Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO (Henrique Fragata)

Henrique Lázaro Lopes Cardoso, ou simplesmente “Henrique Fragata”, é um dos mais conhecidos e admirados empresários de Palmas. Formado em Administração e pós-graduado em Marketing e Ciências Políticas, ele transformou sua paixão por carros em um negócio extremamente lucrativo, tornando-se o proprietário da maior franquia de lava jatos do Estado do Tocantins!

A história de Henrique Fragata é bem interessante e mostra a trajetória de um jovem cheio de sonhos e ousadia que migrou para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do mais novo estado brasileiro – o Tocantins.

Nasceu, em 29 de maio de 1967, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Célio Lopes Cardoso (in memoriam) e Adilcéia de Lima Cardoso. É o primogênito e tem uma irmã: Cristina de Lima Cardoso.

Viveu sua infância em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde estudou e começou a trabalhar bem jovem, com 14 anos, ajudando no comércio de sua mãe - uma quitanda. Aos 16 anos foi trabalhar numa loja de seu primo. Em seguida, mudou-se para Cabo Frio, na Região dos Lagos, para trabalhar na funerária de seu pai, Sr. Célio. Como ele não se gostava de lidar diretamente com os defuntos, ficou atuando como motorista. Vale destacar que até hoje essa funerária existe, sendo atualmente administrada por sua irmã Cristina.

Ao completar 18 anos, Henrique fez o alistamento militar na base Aérea Naval em São Pedro da Aldeia. Em 1986, ingressou como recruta, onde adquiriu a formação básica. Após a formatura, ele foi para o Rio de Janeiro para servir no Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão”. Ali atuou como arquivista/protocolista, por cerca de 6 meses. Em seguida, foi servir no navio Fragata Niterói. Essa experiência como militar na Marinha do Brasil marcou profundamente sua vida. Suas vivências a bordo da “Fragata Niterói” lhe seguem até hoje, inclusive foi daí que ele tirou o nome que batizaria seu empreendimento e que se tornaria seu “sobrenome empresarial”.

O jovem Henrique admirava a vida de marinheiro, contudo não era aquilo que ele desejava para seu futuro. Tinha uma inquietação interna que lhe impulsionava a buscar outros caminhos. Assim, conversou com seu pai, buscando auxílio para iniciar outra atividade. Sr. Célio se prontificou e foi em busca de alguma coisa. Logo encontrou um lava jato anexo a um posto de combustível. Eles arrendaram o local. Dessa forma, em 1987, Henrique deu baixa na marinha pela manhã, pegou o ônibus, chegou em Cabo Frio e a tarde já estava trabalhando no lava jato, que curiosamente chamava-se Auto Serviço Fragata. Quando o contrato de arrendamento estava prestes a terminar o dono do posto pediu o lava jato de volta. Ao entregar o estabelecimento, ele foi trabalhar como garçom numa churrascaria, onde o pai de sua namorada Eliziane era o proprietário. Permaneceu por pouco mais de 3 meses. Depois foi trabalhar na Refinaria do Sal Cisne, uma empresa bem tradicional de Cabo Frio. Este foi o único local onde ele atuou com carteira assinada.

Com a chegada da década de 1990 sua vida tomou um rumo bem diferente. No começo do ano, seu concunhado, Fernando, que estava trabalhando em Rondônia, lhe convidou para conhecer Palmas – capital do recém-criado Estado do Tocantins! Ele topou a ideia.

Assim, em agosto de 1990 Henrique e seu sogro, Sr. Pedro, pegaram a estrada, percorrendo cerca de 1.300 km de Cabo Frio até Brasília, onde encontraram Fernando no aeroporto e seguiram pela Rodovia Federal BR 153 até o Tocantins. Percorrem 800 km até Porto Nacional, onde pernoitaram no Hotel São Judas Tadeu.

Chegaram em Palmas, andaram pela cidade e viram um grande celeiro de oportunidades. Seu concunhado Fernando comprou três terrenos e iniciou os planos para construírem em parceria. Fernando entraria com o dinheiro, o sogro Pedro seria o encarregado das obras e Henrique o administrador financeiro. Acordo firmado, Fernando retornou para Rondônia e eles voltaram para Cabo Frio, para fazer os preparativos para virem definitivamente para Palmas.

Assim, em outubro de 1990, Henrique e seu sogro Pedro fizeram as malas e deixaram sua terra natal rumo ao norte do Brasil. Os homens vieram primeiro para organizar os preparativos para, posteriormente, as mulheres se juntarem ao grupo.

Henrique chegou em Palmas com apenas 23 anos para iniciar uma longa trajetória. Sua primeira morada foi embaixo de uma árvore, numa barraca de camping. Era um ambiente bem rústico, sem infraestrutura. Parecia um acampamento de pescaria, sem água encanada, com iluminação improvisada; os itens básicos e mantimentos ficavam em caixas. Tinha que se virar da maneira que podia, “matando um leão por dia”, conforme o ditado popular. Ajudou seu sogro a construir uma loja. Foram meses de muito trabalho, mas graças a Deus eles conseguiram concluir as obras e inaugurar o estabelecimento.

