileiro. Ex-interno da FEBEM, teve a vida e versos publicados no livro "A queda para o alto" (Editora Vozes, com a aprovação explícita de Leonardo Boff, et al.). O conteúdo serviu de inspiração para o filme Vera.

Herzer tinha ainda quatro anos quando seu pai foi assassinado. Sua mãe, prostituída, não lhe serviu de referência positiva, deixando-o também órfão ainda na primeira infância. Em conflito com sua identidade de gênero, primeiramente se revelaria homossexual, mas depois se afirmaria como transexual. Logo cedo, segundo indicações de registros escolares, envolveu-se em brigas na escola e também passou a consumir álcool. Subseqüentemente, viciou-se em drogas recreativas, o que o fez entrar para a antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM) – onde adotou o nome social de masculino "Anderson Bigode Herzer", aos 14 anos. Lá ficou como interno até os 17, quando o deputado estadual Eduardo Suplicy sensibilizado com seus poemas e sua história, atuando como seu protégé, lhe deu uma oportunidade de trabalho em seu gabinete e uma vida livre, fora dos muros da instituição.

Entretanto, ainda sofrendo profundos traumas, apesar do auxílio recebido, Herzer se suicidaria, atirando-se do Viaduto 23 de Maio, localizado no centro da cidade de São Paulo, vindo a óbito em conseqüência de ferimentos graves, mesmo após ter recebido os primeiros socorros ainda em vida.

queda na ponte do nada

nadando em um espelho de gritos

sou homem

sou mulher

sou o que quero apenas escrever

sou eu

fred albano
Enviado por fred albano em 01/03/2018
Código do texto: T6267540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.