Meu Renascer na Páscoa

Páscoa faz suscita sentimentos, questionamentos, necessidade de entender toda trajetória da vida de Jesus Cristo em meio a este movimento que relembra a morte e ressurreição.

Durante a minha infância, a tradição literária das escrituras, a Semana Santa, era vivenciada por minha família .

Os quarenta dias que antecedem a Páscoa, é o momento de reconciliação com Deus, com o próximo, lembro-me da Via Sacra, momento de relembrar todos os passos trilhados por Jesus Cristo, de casa em casa, "orávamos, refletíamos",repetia o que diziam, " Jesus morreu numa cruz, homens mataram Jesus, e o pregaram nela, mas, Ele Ressuscitará, morreu para salvar todas as pessoas, mesmo aquelas, que o pregaram numa cruz".

Embora já tivesse frequentado o catecismo, e aos 13 anos, já tivesse feito à Crisma, ainda vivenciava a busca pelo significado deste momento, afinal, os encontros via comemorações cristãs, não me convenviam do verdadeiro significado da Morte e Ressurreição de Cristo, até porque não entendia, se o mundo continuava do mesmo jeito que Ele deixou, então, eu questionava, escutava a música Homem de Nazaré, cujo altor, Antonio Marcos, ( ...tanto tempo faz que ele morreu, o mundo se modificou, mas ninguém jamais o esqueceu... o mundo só será feliz se a gente cultivar o amor ...) Se Ele morreu, para salvar a humanidade, era para melhorar, no entanto, os homens continuaram matando, abandonando seus filhos, causando misérias.Todo amor ensinado por Ele não fora apreendido.

Veio a juventude, e durante o processo de frequência à igreja evangélica vez em quando, na Igreja Batista, pude presenciar, a discriminação dos que desceram as águas, em relação aos que não desceram, bem como na igreja católica, que só participava da Santa Ceia quem era batizado e tinha feito a Primeira Eucaristia .Tudo isto eu compreendia como grande injustiça, afinal, Cristo veio para nos libertar e não nos aprisionar, procurava entender onde Jesus pediu para agirem desta forma . Jesus, que viu em Madalena, o que ninguém mais enxergou, penetrou a alma de Zaqueu, e de muitos e muitas.

Pesquisando encontrei que a festa da Páscoa é bastante antiga na História da Salvação, segundo o Dom Messias dos Reis Silveira, " o povo de Deus foi liberto da escravidão no Egito atravessando o mar e passou a seguir o caminho que se abria à sua frente. Essa Páscoa Hebréia aconteceu em meio aos esforços humanos, iluminados pela fé na ação libertadora de Deus. Então, foi páscoa e o povo cantou a vitória. Todos os anos essa festa continua a ser celebrada pelos judeus. Para os cristãos ela tem um novo significado".

Dom Silveira afirma que Jesus viveu a sua Páscoa. Sua morte foi como o entrar no perigo do mar, como outrora fizera o povo de Deus. Tudo parecia estar acabado, mas eis que ressurge vitorioso aquele que havia morrido. Ele vive, o seu tumulo está vazio. O Ressuscitado se manifesta aos apóstolos comunicando o dom da paz. Essa foi a Páscoa do Filho de Deus. Ele morreu e venceu a morte, ressuscitando. Acredita que nós que vivemos há muitos anos depois da morte e ressurreição de Jesus também temos a nossa Páscoa. Durante a nossa vida devemos passar de tudo o que é morte em nós e na sociedade para termos a alegria de viver. São muitas as mortes que precisam ser vencidas enquanto se vive, mas não se vence sozinho. Cristo é vida. O encontro com Ele gera vida em nós. Ele nos ajuda na nossa travessia neste mundo

A nossa Páscoa se vivida na comunhão com Cristo tem um significado de plenitude e por isso não nos põe em desespero, mas nos alegra, enche-nos de paz, tem sabor de vitória e liberdade. Cristo viveu sua Páscoa e também nós vivenciaremos a nossa unidos a ele, pois todo mistério da vida se alicerça e se ilumina a partir dele no qual “nos movemos, existimos e somos” (Cf At 17,28)

A palavra ressurreição é um termo que tem origem no latim "resurrectio" que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida.

Em meio a toda esta reflexão, o que fazer para tornar a vida mais plena e feliz?

São tantas transformações, e cada etapa vivida, é um ciclo que se fecha, para que outro comece. E agora, mais uma vez iniciar um ciclo, viver a própria Páscoa. Porém, buscar a satisfação.

Questionar:

O que quero para mim?

O que posso fazer para alcançar o que tanto desejo?

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 30/03/2018
Reeditado em 12/12/2019
Código do texto: T6294970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.