Foi um começo bem difícil. Palmas era carente de praticamente tudo. A cidade era um verdadeiro canteiro de obras, com máquinas trabalhando na abertura de ruas e avenidas. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. As construções eram de madeira e redemoinhos de poeira se formavam por todo lado. Até parecia cenas de filmes de faroeste. A população crescia rapidamente com caravanas diárias de migrantes chegando em busca de emprego e oportunidades. Não havia indústrias, nem fábricas; as lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar com persistência e muita fé em Deus.

Henrique Fragata guarda muitas lembranças daquele tempo, das inúmeras dificuldades e desafios. Tem várias estórias pra contar e gosta de recordar de fatos curiosos e pitorescos que marcaram sua vida como pioneiro da capital. Ele teve o privilégio de ver o surgimento de grandes marcos da cidade. Fala com muita satisfação por ter participado no dia da inauguração do Palácio do Araguaia, sede do governo estadual, que aconteceu no dia 9 de março de 1991. A cerimônia foi conduzida pelo Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com número grande de servidores públicos, comerciantes, trabalhadores, jornalistas etc. Ele esteve lá com seu carro vermelho, que hoje é seu símbolo de boas lembranças e do sucesso que conquistou.

Aquele progresso acelerado que Palmas passava servia de inspiração, dando-lhe forças para superar os obstáculos. Foi nesse período que ele deu início ao seu próprio negócio. Assim, no dia 25 de junho de 1991, Henrique Fragata abriu seu lava jato na Quadra 112 Norte (antiga 15 Industrial), próximo da Rodovia TO 010, que liga Palmas as cidades de Miracema e Porto Nacional. Na inauguração ele lavou 2 carros.

Seu primeiro cliente oficial foi o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, naquela época presidido pelo Desembargador Carlos Luís de Souza. Ele ficou incumbido de higienizar os 4 carros, três chevettes e um opala. Poder atender o Tribunal Regional Eleitoral, que é uma instituição elitizada e reconhecida pelo elevado grau de exigência, foi um privilégio e, ao mesmo tempo, teve como efeito consolidar um padrão de qualidade e ética. Quem conhece o Henrique Fragata sabe que ele trata seus clientes da maneira mais responsável possível. Sua orientação aos seus funcionários e colaboradores é sempre no sentido de manter a qualidade e zelo, independentemente da posição social e situação financeira dos clientes, o que contribuiu desde o princípio para fortalecer sua credibilidade perante a comunidade local.

Henrique Fragata trabalhava bastante para superar os inúmeros desafios que fazem parte do cotidiano de um empresário. Buscava sempre inovar em seus serviços, fazendo promoções para atrair a clientela.

Certa vez, ele foi ao centro da cidade, onde hoje é a Secretaria da Fazenda, em busca de um carro-de-som. Perguntou ao motorista quanto era a hora do serviço. Tudo que ele tinha na carteira dava apenas para duas horas de propaganda. Henrique pediu ao motorista que fizesse um anúncio extremamente ousado, oferecendo lavagem gratuita. Até o motorista ficou sem acreditar naquilo, mas aceitou o serviço e saiu fazendo a propaganda pela cidade. Não demorou muito e os clientes começaram a chegar no lava jato – todos um tanto surpresos com aquele promoção maluca. Por fim, após receberem seus carros lavados e aromatizados, todos, sem exceção, resolveram pagar pelo serviço, além de parabenizar o jovem Henrique pela ousadia na busca de clientes.

A população local aumentava rapidamente com a chegada de centenas de trabalhadores de todos os cantos do país, que vinham para Palmas em busca de oportunidades de trabalho.

A medida que a cidade crescia ele percebeu que a localização de seu lava jato ficava um pouco distante dos principais comércios da JK, que desenvolveram-se principalmente nas Quadras 103 e 104 Sul e Norte. Os órgãos públicos ficavam às margens da Avenida Teotônio Segurado, especialmente no Plano Diretor Norte. Assim, pensando em atender melhor sua clientela, Henrique se mudou, em junho de 1994, para outro endereço. O novo estabelecimento ficava próximo a sede dos Correios, na Avenida Teotônio Segurado, aonde se encontra até hoje. Foi instalado numa área maior, o que possibilitava atender maior número de veículos por dia.

Com o crescimento da cidade, ele começou a expansão em filiais. Em 2010, inaugurou no Shopping Capim Dourado. Henrique sempre buscou inovações e aperfeiçoamentos. Foi assim que instalou um sistema de reuso de água, aonde se reaproveita 80% dela, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

Em 2014, outra ampliação da rede, com a abertura do Regata Ducha-car na Quadra 602 Sul no Posto Shell. Em 2016, inaugurou numa grande festa o lava jato modelo na Quadra 402 Sul, com a presença do Prefeito Carlos Amastha, entre outras autoridades e convidados. Esse lava jato foi projetado para lavar mais de 100 carros dia, tornando-se o maior do ramo no Estado do Tocantins. Atualmente, o grupo Fragata é composto por 5 laja jatos, sendo 3 Fragatas e 2 Regatas.

Henrique Fragata é casado com Glaucia. Tem quatro filhos - Adriane, Pedro Henrique, Victoria e Sara - a quem tem transmitido sua expertise. Hoje, seus filhos estão lhe ajudando na administração dos negócios.

Tem um envolvimento enorme com um grande número de entidades da sociedade civil.

Atua na Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), que é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos associados Pioneiros de Palmas, fundada em 31 de janeiro de 1998. A APPA esteve com suas atividades parados por vários anos até que, em 2018, Henrique Fragata reuniu vários amigos para reavivar a entidade. Hoje ele compõe o Conselho Administrativo e Deliberativo, ocupando o cargo de tesoureiro. Henrique e vários amigos promoveram eventos para confraternizar e reunir os pioneiros, com intuito de fortalecer os laços e oferecer as gerações mais jovens exemplos de superação e empreendedorismo.

É um dos membros mais ativos e atuantes na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Ocupou diversos cargos, inclusive foi vice-presidente da entidade, entre 2011 e 2014. Desde 2015, atua na Diretoria Marketing.

Em 2012, ele compôs o Conselho Consultivo Empresarial de Palmas, que reúne representantes do segmento empresarial com o intuito de colaborarem com a Prefeitura na construção de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento da cidade. Em 2014, compôs o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP).

É presidente do CRA Júnior, onde atuou para integrar os estudantes universitários de administração ao Conselho. Nessa função ele desempenhou ações para conscientização quanto ao exercício legal e valorização do profissional.

Henrique Fragata é um grande entusiasta de Palmas. É um visionário e militante incansável pelo progresso da cidade. Preocupado com o crescimento econômico, desenvolvimento social, esporte, meio ambiente etc. Ele não economiza palavras para tecer comentários elogiosos e buscar meios para implementar ações positivas.

Sua atuação vai além do ramo empresarial. Outra área que ele se dedica bastante é em incentivo ao esporte. Em 2009, tornou-se conselheiro do Palmas Futebol e Regatas. Em seguida tornou-se vice-presidente, ajudando a resgatar o clube que tinha sido rebaixado para a segunda divisão e, atualmente, é o campeão estadual. Foi uma volta por cima que o Palmas Futebol e Regatas deu, superando o rebaixamento e chegando a primeira posição no ranking estadual. O empenho de Henrique Fragata, entre tantos outros amantes do esporte palmense, foi primordial para essa conquista. Em 2016, seu nome foi indicado para fazer parte do grupo de condutores no revezamento da Tocha Olímpica durante percurso por Palmas. Em 2018, foi o idealizador da competição Fragata Kart, movimentando os amantes de todo estado que curtem esse esporte radical cheio de adrenalina e diversão.

Faz parte da Associação Clube Antigomobilismo do Tocantins (ACAT), que reúne os amantes e colecionadores de carros antigos do Tocantins. Eles realizam exposições em eventos, onde mostram seus carros antigos chamando bastante atenção de visitantes e turistas.

Outro aspecto marcante de sua trajetória trata-se de seu envolvimento constante com causas e projetos sociais. Enquanto muitos empresários esperam enriquecer para pegar uma sobra de sua riqueza para aplicar em filantropia, Henrique Fragata nunca deixou de promover ações em prol dos mais carentes. Desde o começo, mesmo quando ainda era um pequeno empreendedor, ele ajudava de maneira ampla e generosa diversas entidades assistenciais e pessoas próximas que lhe buscavam auxílio. Ele não presta somente ajuda com oferta em dinheiro, pois também busca envolver suas empresas e funcionários nessa corrente do bem, reunindo esforços em prol de ações benéficas para os mais necessitados (famílias carentes, órfãos, doentes etc.). Assim tem feito campanhas criativas estimulando os clientes da rede Fragata no cuidado e bem-estar do cidadão palmense.

Henrique Fragata está deixando uma marca indelével em diversas entidades, como por exemplo: CRA-TO, ACIPA, SICOVAR, FECOMÉRCIO, JUCETINS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, PALMAS Futebol e Regatas, FASEC, ACAT, Lar Batista F.F.Soren, Hospital do Amor, Associação dos Pioneiros etc.

Ao longo de sua extensa e exitosa carreira ele tem recebido muitas homenagens e premiações: tais como: (1)

Título de Empresário Pioneiro de Palmas, através da Lei nº 966, de 26 de dezembro de 2000, assinada pelo Prefeito Manoel Odir Rocha; (2) Título de Cidadão Palmense, através da Lei nº 1717, de 18 de maio de 2010, do Prefeito Raul Filho; (3) Troféu Destaque do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (FECOMÉRCIO-TO), em 2012; (4) Homenagem em comemoração pelos 24 anos de Palmas na Câmara dos Deputados em Brasília, em 2013; (5) Título Amigo da Marinha, recebido pela Marinha do Brasil, em 2013; (6) Medalha Jubileu de Ouro num belíssimo evento organizado pela vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Deputada Estadual Luana Ribeiro, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Profissão de Administração, em 2015; (7) Troféu Destaque Empresarial ACIPA, em 2018.

