Biografia 

Nasci no Rio de Janeiro, Capital. Sou professor de Língua Portuguesa nas três áreas que a compõem: Gramática, Literatura e Redação, além de ministrar cursos de Redação Oficial, Elaboração de Relatórios e Pareceres bem como de Português Jurídico.
            
            Lecionei em grandes e renomados cursos pré-vestibulares, dentre os quais: GPI, MV-1, Bahiense, Princesa Isabel, Miguel Couto, e também em vários outros voltados para o concurso público, em que destacam: Capitolium, Curso PLA, Praetorium, IDEIA e Degrau Cultural.
          
           Sou professor da ESAD – Escola de Administração e Negócios, da Consultre, do Instituto IDEHA, da FUMTEX e da CVI – onde ministro os seguintes cursos profissionais e de MBA:

1. Elaboração de Pareceres;
2. Elaboração de Relatórios Técnicos;
3. Redação Oficial;
4. Português Instrumental
;
5. Português Jurídico

           Ministro cursos de aperfeiçoamento profissional (Redação Oficial) na FESP - Fundação Escola do Serviço Público do Rio de Janeiro.

           Durante cinco anos, lecionei no Curso-Colégio Objetivo nas unidades das cidades de Santos, Indaiatuba, Bebedouro, Batatais e São Joaquim da Barra. Também em São Paulo, lecionei no Curso-Colégio Anglo Latino.
           
           Sou palestrante, escritor, músico, compositor, poeta.


            
           Sou autor dos seguintes livros:

1. Gramática Moderna da Língua Portuguesa – 3ª Edição/2008;
2. A Arte da Redação – Teoria e Prática – 2ª Edição / 2008;
3. 1001 Exercícios de Língua Portuguesa – Concursos & Vestibulares – 1ª Edição - ESGOTADO;
4. Português Jurídico - Teoria e prática - 1ª Edição / 2008

            Os dois primeiros pela Editora Ímpetus, o terceiro pela Scripta e o quarto pela Editora Elsevier-Campus.

            Recebi alguns prêmios literários.
 
            Sou Membro da ACAART – Associação Cultural dos Amigos das Artes, Novo Hamburgo-RS; Membro da AVBL – Academia Virtual Brasileira  de Letras – cadeira 434 e Cônsul pelo Rio de Janeiro do Movimento Poetas del Mundo, com sede em Santiago, Chile.

            Em 24 de agosto de 2007 fui empossado na Cadeira 54, Patrono Alcides Aldrovandi, como Membro do Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores – Academia de Letras de Piracicaba – São Paulo
           Em janeiro de 2009 fui empossado na Cadeira 005/Rio de Janeiro/RJ da Academia de Letras do Brasil.

            Publico textos em diversos sites de poesia e de prosa, dentre os quais: Usina de Letras, Usina das Palavras, Recanto das Letras, Gaveta do Autor, Planeta Literatura, Autores & Leitores. 

            Participei das Antologias: Palavras que Falam – Editora Scortecci – lançada na Bienal do Livro de São Paulo / 2006 e Amar é tão bom – Editora Litteris. 

            Possuo um site onde publico minhas obras literárias: Encontros Poéticos: www.neldemoraes.com e outro onde publico aulas, simulados, exercícios: o Gramática Instrumental: www.professornelsonmaia.com

            Portanto, procuro ser um professor-autor plural que faz da linguagem, em todas as suas formas de expressão, o seu meio e o meu fim.

Nelson Maia Schocair