Virginia Bicudo

Virginia Leone Bicudo, a primeira psicanalista não médica a ser reconhecida. Importante na institucionalização da psicanálise no Brasil. Neste dia 8 de março de 2018, presto minha homenagem a esta mulher pioneira, estudiosa e vencedora.

Nasceu em 21 de novembro de 1910, em Ribeirao Preto e faleceu em 2003 em São Paulo. Sua mãe italiana e branca e seu pai brasileiro e negro,foi a primeira mulher a fazer análise na América Latina. Formada em sociologia, na faculdade conheceu as ideias de Freud. Através professor Durval Marcondes, procurou a psicanalista judia Adelheid Koch, queescapou do nazismo na Europa. Virginia foi a primeira paciente da psicanalista Adeleid Koch, através do método Freudiano em São Paulo.

A sociologia e psicanálise estavam no centro dos estudos de Virginia Bicudo:

"Eu me interessei muito cedo por esse lado social. Não foi por acaso que procurei psicanálise e sociologia. Veja bem o que fiz: eu fui buscar defesas científicas para o íntimo, o psíquico, para conciliar a pessoa de dentro com a de fora. Fui procurar na sociologia a explicação para questões de status social. E, na psicanálise, proteção para a expectativa de rejeição. Essa é a história", diz Virgínia, em uma entrevista de 1998.

Em 1944, fundou o Grupo Psicanalítico de São Paulo, precursor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, fundadora da Sociedade de Psicanálise de Brasília em 1970.

A biografia é breve, apenas para prestar a minha homenagem a esta mulher estudiosa e pioneira. Ainda estou estudando e buscando fontes sobre ela. Não poderia deixar passar em branco o dia 8 de março sem mencionar Virginia Bicudo que viveu 93 anos abrindo espaços masculinos e restritivo como o da psicanalise. Mulher e negra, socióloga, professora, psicanalista que fez sua história e é parte da história do Brasil.

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 08/03/2018
Reeditado em 09/03/2018
Código do texto: T6274449
Classificação de conteúdo: seguro