PRETA

Uma vez uma mulher bem próxima de mim disse: Você é feia, sua cor é horrível.

Eu tinha apenas 7 anos e por muito tempo eu acreditei naquelas palavras. Eu comecei a repetir para mim mesma o que ela tinha me dito, questionava meus pais o porquê de eu ter nascido negra, porque de meu cabelo não ser escorrido que nem das minhas amigas, porque isso, porque aquilo. Meus pais diziam: "filha, você é linda e não deve ligar pro que as pessoas dizem de você, você deve honrar a sua cor, o seu cabelo, papai do céu quis vc assim desse jeitinho" mas eu não conseguia entender. Eu não me olhava no espelho e cada vez mais eu me isolava, menos vontade de sair eu tinha, menos vontade de brincar com os amigos eu tinha. Eu tinha ódio de mim, da cor da minha pele, dos meus traços, eu achava que ninguém ia me querer e isso perdurou por muito tempo até que eu namorei uma pessoa mais negra que eu. Essa pessoa dizia para mim o quão linda eu era, como meus olhos brilhavam sempre e não somente quando eu estava feliz, que minha boca, carnuda, era perfeita e que a minha beleza exterior era tão linda quanto a interior. Mas eu só mudei mesmo quando a intensidade do racismo começou a aumentar e eu entendi que quanto mais melanina vc tem mais você sofre. Ouvir piadinhas racistas e desagradáveis, os últimos a serem atendidos, olhares estranhos e até mesmo medo. Algumas pessoas diziam "você é muito linda pra essa pessoa" "essa pessoa é bem negra mesmo né".Emeu irmão, a pessoa continuava se achando linda, a pessoa continuava se achando especial e eu não tiro a razão pq era incrível ver aquela atitude. E a partir daí eu comecei a mudar, eu assumi a minha cor, negra mesmo e nada de "moreninha", o meu cabelo é crespo, meus olhos "grandes como duas jabuticabas"mamãe e vovó diziam, minha boca é carnuda e eu sou linda assim.Eu comecei a perceber que não tem nada errado em mim. As pessoas que estão erradas. Então, negra, ame-se, liberte-se, lute e seja quem você é porquê a sua cor é linda e não há nada de errado em vc. Como a música d Bia Ferreira diz "preta pinta o mundo com teu tom que essa tua Negra tinta fará brotar a cor nessa cidade cinza que tanto te negou, mas ôh preta pinta!

Bia Andrade
Enviado por Bia Andrade em 02/11/2018
Reeditado em 24/03/2021
Código do texto: T6492905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.