BIOGRAFIA DE JOSÉ DE MACEDO
                       "ZÉ PRETINHO"

 

               
     Aos 22 dias do mês de Agosto do ano de 1947, no vasto Município de João Pinheiro, localizado na região Noroeste do Estado de Minas Gerais, nasce o cidadão José de Macêdo, o oitavo descendente, dos 09 filhos do casal, o Sr. Antonio José de Macêdo e da dona Maria Gonçalves Torres, que ao se tornar adolescente, recebeu o apelido não pejorativo de ZÉ PRETINHO, sendo assim conhecido por todos os familiares e centenas de amigos.
No ano de 1969, trabalhava na Companhia Santana, com seus 22 anos de vida, jovem saudável, comunicativo, com vontade de vencer na vida, rompe os limites territoriais da sua terra natal, João Pinheiro – MG, que fica distante apenas 157 km da querida Bonfinópolis de Minas – MG, aonde definitivamente chegou para ficar e constituir a sua honrada família, pois, no dia 19 de Dezembro de 1971, no final de mais uma primavera, a mais especial da sua existência, recebe o Sacramento do Matrimônio, e as bênçãos de Deus através do estimado e saudoso Frei Humberto Van Teijlinger, O.Carm., com quem tinha grande apreço e ambos se ajudaram mutuamente.  Unindo a sua vida pelo amor e respeito recíprocos à jovem Maria Rosália Rodrigues, a caçula da numerosa “família Diogo” e que se tornaria a sua razão maior de amor e carinho, assim como um jardineiro que cuida tão bem das suas flores e rosas, permanecendo o vínculo conjugal por quase 46 longos anos.
Dessa linda história de amor, Deus os presenteou com o nascimento das filhas Geralda Aparecida Rodrigues Macêdo, a sua primogênita, e Raquel Rodrigues Macêdo, e ainda recém-nascido, adotou e registrou como filho, José Cleuton Rodrigues Macêdo. Os netos, Bruna Samillys Macêdo Matos e Marcus Vinícius Macêdo Matos, filhos de Cida Macêdo e Éder Matos Soares, são os primeiros a chamá-los de avô, e bem mais adiante, Maria Gabriela Reis de Macêdo, filha de Cleuton Macêdo e Cristina Reis, completa o trio de netos queridos e amados, o que para ele eram as suas joias raras.
Zé Pretinho ao lado da sua amada esposa Rosália, participou ativamente dos movimentos sociais e religiosos da cidade de Bonfinópolis de Minas, que adotara como a sua cidade de coração. De 1989 a 1992, exerceu o mandato de Vereador, compondo uma das (11) onze cadeiras à época, do Poder Legislativo Municipal. Foi rotariano e a sua esposa, Dama da Casa da Amizade e da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Senhor do Bonfim. Foi confrade vicentino, do qual exerceu a função de Presidente da Conferência Senhor do Bonfim e do Conselho Particular São Paulo Apóstolo da SSVP e até os últimos dias da sua vida, um apaixonado membro dos Irmãos do Santíssimo. Poucos anos antes de partir, se tornou “de fato e de direito” com todas as prerrogativas legais filhos natos, um cidadão Bonfinopolitano, uma vez que lhe fora outorgada pelo Poder Legislativo Municipal a honraria de CIDADÃO HONORÁRIO de BONFINÓPOLIS DE MINAS.  Tinha o prazer de ajudar as pessoas mais carentes, com ajuda financeira para comprar remédios, de realizar e ter a iniciativa de campanhas beneficentes as mais diversas, e muitas vezes fora até incompreendido por algumas pessoas, mas jamais desistia de lutar em prol das causas que abraçavam para si.
Na condição de profissional autônomo, desempenhou por longos anos a profissão de mecânico de automóveis, o que no início funcionava num simples galpão, e posteriormente num amplo espaço para o atendimento ao público e uma seção de autopeças, que fora dirigida pela sua esposa Rosália. O que sem dúvida alguma lhe dera a estabilidade financeira para melhor cuidar da sua família, além de ter oferecido condições de trabalho e profissionalização de tantas pessoas, jovens e adultos, algo que se tornara público e notório na pacata cidade de Bonfinópolis de Minas - MG. Dividiu a execução dos trabalhos funcionais da AUTO PEÇAS E MECÂNICA ZÉ PRETINHO com vários funcionários, mas nos últimos anos, era com o seu filho Cleuton que recaíam a maior responsabilidade.
