LOUCURA SANTA

Ontem fui ao teatro assistir MEUS DUZENTOS FILHOS, um espetáculo que nos leva as lágrimas e nos faz sair do teatro PENSANDO!!!!!

Eu já conhecia a história, sabia o final, mas não conhecia os detalhes da mente daquele Homem, médico e pedagogo.

De tudo que foi dito, uma coisa me fez dizer amém! A importância do brincar, dos jogos emocionais e afetivos, das fantasias, da importância de ficar só para elaborar tudo isso. As crianças são um universo a parte, com uma compreensão que vai muito além do quê podemos imaginar. Só quem entra nesse universo junto com elas, sabe como ele funciona. Sei bem o quê falo, porque fui uma criança que viajava na imaginação, sentia a felicidade viva pulsar junto de mim, num universo paralelo de fadas, duendes, no meio da floresta urbana, que tive a sorte de conhecer, na verdade era só um quintal com algumas árvores grandes, mas como eu era muito pequena, olhava para o alto e via uma floresta fechada, sentia o cheiro de umidade no ar, tudo aquilo me remetia para os contos de fadas, imaginava seres bem pequenos vivendo ali, isso foi tão marcante no meu inconsciente, que hoje vivendo em um lugar com essas características, volto a sentir a felicidade que sentia na infância.

Como professora da Educação Infantil, sei que a brincadeira é o único "trabalho" que a criança deve ter, que com ela podemos alfabetizar, dar noções de cidadania... Crianças precisam de novidades e muitas brincadeiras, só assim terão um pleno desenvolvimento.

O segredo maior, o pulo do gato, precisamos brincar pela vida a fora, mesmo depois de adultos, só assim podemos continuar felizes. Quem leva a vida de adulto com suas pseudas regras de moralidade, certo e errado, coisas de menino e coisa de menina...vive preso num limbo interior. Com uma aparência de pessoa correta, muito séria e respeitável, mas por dentro morrendo de vontade de fazer umas loucuras, ainda mais em se tratando de sexo.

Afinal o quê é certo e o quê é errado? Antes a mulher direita não devia sentir prazer sexual, ela existia apenas para procriar, seu marido se quisesse prazer, deveria procurar as putas, elas sim aproveitavam a vida, pois sentiam prazer sexual, dividia os segredos de alcova, muitas das decisões politicas da época, tinham o dedo delas, porque eram ouvidas, em sua maioria, tinham uma boa cultura, ganhavam muito dinheiro, enquanto as mulheres certinhas viviam suas vidas respeitáveis e chatas, dentro de casa, com seus filhos, que na certa seguiriam os caminhos dos pais.

Na nossa História um dos episódios mais odiento foi o massacre que Hitler fez em nome de uma ideologia preconceituosa e doente, com apoio de muitos segmentos que hoje se dizem cristãos, se Cristo tivesse vivo na época da segunda guerra, certamente morreria junto com os judeus. Nada que eu tenha visto nos livros foi mais terrível que crianças morrerem apenas por terem nascido em lares judeus. Que vergonha!!!

Como alguém conseguia comer sabendo que uma multidão passava fome? Ainda temos essas chagas no mundo, infelizmente!!! Ainda temos isso aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, crianças geradas junto dos usuários de drogas, crescendo no meio do lixo, sem registro, sem nada, sendo vítimas de abusos, se viciando com dois três anos, me pergunto porque o estado não protege essas crianças, retirando-as desses locais e oferecendo uma oportunidade num lar adotivo, ou em orfanatos humanitários de verdade, onde elas tenham o amparo para se tornarem homens produtivos? Mas não, quando muito eles têm uma vaga numa creche, isso os protegem por algumas horas do dia, mas ao fim do dia temos que entregá-los para retornar pro seu inferno junto dos seus, muitas vezes em guetos sujos, sem nada para elas se desenvolverem como precisam. Não entendo essas leis! Como resultado? Temos a violência cada dia mais cedo na vida desses jovens, filhos das drogas, cria do medo e da morte, quando conseguem crescer já estão comprometido com a sua comunidade, fazendo as mesmas coisas que seus pais, com muita sorte chegam aos trinta anos.

A humanidade infelizmente não mudou, apenas aperfeiçoa as suas mazelas, seus preconceitos.

As pessoas que se atrevem a brincar, ensina a respirar felicidade, são taxadas de LOUCAS!!! VIVA A LOUCURA!!! SANTA LOUCURA!

Estou muito feliz por está nesse time, cada vez que um me chama de louca, massageia meu ego, sou louca sim, porque acredito no poder do amor, porque brinco com a vida, na vida, com quem mais quiser, sem medo de imaginar, criar jogos com a inteligencia, faço minhas regras.

Minhas aulas são sempre divertidas, com surpresas que saem de sacos, bruxas que contam histórias, fadas que encantam com poeiras mágicas, bonecas e príncipes que vieram de outros planetas, crio jardim onde o rato é o rei. Se os adultos torcem o nariz para o meu trabalho, as crianças AMAM, isso é o quê interessa.

Quem sabe um dia teremos uma educação, no planeta terra, assim sem medo, sem ter que decorar nada, apenas sendo oferecida pela brincadeira e pelo prazer da descoberta, que as religiões não castiguem mais ninguém, que ninguém precise procurar nas drogas a sensação de prazer, porque o prazer vai acontecer naturalmente no ato de respirar sem opressão, sem a obrigação de parecer para os outros o quê os outros esperam que você seja. Um dia as pessoas poderão ousar pelo prazer de ousar. Acredito nisso de verdade. A humanidade vai descobrir que ser feliz é deixar o outro também ser.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 26/08/2018
Reeditado em 26/08/2018
Código do texto: T6430443
Classificação de conteúdo: seguro