Ele não consegue ficar quieto; está sempre em busca de coisas pra fazer. Ativo, falante, sorridente, um tanto elétrico, às vezes parece que está ligado na tomada 220 volts, quem o conhece logo percebe sua personalidade marcante. Henrique Fragata é reconhecido por suas muitas qualidades e virtudes, empreendedor nato, ético, criativo, ousado, líder propositivo, hábil articulador e com enorme paixão por seu trabalho e por Palmas.

Sua trajetória de 30 anos em Palmas deixa uma marca valiosa. São poucos que podem olhar para trás e ver com orgulho o caminho trilhado em três décadas de trabalho árduo e inúmeras realizações. Henrique Fragata tem em sua trajetória esse belo privilégio!

Por esses motivos, Henrique Fragata possui uma multidão de amigos, companheiros e admiradores que enxergam em sua determinação e profissionalismo esplêndido referencial.

Sua bela biografia certamente influenciará positivamente um sem-número de empreendedores que seguirão seu exemplo virtuoso, contribuindo nas próximas décadas para o crescimento de Palmas e do Tocantins!

DEPOIMENTOS:

Veja alguns comentários de amigos, desportistas e lideranças políticas.

“Tenho a certeza que as futuras gerações terão nesse livro um espelho e uma profissão de fé para saber que é sempre importante acreditar, trabalhar com honestidade para colher os frutos e a admiração que Henrique Fragata tem hoje. Recomendo a leitura dessa história viva de um grande amigo e palmense!” Senador Eduardo Gomes

“Henrique Fragata tem a cara de Palmas. Estivemos juntos em muitos momentos e a alegria, o otimismo, a obstinação em realizar seus sonhos sempre me chamou a atenção. Apaixonado por Palmas e por tudo que se refere a ela, sempre vê o lado bom das coisas e transforma as adversidades em novas conquistas. É um empreendedor de mão cheia. Hoje quem não conhece o ‘Fragata’”? Um exemplo de pioneiro da nossa querida Palmas.” Ex-prefeita Nilmar Ruiz

“Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de ser sócio, amigo e irmão desse cara espetacular que entrou nas nossas vidas para sempre e que sei que eu e minha família temos como um porto seguro em qualquer situação.” Sócio e amigo Amando Leão

“No final dos anos 90, eu prestava serviço para várias empresas de Palmas, mas poucas alcançavam a lucratividade e equilíbrio financeiro do Fragata. Aquilo me marcou bastante. O Henrique administrava de forma diferente. Ele estava à frente do seu tempo. Depois, o universo nos uniu e, hoje, além de amigos, somos sócios.” Sócio e amigo Charles Fischer

“Tenho orgulho de falar deste homem de coração grande e fazer parte de sua história. Eu posso falar que ele não é meu patrão, ele é bem mais do que isso! Ele é como um pai, por isso eu chamo o Henrique de meu ‘paitrão’.” Gonçalo de Sousa, funcionário mais antigo do Grupo Fragata, 28 anos!

“Faço parte da família Fragata há 20 anos. Henrique é um empresário pioneiro que sabe dar valor nas suas origens, nas pessoas que acompanharam sua trajetória, que estiveram do seu lado. Comecei como recepcionista, fui secretária e hoje atuo como gerente da matriz. É um orgulho fazer parte de uma empresa que começou em 1991 e hoje é uma das mais bem-sucedidas do Tocantins!” Regina Rodrigues – Gerente do Fragata Sede

“Eu fui uma das primeiras clientes do Henrique e até hoje lavo meu carro no Fragata. Os funcionários do Tribunal de Contas lavavam os carros todas as semanas, ele anotava no ‘caderno de fiado’ e pagávamos uma vez por mês. Desde aquela época, ele é nosso amigo. A gente tem muitas estórias legais. O Henrique é um grande profissional, um vencedor.” Ana Peres de Souza, servidora aposentada do TCE

“Henrique Fragata é um visionário, um empreendedor que chegou no início da implantação de Palmas, trazendo um ramo de negócio que foi primordial para crescimento econômico, social, geração de emprego. Ele é um líder que motiva e influencia os seus funcionários e clientes.” Orlando Alves da Silva, conselheiro substituto do TCE

“Só tenho lembranças boas para falar do Henrique. Nós participamos da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA). Muito empreendedor, um cara de um coração maravilhoso. O Henrique pra mim é um amigo, um irmão. Tenho um carinho especial por ele!” Jannair Alves de Souza (Jannair Imóveis)

