Biografia da Prof.ª e Empresária KÁTIA MARQUES DA COSTA SIMIEMA (Academia Tchibum)

Kátia Marques da Costa Simiema é uma professora e empresária com extensa carreira. Foi uma das pioneiras no ensino da natação no Estado do Tocantins, contribuindo sobremaneira para disseminação e valorização desse belo esporte. Fundadora da Academia Tchibum, a primeira do gênero em Palmas, onde construiu ao longo de 25 anos uma belíssima história!

Nasceu em 29 de agosto de 1967, em Goiânia - GO, filha de Amado Marques da Costa e Maria Helena Marques da Costa. Seu pai era caminhoneiro e, posteriormente, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua mãe era funcionária pública. É a terceira filha de quatro irmãos.

Sua paixão pela natação começou bem cedo, aos 9 anos de idade, quando sua mãe lhe matriculou na Escola de Iniciação Esportiva do Estado de Goiás. Ali, Kátia fez um ano de natação e participou de campeonatos municipais, estaduais e regionais.

Era bem mais do que um simples esporte. Kátia ficou realmente encantada com aquele mundo saudável e disciplinador da natação. Além do desenvolvimento físico, a natação lhe proporcionou inúmeros ensinamentos e princípios para a vida. Ela aprendeu cedo que qualquer um pode superar suas dificuldades através do esforço, dedicação e disciplina. Outra coisa que muito lhe marcou nos treinos e competições foram as inúmeras amizades que fez, muitas das quais duram até hoje.

No final de 1983, com apenas 16 anos, mesmo sem completar o ensino médio, ela decidiu fazer o vestibular para o curso de Licenciatura Plena em Educação Física. Era apenas um teste. Contudo, para surpresa de todos, Kátia passou no vestibular. No começo de 1984, ela fez sua inscrição. Seu pai, à princípio, foi contra seu ingresso em tal profissão, pois acreditava que não lhe proporcionaria independência financeira. Ele consentiu, com a condição de que quando se formasse ela faria outro curso. Mal sabia ele que aquele seria um caminho sem volta, um caminho longo, com muitos percalços e acontecimentos marcantes, mas que levaria Kátia a uma trajetória inspiradora e extremamente exitosa!

Kátia assim que ingressou na faculdade foi contratada para dar aulas em uma escola de natação. Passou a ter uma rotina bastante corrida dividindo os estudos com a obrigação do trabalho. Em razão de tantos compromissos deixou de viajar para competir em campeonatos de natação.

Após sua formatura, Kátia continuou a dar aulas para crianças nessa escola particular. Logo ingressou no estado de Goiás como professora de Educação Física.

Nessa época ela começou a namorar um jovem rapaz - Márcio Hipólito Simiema. Os dois tinham muitos sonhos e enorme vontade de empreender. Assim decidiram ir para a mais nova capital brasileira – Palmas!

Sua irmã, Rita de Cássia, já residia em Porto Nacional desde 1987, onde atuava profissionalmente na área da saúde. Ela sugeriu a Kátia que criasse em Palmas uma escola de natação, tendo como base uma casa de sua propriedade que estava desocupada. Kátia e Márcio toparam o desafio e deram início a uma nova etapa em suas vidas.

Eles passaram o final de 1993 organizando os preparativos para mudar para Palmas. O primeiro passo foi vender o carro – único bem que possuíam – e com parte do dinheiro da venda contrataram uma empresa de Goiânia para construção da piscina. O valor do contrato foi parcelado em seis vezes; pagaram a primeira parcela e confiaram que teriam alunos para quitar as prestações nos meses seguintes. A outra parte do valor da venda do veículo o casal utilizou para suprir suas necessidades básicas no primeiro mês na nova morada. Assim, em fevereiro de 1994 preparam toda a mudança e rumaram para o Tocantins, Kátia, Márcio e o primeiro filho do casal, que tinha poucos meses de vida. Dois dias após chegarem em Palmas, a equipe de construtores chegou e ficou hospedada na própria casa, juntamente com eles, onde executaram a obra.

A obra de construção da piscina demorou pouco mais de 3 semanas e eles puderam inaugurar em 11 de março de 1994 a Escola de Natação Tchibum. Enquanto os pedreiros executavam a obra, Kátia e Márcio promoveram várias ações de divulgação para atrair clientes. Fizeram faixas e distribuíram panfletos pessoalmente batendo de porta em porta nas casas das quadras próximas. Ficaram maravilhados com a receptividade e interesse das pessoas. Palmas é uma das capitais mais quentes do país e a proposta de uma escola de natação soou extremamente interessante para os moradores locais. Também contrataram um carro de som para anunciar a inauguração da escola.

Aquela estratégia de divulgação foi um sucesso! Antes mesmo de terminar a construção da piscina, vários moradores já estavam fazendo suas inscrições. Logo a Escola de Natação Tchibum virou sinônimo de lazer, entretenimento e qualidade de vida.

Em 2009, Kátia organizou uma belíssima inauguração da sede própria – agora denominada Academia Tchibum - com a parceria da Metodologia Gustavo Borges, do renomado atleta olímpico brasileiro. Foi um evento exuberante e bastante badalado que trouxe enorme visibilidade, marcando nova fase para a família Tchibum.

