JOÃO MIGUEL DE SOUSA (JOÃO DE BILA)

JOÃO MIGUEL DE SOUSA nasceu no povoado lagoinha, então município de Pio IX - PI, em 12 de dezembro de 1935. Filho do casal de agricultores, Miguel Berto e Maria, sendo Miguel, um dos pioneiros na fundação do município de Alagoinha do Piauí. Casou-se em primeira núpcia com Hosana de Jesus, ela, filha de João Teodoro de Brito, dessa união teve nove filhos.

Em segunda núpcia casou-se com Josefa Firmina de Jesus, essa, filha de Martinho Cavalcante e Firmina Maria de Lima Cavalcante, desse matrimônio teve os filhos, Fabiano João de Sousa e Bibiano João de Sousa (in memória).

Conhecido popularmente como João de Bila, destacou-se na cultura da região como organizador e artista de reisado, dança típica do sertão nordestino.

No reisado, vivia o careta, cantava versos de improviso e cantigas do folclore nordestino, por exemplo:

Lá vem a negra do Chapéu de fogo,

E pula alto, Chapéu de fogo,

E arribe a saia, Chapéu de fogo,

Eu quero ver, Chapéu de fogo...

E a tripa fininha, churuminel!

É pras menininhas, churuminel!

E a tripa do nó, churuminel!

É pra sua vó, churuminel!... e entre outras.

O grupo de reisado organizado por Seu João de Bila, inicialmente, era composto por, Pedro Silvestre, Deolindo Carvalho, Poleca e demais integrantes.

As apresentações aconteciam em praça pública e nos clubes da cidade de Alagoinha do Piauí, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí e região. No ano de 2012, o grupo de reisado de Seu João de Bila se apresentou no Programa do jornalista picoense, Odorico Carvalho, exibido pela TV Picos, canal 13, da cidade de Picos-PI.

Além de artista de reisado, era repentista, cantava e tocava teclado e sanfona.

Seu João de Bila faleceu no dia 29 de junho de 2016, no povoado Serra Velha, município de Alagoinha do Piauí-PI, aos 80 anos de idade.

Fonte:

Entrevista a Paulo Martinho Cavalcante;

E dados do Historiador Honorato Lima;

Autor:

Poeta Samuel Nascimento.

Dicionário Artístico de Alagoinha do Piauí
Enviado por Dicionário Artístico de Alagoinha do Piauí em 19/08/2018
Reeditado em 19/08/2018
Código do texto: T6423833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.