O POSTO IPIRANGA DO BOLSONARO....

Conheça Paulo Guedes, o “Posto Ipiranga” de Bolsonaro

Futuro ministro da Fazenda conheceu o presidente eleito em novembro de 2017

Chamado pelo presidente eleito de “Posto Ipiranga” em assuntos relacionados à área econômica do governo, o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, tem 68 anos de idade e teve seu primeiro encontro com Jair Bolsonaro em novembro de 2017.

A partir deste primeiro encontro, Guedes se tornou o braço direito de Bolsonaro e eles conversam com frequência.

Não é a primeira vez que o “Posto Ipiranga” participa da política brasileira.

Em 1989, ele foi assessor econômico do candidato Guilherme Afif Domingos.

Já o apelido surgiu após o presidente eleito fazer uma brincadeira com a rede de postos de gasolina ao ser questionado sobre economia. Jair Bolsonaro disse que era necessário perguntar para o Paulo Guedes.

Guedes nasceu em 1949 e se formou no início da década de 1970 pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Tornou-se mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio) e doutorado pela Universidade de Chicago.

Deu aulas na FGV e na Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) até ser convidado para dar aulas na Universidade do Chile durante o regime de Augusto Pinochet.

Seis meses depois, no entanto, retornou ao Brasil.

EM 1983, Guedes participou da fundação do Banco Pactual, onde passou 15 anos.

A partir de 1998, ele passou a atuar no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), onde permaneceu até 2003.

Também foi colunista do jornal O Globo.

Entre as propostas do futuro ministro da Fazenda estão a de privatizar todas as empresas estatais e os imóveis da União, um Banco Central (BC) independente e uma Reforma da Previdência com um sistema de capitalização.