“Ele é um grande amigo, empresário exemplar, cidadão palmense, pai de família honrado, lutador na defesa do associativismo empresarial, um cara doador, não só do financeiro, mas também do seu suor, das suas ideias, uma pessoa incrível! Uma referência para qualquer cidadão que sonha com uma cidade melhor, um estado bom, um País maravilhoso!” Fabiano Parafusos

“Nós temos uma amizade antiga, de aproximadamente 25 anos, com muitas estórias interessantes. Posso dizer que a maneira como ele trata seus negócios é com muita honra, com muita dignidade. A filosofia dele é de muito trabalho e de igualdade com todos. Ele é muito criativo, um cara diferenciado mesmo. Tenho enorme admiração por ele!” Ivan Ricardo da Ferpam

“O Henrique é uma pessoa inteligente, é batalhador, visionário, consistente. Ele é muito prestativo e honesto. Veio do Rio de Janeiro e começou a desbravar o Tocantins. Fez e está fazendo uma linda história. O Henrique é o melhor do Brasil nesse ramo em que atua. Ele é para mim como um irmão. Admiro muito ele. Desejo tudo de bom pra ele e sua família!” Josafan Rodrigues Santana (Grupo APredilar de Araguaína)

“Uma pessoa com muitas qualidades dignas de todo respeito e admiração: autoconfiança, coragem, bondade, persistência, desapego, garra, disciplina, empatia, generosidade, honestidade e humildade. Um Administrador apaixonado pela sua profissão, um profissional seleto com perfil de líder e empreendedor, o que o fez um empresário de sucesso.” Adm. Francisco Costa (Presidente CRA-TO)

“O Henrique é um empresário pioneiro em Palmas. Ele que se tornou bem-sucedido e agregou a marca de seu negócio ‘Fragata’ ao seu nome, ficando ‘Henrique Fragata’. Em 2015, nós dois recebemos a ’Comenda pelo Jubileu de Ouro’ em comemoração aos 50 anos da profissão de Administrador no Brasil. Foi uma grande honra receber essa homenagem ao lado de um amigo, companheiro de profissão e colega de trabalho.” Administrador Eugênio Pacceli

“Admiro sua vida, sua história de pioneirismo em Palmas. Ele é um empreendedor, um sonhador e um apaixonado pela nossa cidade!” Prof. Iranilson Mota – Representante da marca O Monge e o Executivo

“Brilhante aluno, sempre otimista, muito criativo, o que possibilitou, entre a teoria e prática, aplicar as ferramentas de Administração em seu empreendimento e tornar um dos melhores no ramo.” Adm. Prof. Elion Sarmento

“O Henrique Fragata é realmente um profissional que faz a diferença. Ele se tornou um cidadão tocantinense, um pioneiro que faz acontecer, que contribui muito com toda nossa sociedade.” Master Coach Tudy Vieira

“Além de empresário pioneiro, ao longo desses anos ele contribuiu bastante com o esporte e com muitas outras ações. Eu sei que todo o legado já construído, desde a sua chegada no início de Palmas, todas as etapas vividas em várias atividades que ele participou, eu creio que ele merece uma homenagem realmente grandiosa.” Belmiran de Souza - Ex-jogador e dirigente do Palmas Futebol e Regatas

“Eu fui o presidente do Palmas Futebol e Regatas na conquista do 5º título estadual, que aconteceu em 2007. Foi fundamental a participação do Henrique naquela vitória. Ele foi meu tesoureiro, meu amigo, companheiro. Era um apoiador vibrante. Ele tem no DNA dele a marca do clube. A história do Palmas não seria o que é hoje sem a contribuição dele.” Fernando Resende - Ex-presidente do Palmas Futebol e Regatas

“Posso dizer que o Henrique é um grande amigo do Palmas Futebol e Regatas, um dos melhores amigos que o Clube já teve. Henrique é um grande amigo e incentivador do esporte no Tocantins!” Lindner Primo - Ex-supervisor do Palmas Futebol e Regatas

“O Henrique Fragata deu grande contribuição ao futebol, como jogador, líder de torcida, apoiador e patrocinador de eventos esportivos, conselheiro e dirigente do time Palmas Futebol e Regatas. É alguém ama o esporte, ama Palmas e ama o Tocantins!” Delfino Serpa de Freitas “Pit” – Organizador de eventos esportivos

“Posso dizer como poucos acerca da evolução e dos acontecimentos relacionados ao esporte tocantinense. Tenho enorme satisfação em falar do Henrique Fragata, pois eu vi ao longo desse período sua colaboração ao desenvolvimento do esporte em nossa cidade.” Jornalista Reinaldo Cisterna

“Eu e o Henrique fizemos muitas coisas juntos, jogamos bola nos campos de terra pela cidade, colaboramos com o Palmas Futebol e Regatas, viajamos juntos e vimos várias vitórias do nosso clube. Posso resumir Henrique como um grande empreendedor, ótimo amigo, bom esposo e excelente pai de família.” Chicão da ENERGISA

“Ele é um braço forte da nossa Associação Clube Antigomobilismo do Tocantins (ACAT). Foi um grande propulsor do nosso clube. Já fizemos vários eventos envolvendo a comunidade em ações de solidariedade. Quando o Henrique se propõe ajudar ele dá o sangue, ajuda bastante, faz o seu melhor. É um privilégio contar com sua amizade e participação no nosso clube de amigos e apaixonados por automóveis!” Presidente da ACAT Renato Luiz Pereira

“Vejo no Henrique um exemplo de amor ao próximo, pois sempre está engajado em ajudar pessoas e instituições de forma desprendida, sempre surpreendendo com excelentes iniciativas para tornar a sociedade mais inovadora e com melhores práticas de gestão.” Cmdt Vilmar Fortuna – Ex-comandante da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins

“É uma pessoa de Deus, empreendedor de sucesso, com uma empatia social extraordinária e com um dom de servir brilhante! Essa homenagem singela é merecida, pois o amor que ele tem por Palmas é inconfundível. Que Deus continue abençoando rica e abundantemente a sua família!” Pastor Clécio Bezerra Nunes

“Pelo que conheço Henrique Fragata, eu o cognominaria como “Aquele que serve a Deus servindo ao próximo.” Pastor Arias Soares

“Henrique Fragata sempre idealizador, criativo, um líder nato. Um homem simples, companheiro, temente a Deus, que dedica seu tempo para compartilhar em obras sociais.” Amigo Raimundo Filho

“Henrique é um amigo especial do Lar Batista F.F.Soren. A cada festa, nosso amigo está presente com sua ‘barraca do suco de laranja” mostrando a todos que um empresário pode arregaçar as mangas e fazer acontecer. Quando precisamos de ideias para promover o Lar, nosso amigo está sempre pronto a nos ajudar com ideias super inovadoras!” Missionários Robson e Judite Rocha – Lar Batista F.F. Soren

“Henrique é nosso tesoureiro na Associação dos Pioneiros de Palmas – APPA. Participante ativo de todas as reuniões e assembleia. Fez história como pioneiro de Palmas. Tem um engajamento e uma trajetória rica de detalhes que marcam a vida de um cidadão que veio para ficar e construir seu lar e família no Tocantins.” Luara Aquino – Presidente da Associação dos Pioneiros de Palmas

“O Henrique Fragata tem sido uma pessoa muito solidária, alguém que ajuda a abrir portas. Ele é um dos fundadores da Associação Palmas para a Vida e o vice-presidente. Ele é muito influente em Palmas e tem ajudado bastante nossa Associação e o Hospital do Amor. Ainda temos um bom caminho pela frente, mas tenho a certeza que vamos conseguir!” Leonel Dias - Coordenador do Hospital do Amor no Tocantins

BIBLIOGRAFIA:

ADAPEC – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins. 2011. Adapec realiza Ação Solidária em creche no Jardim Taquari. Disponível em: https://adapec.to.gov.br/noticia/2011/12/15/adapec-realiza-acao-solidaria-em-creche-no-jardim-taquari/

ADESG-TOCANTINS. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.schoolandcollegelistings.com/BR/Palmas/347079038680936/ADESG---Tocantins

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2015. Zé Roberto reforça debate de projetos ambientais com entidades e órgãos públicos. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/5787/ze-roberto-reforca-debate-de-projetos-ambientais-com-entidades-e-orgaos-publicos

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ATLAS BRASIL. 2020. Tocantins. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_uf/tocantins

AYRES, C.A. 2019. Como fazer uma biografia: 10 dicas do início ao fim. Disponível em: https://www.familia.com.br/como-fazer-uma-biografia-10-dicas-do-inicio-ao-fim/

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2013. Sessão solene em homenagem ao Aniversário de Palmas, Capital do Tocantins. Discursos e Notas Taquigráficas. Brasília. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/SitaqWeb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=108.3.54.O&nuQuarto=1&nuOrador=1&nuInsercao=2&dtHorarioQuarto=10:00&sgFaseSessao=HO&Data=13/05/2013&txApelido=C%C3%89SAR%20HALUM%20(PRESIDENTE),%20PSD-TO

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS. 2000. Lei nº 966 de 26 de dezembro de 2000. Título de empresário pioneiro ao senhor Henrique Cardoso e da outras providencias. Disponível em: https://cm-palmas.jusbrasil.com.br/legislacao/249013/lei-966-00

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS. 2010. Lei Municipal nº 1717, de 18 de maio de 2010. Concede Título de Cidadão Palmense ao Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Palmas-TO. Disponível em: https://legislativo.palmas.to.gov.br/media/leis/LEI%20ORDINARIA%20N%C2%BA%201717%20de%2018-05-2010%2015-16-3.pdf

CATÓLICA DO TOCANTINS. 2018. Acadêmicos de Administração recebem empresário em sala de aula. Disponível em: http://ge.catolica-to.edu.br/portal/portal/noticia/3257

