Agressão

Agressão não necessariamente é algo físico. Às vezes não precisa de contato como um tapa, um soco, um aperto forte ou até mesmo tacar alguma coisa em alguém. Existem muito mais tipos de agressões.

Irei trazer aqui algumas.

Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.

Violência institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.

Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

Violência moral- ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.

Violência patrimonial- ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

Violência psicológica- ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

Violência sexual- ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

Link: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/tipos-de-violencias

Só quis trazer esse assunto hoje porque...

A algum tempo um membro da minha família cujo eu tento manter distância pela falta de caráter, paciência (de ambos) e respeito um pelo outro, adotou o costume de chegar em casa com um humor deplorável depois do trabalho e digamos que pra ele “que se dane se a outra pessoa não tem nada haver com meus problemas”, vai e desconta em mim, minha irmã , às vezes mãe e até agora a pouco o cachorro. [risos]

E hoje...

Hoje ele ameaçou botar o cão na rua porque a casa estava cheirando a cachorro. O que é uma situação que dá para resolver, eu sei. Mas situações constantes assim, de conflitos, são cansativas, e eu não sou o ser humano mais calmo do mundo. Então eu respondi “ao invés de ameaçar tanto, faça de uma vez. Abandono de filhote gera multa e você sabe bem.”

Foi aí que a briga ficou mais séria. Ele tentou pegar o cachorro e minha mãe não deixou. Tenho certa pena dela por optar por tentar controlar a fera toda vez que quer se meter em confusão. Daí ele veio até mim e gritou algo que não consigo lembrar. Só lembro das palavras “ e não grite outra vez comigo”. Sendo que em momento algum aumentei meu tom de voz e a única pessoa que estava gritando era ele.

Então eu disse “hora nenhuma eu gritei com você”, então com a toalha q ele tinha na mão, porque na verdade o que ele quis mesmo foi me bater com as próprias mãos, ele me acertou na cabeça e braço e gritou “ ME RESPEITA” repetidas vezes. Depois disso falou outra coisa que não ouvi e saiu. Eu disse as costas dele “depois quer meu respeito tento atitudes assim”, minha mãe me repreendeu e continuou a fazer o que estava fazendo.

O que senti nessa situação não foi medo, mas senti meu corpo todo tremer. Eu não tenho nome pro meu sentimento. Então respirei fundo repetidas vezes e recitei um mantra que me ajuda a acalmar. Brinquei com meu cachorro e depois vim pro meu quarto escrever isso.

Alguns vão me achar uma boba por contar o que aconteceu hoje. Vão achar que não foi nada demais. E que por não ser uma agressão “seria” talvez eu nem devesse estar comentando. [risos]

Como eu acredito que vocês já tenham deduzido que a tal fera é o meu pai, que eu considero uma pessoa desequilibrada, infeliz, rancorosa, sem paciência, muitas vezes estupida e sem a mínima noção do que acontece a sua volta , mesmo com todas essas características, ele deixou de ser meu pai?

Não o defendo, não como a minha mãe, ele é um valentão sim. Mas hoje eu vi medo nos olhos dele, vi medo na voz dele quando ele falava mesmo no meio da gritaria, mas não vi medo quando ele me acertou, e o medo passou logo em seguida quando gritou de novo. Eu não o defendo. E sei q lá no fundo o amo mesmo que seja um pouco. Não o odeio. Mas como poderia respeitá-lo? Como se respeita uma pessoa que não respeita você ? Não me basta o fato de ele ser meu pai. Isso não lhe dá o direito de fazer o que bem entende comigo. Eu sou um ser humano e tenho direito a respeito sim.

Então pra mim não me importa se é o meu pai, alguém da minha família, um amigo, um desconhecido. Todos devem se tratar com o mínimo de respeito e qualquer tipo de agressão vai contra isso.

Ninguém é superior a ninguém. Ninguém deveria querer diminuir ninguém. E ninguém merece qualquer tipo de agressão. Seja um bandido na cadeia há um filho dentro de casa. Todos merecem o mínimo de respeito. Porque, afinal, todos somos humanos.

E pra mim isso já basta, e para você?

Rayssa Dias
Enviado por Rayssa Dias em 30/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6933626
Classificação de conteúdo: seguro