        Zé Pretinho foi um grande incentivador do esporte local, torcedor fiel do Clube Atlético Mineiro – CAM patrocinou vários uniformes e bolas para os times de futebol amador do Município, a maioria das vezes daqueles times que se formavam nas comunidades rurais. Mas, uma marca indelével da sua generosidade era para com todas as crianças, sobretudo as mais carentes que, ansiosamente aguardavam a chegada do Natal para receberem as balas e os presentes do Papai Noel, que não era aquele do pólo Norte, mas daqui mesmo. Apoiadores e patrocinadores locais e de todas as partes ajudavam a conseguir o maior número possível de lembrancinhas, para que todas as crianças pudessem levar para a casa esse sentimento e magia natalinos, era realmente emocionante perceber a alegria estampada nos rostos inocentes daquelas crianças.
        Com o passar dos anos, sua saúde já não era mais a mesma, tendo que redobrar os cuidados e criar uma rotina médica, tanto para si mesmo e para acompanhar a sua amada esposa que era hipertensa e sofria com os transtornos da ansiedade. O coração pulsante, mas enfraquecido, necessitava atenção constante, a próstata e os rins também se acumulara aos problemas que foram se evidenciando. Mesmo com a saúde combalida, sempre trazia nos lábios um largo sorriso e gostava de dizer, sempre que alguém lhe perguntava como estava a sua saúde, dizia: “Lutando, cedo, tarde e noite.” Quando estava se preparando para submeter a uma intervenção cirúrgica, pela sua grande e determinada Fé e seu espírito otimista, dizia que o Cirurgião era JESUS, a equipe de anestesistas, era conduzida por NOSSA SENHORA APARECIDA e os enfermeiros eram os ANJOS de DEUS que permaneciam ao seu lado o tempo todo. Devoto das tradicionais Folias de Reis, poucos meses antes da sua partida, já bem fragilizado fisicamente, conseguiu cumprir o seu voto, que havia feito a muitos anos de “tirar uma folia” e assim sua promessa fora cumprida com a ajuda dos foliões, familiares e amigos.
        Seu semblante era de um guerreiro, mas as suas forças eram minadas, dia após dia, e quando no dia 21 de outubro de 2017, com 70 anos e 02 meses, seus olhos são cerrados para esse mundo terreno, seus pulmões e coração, definitivamente deixam de funcionar, e com certeza as portas do Céu foram se abrindo para recebê-lo na vida eterna. A dor e a saudade da amada esposa Rosália, dos 03 filhos e 03 netos, dos seus 03 irmãos Amália, Ercília e Luiz que por aqui ainda vivem, dos genros e nora, cunhados, sobrinhos, dos Vicentinos, dos Homens do Terço, dos amigos de João Pinheiro e Bonfinópolis de Minas, somada à sua amistosa trajetória fora muito grande, centenas de pessoas foram à sua reticente residência para dar-lhes o último adeus e levar palavras de conforto aos familiares enlutados. Pouco tempo depois, precisos 10 (dez) meses da sua partida, não suportando a saudade e com tantas complicações da saúde, aos 67 anos de idade, também partiu para a eternidade a sua amada esposa Maria Rosália Rodrigues Macêdo.
        Para os filhos e netos, irmãos e parentes mais próximos, bem como as centenas de amigos, o que fica vivo entre nós é o seu legado de homem alegre, de um cristão autêntico, de um casal abençoado que fizeram tantos amigos por onde passaram e que lutaram bravamente quanto puderam para desfrutar mais desse “mundão” de meu Deus, mas obedientes à ordem dos mortais, foram continuar as suas vidas ao lado do Criador de todas as criaturas. Assim como diz a Sagrada Escritura, no livro do Eclesiastes (3, 1-2) “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do Céu: Tempo de nascer e tempo de morrer.”

Fonte de pesquisa: Cida Macêdo e Raquel Macêdo

Redação: Poeta NUNES DE SOUZA – Imortal Acadêmico Fundador da Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR.
Ocupante da Cadeira nº: 16
Patrono: Carlos Drummond de Andrade

Bonfinópolis de Minas – MG “A Capital dos Amigos” em 28 de Março de 2019.