Daquele começo simples e bastante ousado, já se passaram 25 anos de muito trabalho, superação e conquistas! Começaram praticamente do zero e com as graças de Deus foram crescendo e prosperando, sempre com muito esforço e dedicação.

Hoje, Kátia e Márcio possuem três filhos. São reconhecidos como um casal unido, íntegro, trabalhador, que serve de inspiração para todos os palmenses.

Em 2014, Kátia foi homenageada com o troféu prata na 10ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Além deste, ela já recebeu inúmeros outros prêmios e condecorações.

Em 2019, numa bela festa aconteceu o lançamento do livro “Um Mergulho para a vida: empreendedorismo de sucesso em Palmas-TO”, narrando a história da Academia Tchibum, de autoria do professor Dr. José Vandilo dos Santos da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sua biografia é vultosa fonte de inspiração. Kátia tem em sua história um referencial que inspira profissionais de educação física, praticantes de esportes, nadadores e todos os demais cidadãos da mais nova capital - Palmas!

Kátia Marques da Costa Simiema é sem dúvidas uma das maiores referências no ramo do esportes, lazer e entretenimento em Palmas. Ela é exemplo positivo como mulher, mãe, esposa, professora, educadora física e empreendedora que contribui para engrandecer a sociedade tocantinense.

A Academia Tchibum se consolidou-se como um espaço incrível que estimula os cuidados com a saúde e incentiva um estilo de vida saudável.

Certamente que Kátia pode se orgulhar profundamente por saber que centenas de gestantes, bebês, crianças, adolescentes, pessoas com necessidades especiais, adultos e idosos já passaram pelos cuidados e treinamentos ofertados por sua equipe (que vale destacar é competentíssima!). A Academia Tchibum é um espaço para a família, um tesouro valioso e agradável que segue adiante de geração em geração. Poucos empreendedores e profissionais têm em seu rol de clientes avós, filhos e netos, o que demonstra o enorme valor e apreço que ela conquistou.

Kátia Marques da Costa Simiema transformou seu sonho de menina em realidade. Ingressou cedo no mundo da natação, onde professores/atletas plantaram em seu coração sementes que foram cultivadas com muita dedicação e, décadas depois, tornaram-se frutos generosos. Ela recebeu estímulo e incentivo em sua juventude e com muita ousadia e garra tornou-se uma profissional de renome, seguindo o exemplo de seus mestres, repassando adiante que vale a pena lutar por seus sonhos. A Academia Tchibum, entre tantos adjetivos e comparações possíveis, pode ser descrita como uma fábrica de sonhos! Um sonho que se tornou realidade e leva centenas a sonharem também!

BIBLIOGRAFIA:

BSNOTÍCIAS. 2017. Escola de natação faz festa junina para bebês dentro de piscina. Disponível em: http://www.baltashow.com.br/artigo/escola-de-natacao-faz-festa-junina-para-bebes-dentro-de-psicina

CONEXÃO TOCANTINS. 2009. Gustavo Borges inaugura unidade 1 da academia Tchibum em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2009/09/15/gustavo-borges-inaugura-unidade-1-da-academia-tchibum-em-palmas

GLOBO ESPORTES. 2017. Gustavo Borges visita Palmas e troca experiência com jovens nadadores. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/to/noticia/gustavo-borges-visita-palmas-e-troca-experiencia-com-jovens-nadadores.ghtml

JUSTOCANTINS. 2014. Sebrae premia histórias de mulheres empreendedoras. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-21546-sebrae-premia-historias-de-mulheres-empreendedoras.html

O GIRASSOL. Gustavo Borges inagura academia em Palmas na próxima semana. 2009. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/esporte/gustavo-borges-inagura-academia-em-palmas-na-proxima-semana

SANTOS, José Vandilo. 2019. Um Mergulho para a vida: empreendedorismo de sucesso em Palmas-TO. Palmas: Gráfica e Editora Santo Expedito. 52p.

SURGIU. 2017. Academia Tchibum em parceria com a Chiquinho Sorvetes comemora Dia das Crianças. Disponível em: https://surgiu.com.br/2017/10/12/academia-tchibum-em-parceria-com-a-chiquinho-sorvetes-comemora-dia-das-criancas/

SURGIU. 2018. Tratamento de crianças é interrompido mais uma vez por falta de remédio para crescimento. Disponível em: http://surgiu.com.br/2018/07/09/tratamento-de-criancas-e-interrompido-mais-uma-vez-por-falta-de-remedio-para-crescimento/

T1NOTÍCIAS. 2017. Comemoração do Dia das Crianças com competição de triathlon. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/comemoracao-do-dia-das-criancas-com-competicao-de-triathlon/88205/

VERMELHO. 2019. Gustavo Borges inaugura sede de academia na Capital. Disponível em: https://vermelho.org.br/2009/09/15/gustavo-borges-inaugura-sede-de-academia-na-capital/

ZDL ESPORTES. 2015. Metodologia Gustavo Borges promove cursos em três estados. Disponível em: http://zdl.pressroom.com.br/271901df70/metodologia-gustavo-borges-promove-cursos-em-tres-estados.html

WIKIPÉDIA. 2020. Gustavo Borges. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Borges

WIKIPÉDIA. 2020. Natação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior