QUEM SOU EU

Cordelista, professor, funcionário público. Filho de Cícero Vieira Pessôa e Marili da Silva Pessôa. Estudou a Educação Infantil na Escola Municipal Zacarias Amorim, povoado Buenos Aires, extensão da Escola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica, onde concluiu o fundamental II, situada no Povoado Bonifácio; médio no Centro de Estudos Supletivo Remy Maya e o normal médio na Escola Estadual Graciliano Ramos, ambos em sua cidade natal. Graduado em Letras Português, pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/IFAL, Pólo Palmeira dos Índios (2018). Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, e Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos-EJA, pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa – FERA, Ensino à Distância (ambas em 2017). Frentista no Posto JP, em Igaci (2007-12). Professor na Escola Municipal Manoel Rosa, no sítio Velha Ana, em Palmeira dos Índios (2004-06) e na Educação de Jovem e Adulto-EJA, na escola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica (2015-17). Funcionário público municipal em Palmeira dos Índios, desde 2011, inicialmente como Gari, posteriormente na administração, lotado na Secretaria de Cultura, sendo atendente no Museu Xucurus, desde 01/2016. Membro da AALC, onde ocupa a cadeira nº 13, cujo patrono é Silvino Pirauá de Lima. Obras: Trajetória de Um Cordelista, Palmeira dos Índios: Ed. do Autor, 2018; Amor Platônico, Palmeira dos Índios: Ed. do Autor, 2019. Mestre Graça; Palmeira dos Índios-Enaltecendo sua História; A Desilusão do Cachorro Rabo Fino; O Cantar de uma Criança; A Flor do Mandacaru; Zé Tatá - O Cabra que Defecou em Pé; A Fuga da Asa Branca; Honestidade - Virtude Esquecida; Ht de Fio Dental; Museu Xucurus de Palmeira dos Índios; Museu Xucurus - A Lenda (Um Pouco de Tudo e Muito do Nada); A Desilusão de Fortunato Vendo o Sol Nascer Quadrado; Sobre a Cama da Baleia; Santos do Nordeste; Conquistando Madalena; A Majestade Sábia; Assombrando a Sogra; Discussão de Vizinho; O Eletricista Trapalhão; Gari – Profissão Invisível?; Michael Jackson – The Immortal; Lampião Caolho; Chaves; Marta Silva no País do Futebol; Um Adeus Sem Partida; Chapeuzinho Vermelho - Cordel Encantado; Descomplicando a Gramática; DINHO KAPP – O Papa Capim; Alagoas - Memória Cultural: Coleção Grandes Nomes do Cenário Alagoano (em 09 volumes); Carlinhos Maia-Your Story e O Homem da Capa Preta, todos em Palmeira dos Índios: Edição do Autor, 2017 (livretos). Escreveu cordel no livro Manoel Antônio dos Santos: Um Grande Exemplo de Vida (Coletânea), Alexandra Lacerda, Ciro Veras e Marcos Brandão (orgs.), Maceió: Soslaio Editora, 2020, p. 10.

( Nasceu em Palmeira dos Índios – AL 04/12/1978 ).

TonyPessoa
Enviado por TonyPessoa em 09/02/2020
Código do texto: T6862198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.