Que roubada!

Que roubada!

Na década de 80 se tu arrumasse emprego fácil era porque era ruim, o patrão era péssimo, pagava mal ou os 3! A epidemia de fliperamas estava bombando e surgia casas de jogos igual a insetos depois da chuva. Para pegar este emprego tinha que ser casca grossa e meu currículo com participação em filme Capoeirístico ajudou.

Meu setor era de vendedor de fichas e ajudar o gerente como guarda costa se fosse preciso. A juventude Transviada era a maior frequentadora do local e tinha ícones como exemplo:

Os playboys da Figueiredo e os pés rapados da Cruzada que frequentavam semanalmente as páginas policiais!

Dei sorte pois minha loja ficava no Lido aonde os playboys e os Cruzadas não iam, ficando a frequência limitada aos eméritos gazeteiros de colégios próximos e pivetes que "trabalhavam" nas portas dos hotéis da área. A tal juventude transviada fazia questão de demonstrar a educação familiar e por isso as máquinas apanhavam mais do que mulher de malandro!

Na ânsia de conduzir a bola do jogo chacoalhavam a máquina para tudo que é lado, pondo em risco o imenso vidro que protegia a mesa de jogo!

A ordem do dono era:

Vidro quebrado, dinheiro do salário descontado!

Então quando chegava os mais indigestos, eu saía do caixa com os bolsos cheios de fichas e ficava vendendo-as ao lado dos mais violentos com o intuito de intimida-los!

Numa manhã entrou meia sala de um colégio e senti que o bicho ia pegar, afinal o morro do Chapéu Mangueira era a 1 Km dali. Disputa a dinheiro era proibida então quem perdia pagava a ficha. O problema é que a ficha do 1º jogo alguém tinha que pagar e quem tinha pago foi o (Futuro) ganhador.

O adversário (o perdedor) tinha que comprar a sua também para garantir a lisura da aposta, mas na hora de entregá-la para o ganhador, negou-se!

O ganhador menor e mais fraco tentou tomar a força, mas o grandão o amassou sobre o frágil vidro da máquina! Ouviu-se um estalo seguido de silêncio absoluta!

Alguém gritou:

Simbora Jorjão que o bicho vai pegar!

Saíram em desabalada carreira ficando para trás só as gargalhadas.

Nos entreolhamos, eu e o gerente e eu enxerguei meu salário no vermelho e ainda faltavam 2 semanas para recebê-lo! Mas a macumba da nega é boa de maneiras que apareceu nesta noite o recolhedor de fichas da empresa, (recolhiam todas as noites para poder nos fornecer fichas para venda) que não era o mesmo de sempre! O colocamos a par de nosso drama e ele ofereceu uma solução:

Eu vendo cópias de chaves para abrir a máquina e chegar no cofre. O preço é salgado mas com 3 dias voçes saem do vermelho aí o resto é lucro!

Eu que ja era honesto na barriga de minha mãe, não quis participar da vaquinha, então o gerente comprou a cópia da chave sózinho!

Aí a gente fechava 1:00 hora da manhã, o gerente abria a máquina pegava o cofrinho de 20 centímetros de largura por 30 centímetros de comprimente e 5 centímetros de altura e chacoalhava, chacoalhava, as fichas iam caindo, uma ou duas de cada vez. Faziam um barulhão danado e o gerente e eu temendo que o dono passasse e visse a luz acesa por debaixo da porta.

Noutro dia o mesmo recolhedor de fichas e o gerente falou da dificuldade de retira-las. Então o recolhedor disse para ele preparar paus de picolé com visgo, (liquido branco que sai da jaqueira) que era tiro e queda! O recolhedor não deu só o peixe como diz o velho deitado, ainda ensinou a pescar!

Aí oque demorava uma hora para tirar 20 fichas passou a ser feito em 10 minutos.

Nesta altura do campeonato o gerente ja tinha pago a parte dele do vidro e ja estava comprando um novo, enquanto o honesto aqui só olhava. Só faltava uma semana para o fim do mês de um trabalho em que eu entrava as 8:00 e saía as 2:00 da manhã sem direito a almoço, lanche, janta, tudo do meu bolso. Diz novamente o velho deitado:

Ladrão que rouba ladrão tem sem anos de perdão!

Eu estava sendo roubado pelo patrão que não pagava hora extra nem insalubridade ja que a profissão era razoavelmente perigosa! Caí na gandaia e o gerente garotão abriu um cofre só pra mim! Mergulhei de cabeça e em 3 dias ja tinha pago minha parte no vidro e no fim da semana comprei minha chave! Não era qualquer chave, tinha 4 lados, na época um espanto!

Mas araruta tem seu dia de mingau e numa manhã entra um cara com cara de poucos amigos num casaco de couro embora tivesse um sol de rachar. Tremi na base, senti um frio na espinhela, seria o meu primeiro assalto! Ele me deu uma nota de 5,00 para tirar 2 fichas ou seja 1,00! Dei as 2 fichas e 4,00 de troco, mas ele me pediu para devolver os 5,00 e tirar as fichas de 10,00!

Devolvi os 5,00 (mas não pedi meus 4,00 de volta)e dei o troco de 9,00! Aí ele me pediu para tirar de 50,00!!!!

Nesta altura do campeonato eu ja estava me cagando todo, pois achava que ele estava querendo saber se eu tinha dinheiro suficiente para ele anunciar o assalto. Apavorado devolvi os 10,00 dei as 2 fichas pedi que ele jogasse e fosse embora!

Pra minha sorte ou azar ele nem jogou as duas fichas, na metade do jogo se pirulitou! No final do dia contabilizei o prejuizo: 4,00 + 9.00+ 10,00 = 23,00!

Prejuízo dele: Tinha pago 2,00 ao invés de 1,00 pelas 2 fichas!

Acabara de cair no golpe do troco!

No meio do 2º mês o gerente geral da firma me chamou para explicar como aparecia visgo numa porrada de fichas em cima de sua mesa!

Não soube explicar e por isso fui mandando embora. Ele me pagou assim mesmo os dias de trabalho, afinal trabalhei muito por pouco......