Taí mais um novo Senna brasileiro nas pistas...

Sérgio Sette Câmara Filho (Belo Horizonte, 23 de maio de 1998) é um piloto de automóveis brasileiro, que disputa atualmente o Campeonato de Fórmula 2 da FIA, pela DAMS e também piloto reserva da equipe de Fórmula 1 da McLaren.

É ex-membro do time de jovens pilotos da Red Bull. É filho do advogado e atual presidente do Clube Atlético Mineiro, Sergio Sette Câmara.

Carreira

Fórmula 3

2014

Depois de completar 16 anos, Sérgio estava apto a competir no campeonato nacional F3 (Classe A) no Brasil e fez sua estreia na 4ª rodada no Autódromo de Interlagos. Apesar de não conseguir igualar o companheiro Pedro Piquet, terminou o ano em 7º.

Ele também fez o sua estreia no Europeu de F3 na 2 ª rodada passado em Ímola, dirigindo para EuroInternational. Conduzindo como piloto convidado e inelegível para pontos de campeonato, Sérgio terminou em 14º, 20º e 21º, respectivamente, nas 3 corridas do fim de semana.

2015

Sette Câmara durante a etapa de Spa-Francorchamps da F3.

Depois de uma aparição única no ano anterior, Sérgio fez sua estreia em tempo integral para a temporada de 2015 do campeonato europeu, dirigindo para Motopark.

Depois de um começo bastante decepcionante para a temporada, a sua sorte voltou-se para melhor no Spa, onde conseguiu o seu primeiro pódio na Europa, onde terminou em terceiro lugar. Depois dessa corrida, Sérgio passou a marcar mais consistentemente do que não enquanto alcançava outro 3º lugar no Red Bull Ring e terminou 14º no campeonato com 57,5 pontos ao lado de seu nome.

Masters of Formula 3

A reunião anual em Zandvoort para o evento Masters of F3 foi um sucesso para a Sette Câmara, empacotando uma pole position para a corrida de qualificação. Nessa corrida, terminou em 3 º lugar e também terminou em 3 º na corrida principal.

Grande Prémio de Macau

Outra reunião anual para pilotos de Fórmula 3, desta vez em Macau, um circuito que Sette Câmara não havia competido antes. Seu fim de semana começou bem pela qualificação 7º, um resultado bom para um novato. Na corrida de qualificação, ele melhorou uma posição para terminar em 6º lugar.

Na corrida principal, ele teve problemas antes de terminar em 22º, último dos corredores e dois minutos do eventual vencedor Felix Rosenqvist.

Apesar do resultado decepcionante, Sette Câmara registrou a volta mais rápida da corrida, que não só foi mais de 1,5 segundos mais rápido do que a sua volta de qualificação mais rápida, mas agora é também o recorde absoluto para o circuito de GP de Macau.

2016

Retornando com Motopark para uma segunda temporada, agora parte do time de jovens pilotos da Red Bull, a temporada de 2016 para Sérgio começou com um fim de semana esboçado no Circuito Paul Ricard, mas a partir Hungaroring em diante, Sérgio começou a ter bons resultados Consistentemente terminando na zona de pontuação, incluindo pódios em Pau e Red Bull Ring.

Infelizmente, a segunda metade da temporada de Sérgio não teve sorte: teve tantas classificações de posições de alto escalão, incluindo uma pole position, levadas para longe devido a penalidades no grid de largada e sofreu outros problemas, incluindo um drive through ao correr em 2º lugar em Hockenheim, também. Ele terminou em 11º no campeonato no final da temporada, mas isso não justificou o ritmo que ele teve todo o ano.

Masters of Formula 3

Como o evento do ano anterior, Sette Câmara teve sucesso no evento Zandvoort. Depois de se classificar em 7º para a corrida de qualificação, terminou em 5º na corrida e depois na corrida principal, Sette Câmara terminou em 3º lugar.

Toyota Racing Series

Sérgio fez sua estreia em 2015 depois de substituir Dzhon Simonyan em Taupo. Terminou a temporada com 199 pontos em um 20º lugar na classificação geral.

Fórmula 1

Depois de um ano difícil na F3, mas surpreendente em 2015 e por seu ritmo muito convincente nos eventos Masters of F3 e Grande Prémio de Macau nesse mesmo ano, a Red Bull adquiriu seus serviços assinando-o com a Red Bull Junior Team.

Depois de guiar pela primeira vez um F1 durante uma demonstração executada em Motorland Aragón, ele fez sua estreia num teste oficial com Toro Rosso após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha no Circuito de Silverstone.

Fórmula 2

Em 2017, Sérgio fez sua estreia no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, correndo pela MP Motorsport. É a principal categoria de acesso à Fórmula 1. A contratação veio após uma excelente performance de Sette Câmara no GP de Macau de 2016, em que, correndo pela Carlin, conquistou a terceira posição (com os veteranos António Félix da Costa e Felix Rosenqvist à frente) e em meio a rumores sobre sua saída do programa de pilotos da Red Bull.

Para a temporada da competição de 2018, Sette Câmara se transferiu para a Carlin. Para a disputa da temporada de 2019, ele se juntou a equipe DAMS.

Piloto de testes da McLaren

No dia 6 de novembro de 2018 foi confirmado como piloto reserva da McLaren para a temporada de 2019.

Resultados na carreira

Sumário

Temporada Categoria Equipe Corridas Vitórias Poles V. Rápidas Pódios Pontos Classificação

2014 Fórmula 3 Brasil Cesário F3 10 0 1 2 3 45 7th

Fórmula 3 Europeia EuroInternational 3 0 0 0 0 0 NC†

2015 Fórmula 3 Europeia Motopark 33 0 0 0 2 57.5 14º

Formula 3 Master 1 0 0 0 1 N/A 3º

Grande Prémio de Macau 1 0 0 1 0 N/A 22nd

Toyota Racing Series Giles Motorsport 7 0 0 0 0 199 20º

2016 Fórmula 3 Europeia Motopark 30 0 0 1 2 117 11º

Formula 3 Master 1 0 0 0 1 N/A 3º

Grande Prémio de Macau Carlin 1 0 0 0 1 N/A 3º

Formula 1 Scuderia Toro Rosso Piloto de Teste

2017 Formula 2 MP Motorsport 22 1 0 0 2 47 12°

Grande Prêmio de Macau Motopark 1 0 0 0 0 N/A 13º

2018 Fórmula 2 Carlin 22 0 1 1 8 164 6º

2019* Fórmula 2 DAMS 12 1 1 2 5 107 3º

Nota do divulgador:- Para quem gosta de velocidade, esta bem acostumado a ser arrojado nas categorias de baixo... quem sabe tenha chance de alguma equipe de formula 1 convida-lo no próximo ano a ser substituto de algum que se aposente!!!!