Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

COMO SE QUEIMA 5 MILHÕES DE PÉS DE CAFÉ???



SERVIÇO E ESCLARECIMENTO PÚBLICO DE QUE POR MOTIVOS ESCUSOS O GOVERNO INCENTIVA SIMPLESMENTE ACABAR COM O CAFÉ PAULISTA COM UMA DOENÇA CHAMADA FERRUGEM!!!!


Vivi tal momento ainda jovem trabalhando com café e tínhamos até uma beneficiadora de café onde o melhor café era ensacado para exportação.

Naquela época o café não era tão especial como é hoje não tão exportado por contrabando do Brasil via Paraguai, que é o maior exportador de café em grão para o estrangeiro e não ter uma plantação de cafezal!!!!

Assim meus tios e meu pai, tiveram que acatar que havia a praga de ferrugem na região e assim todos os cafezais teriam que se incinerados, e tudo aquilo que investimos durante anos e anos para ter uma beneficiadora de café que atuavámos não apenas para os 5 milhões de pés de café, bem como para os vizinhos que nos encaminhávamos seus café coco ainda com casca e tudo, mas seco para que no beneficiamento pudesse separar por moca... ou moquinha e assim serem de valores diferentes na hora da venda!!!

Naturalmente o governo pagava para arrancar e incinerar por pé de café algo em torno de R$ 0,50 (exatamente cinquenta centavos), e todo o cafezal de 300 alqueires de terra, simplesmente viraram pastos de gado, e 150 famílias de colonos foram dispensados, pois não havia mais necessidade da mão de obra familiar!!!

Triste ver que bois com poucos boiadeiros e de preferência solteiros podem morar em alojamentos e custam bem menos que família de colonos que temos que ter conta em farmácia, pois colonos adoecem e ter carteira assinada para um dia poderem aposentar!!!

Mais de cinquenta anos de trabalho plantando e cuidando de café, tudo virou simplesmente montes de material para queimar, ou fazer festa junina por anos a fio!!!

Como é triste ver que o Brasil e seu governo faz coisas para manter o preço nas comodities e se manterem sempre ganhando mais e mais... inventam tais doenças para acabar com os bons produtores e no meu caso vi pessoalmente de perto tal desgraça em 1950 até 1955!!!

Sentir na pele o que o governo simplesmente convence cada lavrador que é preciso fazer isso pelo bem da nação, e os trouxas dos lavradores que dependem de investimento ou ajuda pois quem faz o financiamento antecipado para vender a colheita é o próprio Banco do Brasil... de longa data atrelada a tais comodities!!!!

Infelizmente somos idiotas de acreditar que o governo perde se não cumprirmos tais medidas e nem nos permitem buscar ajuda para tal cura a tal ferrugem que na verdade nem existiam na nossa região!!!!

Nota do autor:- Agora na Bahia fizeram a tal Vassoura de Bruxa e acabaram com mais de 10 bilhões de dólares de fazendas de cacau e deixando mais de 220.000 brasileiros desempregados!!! Isso é o Brasil minha gente!!! Para ser uma Venezuela, basta SOLTAR O LULA!!! e o elege-lo de novo!!! SIMPLES ASSIM!!!!


ivanoterrivel
Enviado por ivanoterrivel em 24/08/2019
Código do texto: T6728096
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ivanoterrivel
Campinas - São Paulo - Brasil, 74 anos
3699 textos (50901 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 21:07)
ivanoterrivel