TODA HISTORIA DA VIDA DE CLEÓPATRA

Cleópatra VII Filopátor, 10 ou 12 de agosto de 30 a.C. foi a última governante do Reino Ptolemaico do Egito, nominalmente sucedida como faraó por seu filho Cesarião. Como membro da dinastia ptolemaica, foi uma descendente de seu fundador Ptolemeu I Sóter, um general greco-macedônio e companheiro de Alexandre, o Grande. Após a morte de Cleópatra, o Egito se tornou uma província do Império Romano, marcando o fim do Período Helenístico que começou com o reinado de Alexandre (r. 336–323 a.C.) Enquanto sua língua nativa era o grego coiné, foi a primeira governante ptolomaica a aprender a língua egípcia.

Seu legado sobrevive em numerosas obras de arte, tanto antigas quanto modernas. A historiografia romana e a poesia latina produziram uma visão geralmente polêmica e negativa da rainha que permeava a literatura medieval e renascentista. Nas artes visuais, representações antigas de Cleópatra incluem a cunhagem romana e ptolemaica, estátuas, bustos, relevos, vidros e esculturas de camafeus, e pinturas. Foi tema de muitas obras na arte renascentista e barroca, que incluiu esculturas, pinturas, poesia, dramas teatrais, como Antônio e Cleópatra, de William Shakespeare, e óperas como Giulio Cesare in Egitto, de Georg Friedrich Händel. Nos tempos modernos, tem aparecido tanto nas artes aplicadas e belas artes, na sátira burlesca, em produções cinematográficas e em imagens de marcas para produtos comerciais, tornando-se um ícone da cultura popular da egiptomania desde a era vitoriana.

Biografia:

Busto helenístico de Ptolemeu XII Auleta, o pai de Cleópatra, localizado no Louvre, Paris[11]

Faraós ptolemaicos eram coroados pelo sumo sacerdote de Ptá, em Mênfis, no Egito, mas residiam na cidade multicultural e em grande parte grega de Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande da Macedônia.[12][13][14][nota 9] Eles falavam grego e governavam o Egito como monarcas helenísticos, recusando-se a aprender a língua nativa egípcia Em contraste, Cleópatra podia falar vários idiomas até a idade adulta e foi o primeiro governante ptolemaico a aprender a língua egípcia Ela também falava etíope, troglodita, hebraico (ou aramaico), árabe, a língua síria (talvez siríaca), meda, parta e latim, embora seus contemporâneos romanos preferissem falar com ela em seu grego koiné nativo. Além do grego, do egípcio e do latim, essas línguas refletiam o desejo de Cleópatra de restaurar os territórios do norte da África e da Ásia Ocidental que pertenciam ao Reino Ptolemaico.

O intervencionismo romano no Egito antecedeu o reinado de Cleópatra Quando Ptolemeu IX Látiro morreu no final de 81 a.C., foi sucedido por sua filha Berenice III.No entanto, com a construção da oposição na corte real contra a ideia de uma única monarca reinante, Berenice III aceitou o domínio conjunto e o casamento com seu primo e enteado Ptolemeu XI Alexandre II, um arranjo feito pelo ditador romano Sula Ptolemeu XI teve sua esposa morta logo após o casamento deles em 80 a.C., mas foi linchado logo depois no tumulto resultante do assassinato. Ptolemeu XI, e talvez seu tio Ptolemeu IX ou pai Ptolemeu X Alexandre I, quiseram o Reino ptolemaico em Roma como garantia de empréstimos, de modo que os romanos tinham bases legais para tomar o Egito, seu estado cliente, após o assassinato de Ptolemeu XI. Os romanos preferiram dividir o reino ptolemaico entre os filhos ilegítimos de Ptolemeu IX, concedendo o Chipre a Ptolemeu do Chipre e o Egito a Ptolemeu XII Auleta.

Início de vida

Cleópatra Filópator nasceu no início de 69 a.C. como a filha do faraó ptolemaico Ptolemeu XII e uma mãe desconhecida, presumivelmente Cleópatra VI Trifena (também conhecida como Cleópatra V Trifena), a mãe da irmã mais velha de Cleópatra, Berenice IV. Cleópatra Trifena desaparece dos registros oficiais alguns meses após o nascimento de Cleópatra em 69 a.C. Os três filhos mais novos de Ptolomeu XII, a irmã de Cleópatra, Arsínoe IV, e os irmãos Ptolemeu XIII Téo Filópator e Ptolemeu XIV, nasceram na ausência de sua esposa. Seu tutor de infância foi Philostratos, de quem ela aprendeu as artes gregas de oração e filosofia. Durante sua juventude, presumivelmente estudou no Museu, incluindo a Biblioteca de Alexandria.