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

CBN TOCANTINS. 2018. Feira marca o lançamento do 1º Clube de antigomobilismo da capital. Disponível em: https://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-tocantins/cbn-tocantins-1.318013/feira-marca-o-lan%C3%A7amento-do-1%C2%BA-clube-de-antigomobilismo-da-capital-1.1675860

COMANDO TRICOLOR. 2009. Belarmino pode renunciar presidência do Palmas. Disponível em: http://comando-tricolor.blogspot.com/2009/06/

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Fabiano do Vale é candidato único na eleição da ACIPA nesta terça-feira. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/14/fabiano-do-vale-e-candidato-unico-na-eleicao-da-acipa-nesta-terca-feira

CONEXÃO TOCANTINS. 2011. Vice-presidente da Acipa defende reajuste dos coletivos e diz que empresários deverão se adequar. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2011/07/22/vice-presidente-da-acipa-defende-reajuste-dos-coletivos-e-diz-que-empresarios-deverao-se-adequar

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Câmara de Palmas entrega quatro títulos de cidadão palmense. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/23/camara-de-palmas-entrega-quatro-titulos-de-cidadao-palmense

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Câmara entrega títulos de cidadão palmense na próxima quarta-feira. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/21/camara-entrega-titulos-de-cidadao-palmense-na-proxima-quarta-feira

CONEXÃO TOCANTINS. 2016. ACIPA comemora os 25 anos do Palácio do Araguaia. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2016/03/09/acipa-comemora-os-25-anos-do-palacio-araguaia

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Pioneiros de palmas realizam confraternização na ilha canela. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/12/14/pioneiros-de-palmas-realizam-confraternizacao-na-ilha-canela

COSTA, Pierre Alves. 2009. Duque de Caxias (RJ) - de cidade dormitório à cidade do refino do petróleo: um estudo econômico-político, do início dos anos 1950 ao início dos anos 1970. Tese de Doutorado – Universidade Federal Fluminense. 339f. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1185.pdf

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/transparencia-cfa/conselho-regional/

DALE CARNEGIE. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.dalecarnegie.com/pt-br/courses-v2/190

FAPAL – Faculdade de Palmas. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.fapal.edu.br/index.asp

FECOMÉRCIO. 2019. Fecomércio e empresários participam de reunião com prefeitura para apresentação de proposta de nova estação de ônibus. Disponível em: http://www.fecomercioto.com.br/noticia/fecomercio-e-empresarios-participam-de-reuniao-com-prefeitura-para-apresentacao-de-proposta-de-nova-estacao-de-onibus

FOLHA CAPITAL. 2016. Inauguração Fragata. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/sociais/view/13/inauguracao-fragata

FRAGATA LAVA JATO. 2020. Site oficial. Disponível em: http://www.fragatalavajato.com.br/

FTF – Federação Tocantinense de Futebol. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.ftf.org.br/

FGV – Fundação Getúlio Vargas. 2016. 100 anos da aviação naval no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Projetos. 124p. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/pdf_baixa_-_aviacao_naval_0.pdf.

G1TOCANTINS. 2014. Empresário investe em Palmas e triplica número de lojas em 24 anos. Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/05/empresario-investe-em-palmas-e-triplica-numero-de-lojas-em-24-anos.html

G1TOCANTINS. 2017. Fotos inéditas contam a história dos primeiros anos de Palmas. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/fotos-ineditas-contam-a-historia-dos-primeiros-anos-de-palmas.ghtml

HCA – Hospital Central da Aeronáutica. 2020. Histórico. Disponível em: http://www2.fab.mil.br/hca/index.php/historico

Instituto Você. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.1234voce.com/tocantins/

JORNAL DO TOCANTINS. 2016. Confira primeira lista dos condutores da Tocha Olímpica em Palmas - Jornal do Tocantins. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/esporte/confira-primeira-lista-dos-condutores-da-tocha-ol%C3%ADmpica-em-palmas-1.1098179

JUSTOCANTINS. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados ao novo Prefeito de Palmas. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-13319-nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-ao-novo-prefeito-de-palmas.html

JUSTOCANTINS. 2016. 1º Leilão Direito de Viver terá recursos revertidos para o Hospital do Câncer de Barretos. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-33751-1-leilao-direito-de-viver-tera-recursos-revertidos-para-o-hospital-do-cancer-de-barretos.html

LAR BATISTA F.F.SOREN. 2014. Histórico. 6p. Disponível em: http://www.domboscoto.com.br/administracao/files/files/Projeto_LBFFSoren.pdf

MARINHA DO BRASIL. 2020. Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/om/base-aerea-naval-de-sao-pedro-da-aldeia

MARINHA DO BRASIL. 2020. Base Naval do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/bnrj/

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2017. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Henrique Fragata. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=623_T1LsbHU

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

OGIRASSOL. 2013. Palmas será homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/ultimas/palmas-sera-homenageada-em-sessao-solene-na-camara-dos-deputados

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Acipa premia os melhores de 2018. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/acipa-premia-os-melhores-de-2018/

