EL MITO VOLTOU....

Jair Bolsonaro

Deputado federal pelo Rio de Janeiro

Período 1 de fevereiro de 1991

até a atualidade

(7 mandatos)

Vereador do Rio de Janeiro

Período 1 de janeiro de 1989

até 1 de fevereiro de 1991

Dados pessoais

Nome completo Jair Messias Bolsonaro

Nascimento 21 de março de 1955 (63 anos)

Glicério, São Paulo

Nacionalidade brasileiro

Progenitores Mãe: Olinda Bonturi

Pai: Geraldo Bolsonaro

Alma mater Academia Militar das Agulhas Negras

Esposa

Michelle de Paula Firmo Reinaldo

Rogéria Nantes Nunes Braga (divorciado)

Filhos

Flávio

Carlos

Eduardo

Renan

Laura

Partido PSL (2018–presente)

Partidos anteriores:Vários... menos o PT ou algum comunista

Religião católico apostólico romano

Profissão militar da reserva do Exército brasileiro e político

Serviço militar

Lealdade Exército do Brasil

Anos de serviço 1977-1988

Graduação Capitão

Unidade

21º Grupo de Artilharia de Campanha

9º Grupo de Artilharia de Campanha

8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista

Jair Messias Bolsonaro (Glicério, 21 de março de 1955) é um militar da reserva e político brasileiro, filiado ao Partido Social Liberal (PSL).

É deputado federal desde 1991, atualmente em seu sétimo mandato, eleito pelo Partido Progressista (PP).

Seu irmão Renato Bolsonaro e três de seus filhos também são políticos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro pelo PSC), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL e comandante da legenda no estado) e Eduardo Bolsonaro (deputado federal de São Paulo também pelo PSL).

Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando salários de oficiais militares, depois do qual foi preso por quinze dias apesar de receber cartas de apoio de colegas do exército; foi absolvido dois anos depois.

Bolsonaro ingressou na reserva em 1988, com o posto de capitão, e concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro naquele ano, sendo eleito como membro do Partido Democrata Cristão.

Em 1990, Bolsonaro foi o candidato mais votado do estado do Rio de Janeiro para a Câmara dos Deputados, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos), sendo reeleito por seis vezes. Durante seus 27 anos como congressista, Bolsonaro ficou conhecido como uma personalidade controversa, por conta de suas visões políticas populistas e de extrema-direita, que incluem a simpatia pela ditadura militar no Brasil (1964–1985) e a defesa das práticas de tortura por aquele regime.

Bolsonaro anunciou sua pré-candidatura à Presidência do Brasil em março de 2016 como membro do Partido Social Cristão.

Em janeiro de 2018, no entanto, anunciou sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), o nono partido político de sua carreira desde que foi eleito vereador em 1989.

Sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018, com o general aposentado Hamilton Mourão como seu vice na chapa. Ele se apresenta como "defensor dos valores familiares".

Em 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com o candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), em segundo.

Os dois se enfrentarão novamente no segundo turno, em 28 de outubro.