Reinado e exílio de Ptolemeu XII

Em 65 aC, o censor romano Marco Crasso argumentou perante o Senado que Roma deveria anexar o Egito ptolemaico, mas seu projeto de lei e o projeto similar do tribuno Servilius Rullus dois anos mais tarde foram rejeitados.[46][47] Ptolemeu XII respondeu à ameaça de uma possível anexação oferecendo remuneração e generosos presentes a poderosos estadistas romanos, como Pompeu durante sua campanha contra Mitrídates VI do Ponto e, por fim, Júlio César depois de se tornar cônsul romano em 59 aC. No entanto, o comportamento perdulário do faraó faliu e ele foi forçado a adquirir empréstimos do banqueiro romano Gaius Rabirius Postumus.

Muito provavelmente um retrato pintado postumamente de Cleópatra com cabelos ruivos e suas características faciais distintas, usando um diadema real e grampos de cabelo cravejados de pérolas, Herculano, Itália, século I dC

Em 58 aC, os romanos anexaram o Chipre e, sob acusações de pirataria, levaram Ptolemeu do Chipre, irmão de Ptolemeu XII, a cometer suicídio em vez de resistir ao exílio em Pafos. O faraó permaneceu publicamente calado sobre a morte de seu irmão, uma decisão que, juntamente com a cessão do território ptolemaico tradicional aos romanos, prejudicou sua credibilidade entre os indivíduos já enfurecidos por suas políticas econômicas. Ptolemeu XII foi então exilado do Egito pela força, viajando primeiro para Rodes, depois para Atenas e, finalmente, para a vila do triúnviro Pompeu, nas Colinas Albanas, perto de Palestrina, Itália. O faraó desposto passou quase um ano nos arredores de Roma, ostensivamente acompanhado por sua filha Cleópatra, então com cerca de 11 anos. Berenice IV enviou uma embaixada a Roma para defender seu governo e se opor à reintegração de seu pai Ptolemeu XII, mas ele matou os líderes da embaixada, um incidente que foi encoberto por seus poderosos partidários romanos. Quando o Senado Romano negou a Ptolemeu XII a oferta de uma escolta armada e as provisões para um retorno ao Egito, ele decidiu deixar Roma no final de 57 aC e residir no Templo de Ártemis em Éfeso.

Os financistas romanos de Ptolemeu XII continuaram determinados a restaurá-lo ao poder. Pompeu persuadiu Aulo Gabínio, o governador romano da Síria, a invadir o Egito e restaurar o faraó, oferecendo-lhe 10 mil talentos para a missão proposta. Apesar de colocá-lo em desacordo com a lei romana, Gabínio invadiu o Egito na primavera de 55 aC, através da judeia asmoneana, onde Hircano II tinha Antípatro, o Idumeu, pai de Herodes, o Grande, fornecendo suprimentos ao exército liderado pelos romanos. Como um jovem oficial de cavalaria, Marco Antônio estava sob o comando de Gabínio. Distinguiu-se impedindo Ptolemeu XII de massacrar os habitantes de Pelúsio, e de resgatar o corpo de Arquelau, marido de Berenice IV, depois de ter sido morto em batalha, assegurando-lhe um enterro real apropriado. Cleópatra, agora com 14 anos de idade, teria viajado com a expedição romana ao Egito; anos depois, Antônio professaria que se apaixonara por ela naquela época.

Gabínio foi levado a julgamento em Roma por abusar de sua autoridade, pelo qual foi absolvido, mas seu segundo julgamento por aceitar subornos o levou ao exílio, do qual foi chamado de volta sete anos depois, em 48 aC por César. Crasso o substituiu como governador da Síria e estendeu seu comando provincial para o Egito, mas ele foi morto pelos partos na Batalha de Carras em 53 aC. Berenice IV e seus partidários ricos foram executados, e o faraó apreendeu suas propriedades. Ele permitiu que a guarnição romana em grande parte germânica e gaulesa de Gabínio, os gabinianos, assediassem as pessoas nas ruas de Alexandria e instalasse seu financista romano de longa data, Rabirius, como seu diretor financeiro. Dentro de um ano, Rabirius foi colocado sob custódia protetora e enviado de volta a Roma depois que sua vida foi ameaçada por drenar o Egito de seus recursos. Apesar desses problemas, Ptolemeu XII criou um testamento designando Cleópatra e Ptolemeu XIII como seus herdeiros conjuntos, supervisionando grandes projetos de construção, como o Templo de Edfu e um templo em Dendera, e estabilizou a economia. Em 31 de maio de 52 aC, Cleópatra tornou-se regente de Ptolemeu XII, conforme indicado por uma inscrição no Templo de Hator, em Dendera. Rabirius foi incapaz de recolher a totalidade da dívida do governante no momento de sua morte, e assim foi passada para seus sucessores Cleópatra e Ptolemeu XIII.

Adesão ao trono

Na esquerda, Cleópatra vestida de faraó e apresentando oferendas à deusa Ísis, numa estela de pedra calcária dedicada por um grego chamado Onnophris, datada de 51 aC, e localizada no Louvre, Paris. Na direita, os cartuchos de Cleópatra e Cesarião em uma estela de calcário do Sumo Sacerdote de Ptá, no Egito, datados do período ptolemaico, e localizados no Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, Londres.

Ptolemeu XII morreu em 22 de março de 51 aC, quando Cleópatra, em seu primeiro ato como rainha, começou uma viagem a Hermontis, perto de Tebas, para instalar um novo touro sagrado Buquis, adorado como um intermediário para o deus Montu na religião egípcia antiga. Cleópatra enfrentou vários problemas prementes e emergências pouco depois de assumir o trono. Estes incluíam a fome causada pela seca e um baixo nível das inundações anuais do Nilo, e o comportamento ilegal instigado pelos gabininos, os soldados romanos agora desempregados e assimilados deixados por Gabínio para guarnecer o Egito. Herdando as dívidas de seu pai, também devia à República Romana 17,5 milhões de dracmas. Em 50 aC Marco Calpúrnio Bíbulo, procônsul da Síria, enviou seus dois filhos mais velhos para o Egito, provavelmente para negociar com os gabinianos e recrutá-los como soldados na defesa desesperada da Síria contra os partos. No entanto, os gabinianos torturaram e assassinaram esses dois, talvez com encorajamento secreto de administradores desonestos da corte de Cleópatra. Ela enviou os gabinianos acusados a Bíbulo como prisioneiros que aguardavam seu julgamento, mas ele os mandou de volta à rainha e repreendeu-a por interferir em sua adjudicação, que era prerrogativa do Senado romano. Bíbulo, ao lado de Pompeu na Guerra Civil de César, não conseguiu impedir que César pousasse uma frota naval na Grécia, o que finalmente permitiu que César chegasse ao Egito em busca de Pompeu. Por volta de 29 de agosto de 51 aC, documentos oficiais começaram a listar Cleópatra como única governante, prova de que ela havia rejeitado seu irmão Ptolemeu XIII como co-governante. Ela provavelmente se casou com ele, mas não há registro disso. A prática ptolemaica do casamento entre irmãos foi introduzida por Ptolemeu II e sua irmã Arsínoe II. Prática egípcia de longa data, era detestada pelos gregos contemporâneos. No reinado de Cleópatra, no entanto, foi considerado um arranjo normal para os governantes ptolemaicos. Apesar da rejeição de Cleópatra a ele, Ptolemeu XIII ainda mantinha aliados poderosos, notadamente o eunuco Potino, seu tutor de infância, regente e administrador de suas propriedades. Outros envolvidos na intriga contra a rainha incluíam Áquila, um proeminente comandante militar, e Teódoto de Quios, outro tutor de Ptolemeu XIII. Cleópatra parece ter tentado uma aliança de curta duração com seu irmão Ptolemeu XIV, mas no outono de 50 aC, Ptolemeu XIII teve a vantagem em seu conflito e começou a assinar documentos com seu nome antes de sua irmã, seguido pelo estabelecimento de sua primeira data de reinado em 49 aC.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 28/05/2019
Reeditado em 17/08/2023
Código do texto: T6658835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.