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Encontro dos pioneiros de palmas reúne a comissão em noite de organização e jantar. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/encontro-dos-pioneiros-de-palmas-reune-a-comissao-em-noite-de-organizacao-e-jantar/

PALMAS FUTEBOL E REGATAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://palmasfr.com/

PERFIL EMPRESARIAL. 2016. Fazendo História - Entrevista com Henrique Fragata. Palmas. Edição Outubro/2016. p. 22-23. Disponível em: https://issuu.com/perfilempresarial/docs/perfil_site_efdd7cb690fcdc

PERFIL-TO. 2019. Depoimento do Empresário Henrique Fragata. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GrX-vS7tuGI

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL CNN. 2010. Acipa elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: http://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1882-acipa-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

PORTAL GILDA BONFIM. 2016. Símbolo do Tocantins, Palácio Araguaia completa 25 anos. Disponível em: https://www.portalgildabonfim.com.br/site/simbolo-do-tocantins-palacio-araguaia-completa-25-anos/

PORTAL GILVERTO SILVA. 2016. Confira a lista dos condutores tocantinenses que vão carregar a Tocha Olímpica em Palmas. Disponível em: http://antigo.portalgilbertosilva.com.br/imprimeNoticia/16182/confira-a-lista-dos-condutores-tocantinenses-que-v-o-carregar-a-tocha-ol-mpica-em-palmas

PORTAL NA BOCA DO POVO. 2016. Palmas: ACIPA comemora os 25 anos do Palácio Araguaia. Disponível em: http://www.portalnabocadopovo.com.br/2016/03/09/palmas-acipa-comemora-os-25-anos-do-palacio-araguaia/

PORTAL PALMAS-TO. 2013. Personalidades palmenses recebem homenagem em Brasília. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/gabinete/noticia/9646/personalidades-palmenses-recebem-homenagem-em-brasilia/

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ. 2013. Comitiva de Tocantins conhece o Almoxarifado Central. Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=3dd400de2e553d&id=19875

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2013. Empresários discutem com o prefeito Carlos Amastha demandas do setor. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/desenvolvimento-economico/noticia/9896/empresarios-discutem-com-o-prefeito-carlos-amastha-demandas-do-setor/

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2014. Decreto nº 793, de 20 de junho de 2014. Designa membros para compor o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas – CIDEP, e adota outras providências. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1146681/decreto-n%C2%BA-793-2014-de-20-06-2014

PREVOT, Rejane; MARTINS, Celina Maria Frias Leal; BARROS, Denise Franca; COSTA, Alessandra de Sá Mello da. 2014. A Trajetória Histórica de Duque de Caxias e a Constituição do Espaço Social a partir do Advento da REDUC: Paradoxos e Contradições. In: anais do 8º ENEO – Encontro de Estudos Educacionais da ANPAD. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnEO365.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SEBRAE. 2020. Empretec. Disponível: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rn/sebraeaz/empretec-2017,9d72dcc527bfa510VgnVCM1000004c00210aRCRD

SECOM – Secretaria de Comunicação. 2004. Adagsmar Araújo é o novo presidente do Palmas. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/adagsmar-araujo-e-o-novo-presidente-do-palmas-4898/

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SURGIU. 2019. Graciosa vai receber exposição de veículos antigos e feira de pulgas no sábado, 20. Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/07/17/graciosa-vai-receber-exposicao-de-veiculos-antigos-e-feira-de-pulgas-no-sabado-20/

T1NOTÍCIAS. 2018. Empresário Joseph Madeira é eleito novo presidente da Acipa para quadriênio 2019/2022. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/cidades/empresario-joseph-madeira-e-eleito-novo-presidente-da-acipa-para-quadrienio-20192022/99571/

T1NOTÍCIAS. 2018. Festa dos Pioneiros de Palmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/a/100099/

T1NOTÍCIAS. 2020. Luana Ribeiro preside sessão em comemoração à profissão de administrador. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/acao-parlamentar/luana-ribeiro-preside-sessao-em-comemoracao-a-profissao-de-administrador/70261/

VASCO DA GAMA. 2020. História. Disponível em: https://www.vasco.com.br/site/conteudo/subcategoria/1?pg=3

WIKIPÉDIA. 2020. Belford Roxo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Belford_Roxo

WIKIPÉDIA. 2020. Cabo Frio. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Frio

WIKIPÉDIA. 2020. Eleições estaduais no Tocantins em 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2018

WIKIPÉDIA. 2020. Fragata Niterói. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/F_Niter%C3%B3i_(F-40)

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Os Paralamas do Sucesso. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Paralamas_do_Sucesso

WIKIPÉDIA. 2020. Palácio do Araguaia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Araguaia

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas Futebol e Regatas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas_Futebol_e_Regatas

WIKIPÉDIA. 2020. Roberto Dinamite. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Dinamite

WIKIPÉDIA. 2020. São João de Meriti. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Meriti

WIKIPÉDIA. 2020. Selvagem? Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selvagem%3F

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior