Diário Espiritual - Abril de 2020

22 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente." (Êxodo 27.20)

OBSERVAÇÃO: Nós precisamos, como as lâmpadas do tabernáculo precisavam do azeite para serem mantidas acessas, de constante graça do Senhor para manter nossa vida espiritual, tal como precisamos de alimento para manter nossa saúde física. Uma das provisões do Senhor para manter nossa vida espiritual é o que Ex 28.3 chama de "espírito da sabedoria".

APLICAÇÃO: Preciso buscar diariamente o alimento espiritual da parte do Senhor pelos meios de graça que Ele estabeleceu, para manter minha vida espiritual ativa e não me deixar dominar pela escuridão do pecado. Pretendo, para isso, melhorar meu devocional pessoal através da produção desse diário.

ORAÇÃO:

- Agradecer pelo progresso espiritual da minha família até o presente momento.

- Sabedoria aos pastores e mestres da igreja fluminense para que eles possam edificá-la nesse período de epidemia.

- Cura para o estado do Rio de Janeiro, pois a epidemia praticamente parou nosso estado.

23 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Santíssimo é ao Senhor" (Êxodo 30.10).

OBSERVAÇÃO: No Êxodo, vemos que todos os utensílios e objetos usados na adoração a Deus precisam ser santificados, separados para uso exclusivo Dele, e diversos rituais e cerimônias são estabelecidos para marcar essa separação das coisas do Senhor das coisas comuns. O Novo Testamento aplica esse pensamento aos crentes em Jesus Cristo, de maneira que nós que somos separados para sermos de Deus precisamos também nos separar das práticas do mundo.

APLICAÇÃO: Meu corpo é templo do Espírito Santo, santíssimo ao Senhor, de modo que eu preciso abandonar todo hábito em que eu use meu corpo para fazer coisas que desagradam a Deus. Em especial, devo prestar atenção às coisas que falo e às palavras que uso, para que minha boca seja santa, então não deve sair dela palavras torpes ou prejudiciais.

ORAÇÃO:

- Agradecer a Deus porque Seus mandamentos nos ensinam como devemos santificar nosso corpo.

- Perdão pelo uso de palavras torpes, por qualquer falso testemunho ou engano e qualquer outro uso indevido do corpo. Perdão por não honrar a Deus com meus lábios.

- Que Ele purifique a igreja brasileira, nossos corações e nossos lábios, para que demonstremos através das nossas obras que Ele habita em nós.

24 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram" (Êxodo 30.21).

OBSERVAÇÃO: Os sacerdotes constantemente estavam diante da morte. Ao se dedicar às coisas do Senhor, eles estavam sempre diante da possibilidade de cometer um erro e serem mortos por isso. O Senhor não é domesticável. Ao nos aproximarmos Dele, precisamos ter em mente que nossa vida está em Suas mãos, e que Ele odeia o nosso pecado, a nossa maldade, a nossa injustiça. Por isso, deveria haver muita seriedade no culto a Deus.

APLICAÇÃO: Considerando que toda minha vida é culto a Deus, preciso ter mais seriedade na minha luta contra o pecado. Vou procurar ser mais atento ao meu comportamento, ter mais gravidade no dia a dia, evitando determinadas brincadeiras e atitudes infantis que desagradem ao Senhor ou prejudiquem as pessoas ao meu redor.

ORAÇÃO:

- Agradecer porque, ainda que mereçamos a morte pelos nossos pecados, Ele nos poupa todos os dias.

- Perdão por muitas vezes pecar confiando na misericórdia divina.

- Pelo ministério com surdos das igrejas no Uzbequistão. Que essas igrejas consigam ensinar a Palavra de Deus com fidelidade apesar das dificuldades.

25 de ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "(...) a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer (...) conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado" (Êxodo 36.1).

OBSERVAÇÃO: Esse texto nos mostra não apenas que a sabedoria e a inteligência, mesmo para artes mecânicas, vêm de Deus, mas destaca como a sabedoria daqueles homens seria usada: para fazer as coisas conforme o Senhor tinha ordenado. A sabedoria cristã é o discernimento necessário para se aplicar à vida cotidiana os princípios eternos da Palavra de Deus.

APLICAÇÃO: Vou pedir por mais sabedoria e inteligência a Deus, especialmente para ser um bom pai e um bom marido.

ORAÇÃO:

- Agradecer pela misericórdia sobre minha vida mesmo quando fracasso em fazer as coisas da maneira como Ele deseja.

- Perdão por quebrar cada um dos dez mandamentos.

- Que Deus derrame sobre mim espírito de sabedoria e de inteligência para que eu posso fazer tudo aquilo que Ele me ordena.

26 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse" (Êxodo 36.5).

OBSERVAÇÃO: O povo de Israel era muito grande. Só de homens, eram centenas de milhares. E eles haviam pegado grande despojo do Egito ao saírem de lá. Por isso, bastava que cada um desse um pouquinho para a obra do santuário para que houvesse o suficiente. Parece-me que pela quantidade de pessoas que se professam cristãs em minha cidade, nós temos recursos materiais e espirituais mais do que suficientes para transformá-la e fazer grandes coisas, basta que todos nós nos dediquemos um pouco.

APLICAÇÃO: Embora eu creia que ainda estou em um momento da minha vida de preparação, preciso usar dos recursos que Deus já me deu para contribuir para o Seu Reino de alguma forma. O compartilhamento das reflexões que eu vou colocar nesse diário podem ser um começo, mas não são suficientes. Preciso buscar abençoar minha igreja local de alguma forma.

ORAÇÃO:

- Agradecer pelos recursos espirituais que recebi, mesmo aqueles que não percebo.

- Perdão por não usar os meus dons e talentos especificamente para abençoar minha igreja local.

- Sabedoria e inteligência para usar os meus recursos para abençoar minha igreja local.

27 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" (Mateus 1.1).

OBSERVAÇÃO: A coisa mais importante que esses homens e mulheres citados na genealogia de Jesus fizeram foi ter um filho e cuidar dele. Mesmo aqueles nessa genealogia que porventura fossem ímpios, mesmo aqueles que fossem péssimos pais, tiveram como principal contribuição na história da salvação o gerar. Se eles tivessem feito tudo errado, e só tivessem feito isso, essa coisa que eles fizeram já deveria nos fazer ser muito gratos por eles, já que através disso nós recebemos Jesus.

APLICAÇÃO: Minha principal função nesse mundo, a principal maneira pela qual eu glorifico a Deus nessa terra, é sendo um bom pai e um bom marido. Preciso dar mais valor a essa tarefa, e me dedicar mais a ela.

ORAÇÃO:

- Agradecer pela vida do meu filho e pelos livramentos que ele sempre recebe.

- Perdão por não me dedicar com o zelo devido à paternidade.

- Que os pais da cidade do Rio de Janeiro sejam capacitados pelo Espírito Santo a conduzir os seus filhos a Cristo.

28 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos" (Mateus 5.44).

OBSERVAÇÃO: Um dos pontos principais da ética de Jesus é que devemos retribuir aqueles que nos fazem mal com o bem. Esses que nos fazem mal podem ser nossos inimigos declarados, mas muitas vezes os maiores males contra nós são causados pelas pessoas que nós mais amamos - e, para nosso horror, pelas pessoas que mais nos amam. Isso significa que amar o nosso filho, o nosso marido, a nossa esposa, o nosso melhor amigo, pode ser mais difícil do que amar um adversário.

APLICAÇÃO: Eu sou uma pessoa que guarda muita mágoa, e isso me impede que retribuir o mal com o bem. Preciso procurar não me vingar de maneira alguma da pessoa que me é mais próxima, antes, retribuir qualquer coisa ruim que ela fizer comigo com mais amor.

ORAÇÃO:

- Agradecer pelo meu casamento, pois ele é um dos instrumentos de Deus para me ensinar a amar.

- Perdão por frequentemente falhar como marido.

- Que Deus me purifique de todo sentimento de mágoa e vingança.

29 DE ABRIL DE 2020

.

30 DE ABRIL DE 2020

ESCRITURA: "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 6.1)

OBSERVAÇÃO: Jesus diz nesse texto que se nós dermos esmolas nós seremos recompensados pelo Pai. Seja lá qual for a natureza dessa recompensa, não devemos desprezá-la: só o fato de sabermos que nosso Pai se agrada e nos presenteia por ajudarmos o próximo, inclusive financeiramente, faz com que nós que acreditamos no Deus de Jesus estejamos na obrigação de sermos conhecidos como um povo que ajuda os outros - ainda que não façamos isso com a intenção de sermos elogiados pelos homens. O Oitavo Mandamento, não roubarás, não significa apenas que nós não devemos subtrair os bens dos próximos, mas também que devemos ajudar aqueles que precisam.

APLICAÇÃO: Eu tenho muita dificuldade de ajudar os outros porque sempre sinto que a pessoa não merece. Preciso me armar do pensamento de que é justamente por que a pessoa não merece que eu serei recompensado por isso para ter a coragem de ser radicalmente amoroso como Jesus.

ORAÇÃO:

- Agradecer por Deus ter ouvido nossas orações em relação à necessidade financeira de uma irmã, agradecer pela vida de cada pessoa que ajudou.

- Perdão por dar desculpas para ser egoísta e pão-duro.

- Que a Igreja seja movida pelo Espírito Santo para ser mais generosa com o próximo.