Ismael Valese - Um Farmacêutico em Ganchos.

Ismael Valese - Um Farmacêutico em Ganchos.

Você sabia, que por falta de recursos médicos na região de Ganchos, a partir dos anos de 1960, o farmacêutico era a maior autoridade na área da saúde?

Texto: Professor Miguel João Simão

Escritor e Pesquisador

A precariedade na área da saúde na região de Ganchos no início do século XX, fazia um número bastante considerável de óbitos, principalmente em crianças. Sem transportes rápidos e seguros, pelas condições mínimas das estradas, eram nos benzedores que as famílias entregavam seus familiares em nome da fé.

Nessa região, também contavam com pessoas que se dedicavam a homeopatia, como o senhor Hipólito Azevedo, que ajudou centenas de pessoas com suas homeopatias, Belarmino Azevedo, e outros que ajudavam conterrâneos em busca de ajuda.

No final dos anos de 1950, Deodora Simas Custódio ocupa a função de enfermeira, colaborando na pasta da saúde, atendendo em sua residência. Nessa época o Dr. J .J. Barretto (Julíbio Jupy Barrteto), vem para Ganchos, uma vez por semana fazendo atendimento na residência de Deodora.

No início das décadas de 1970, chegam à região os irmãos farmacêuticos, Ruberval Garbelotto e Milburges Garbelotto. Ruberval ficou em Canto dos Ganchos, onde abriu sua farmácia na Rua Hipólito de Azevedo, e Milburges, popularmente conhecido por Buga, foi para Ganchos do Meio, sede do município. Ambos permaneceram na região até o final dos anos de 1970.

Em 1984, Canto dos Ganchos recebe o jovem farmacêutico Ismael Valese.

Nascido em 02 de abril de 1955, em Santa Fé do Sul (SP), é filho de Antonio Valese e de Augustina Monteiro Valese.

Em Santa Fé, Ismael residiu poucos anos, e ainda criança, mudou-se com a família para a cidade de Paranavaí, no estado do Paraná.

Lá viveu sua infância e adolescência, e foi lá, que construiu laços de amizades e fez seus estudos até o antigo Segundo Grau, hoje Ensino Médio.

Ismael, tinha um sonho, meio desafiador para a época, o de cursar a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O menino de Paranavaí gostava de viver novos desafios, descobrir coisas, se aventurar.

No ano de 1977, dona Augustina e seu Antônio, se despediram do filho, meio as lágrimas e as incertezas de novos dias.

Mas nesse ano, Ismael passa a cursar “Farmácia”, na Universidade Federal de Santa Catarina, e novas páginas começa a escrever em seu livro da vida.

Bom aluno, dedica-se ao máximo para não decepcionar os pais, e não ver seus sonhos caírem por terra.

Diante de muitos esforços, e como bom aluno, foi selecionado para fazer parte do Projeto Rondon no ano de 1979.

O Projeto Rondon, é uma ação em conjunto entre os Governos Estaduais e Governo Federal, em parcerias com universidades, contribuindo para a construção da cidadania.

É um projeto que da prioridade a melhoria do bem estar-social e busca atender as comunidades carentes nas diversas áreas.

E no ano de 1979, Governador Celso Ramos é contemplado com esse programa.

Entre os diversos acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina, fez parte do conjunto de estudantes o universitário Ismael Valese.

O jovem que viveu no estado do Paraná, se encanta pela pacata cidade de Governador Celso Ramos, e nas terras gancheiras encontra seu amor.

A jovem professora recém formada, nativa de Ganchos do Meio, Zânia Almira dos Santos, foi a paixão a primeira vista do jovem universitário Ismael.

Olhares que se cruzaram, e em dois anos pela magia do amor, casaram em janeiro de 1981.

E foi nesse ano de 1981, no mês de novembro, que Ismael Valese realiza seu sonho, formando-se Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

No ano de 1983, Ismael Valese leciona na Escola de Educação Básica Dr. Aderbal Ramos da Silva em Ganchos do Meio, para alunos do Ensino Médio, as disciplinas de Química e Biologia. Foi uma experiência positiva no olhar de Ismael, que percebeu as dificuldades da educação, e o descaso com os profissionais da área. Mas serviu também, para ele conhecer a comunidade, seu povo e sua história.

Certo que sua vida profissional seria em Governador Celso Ramos, o jovem farmacêutico abriu sua farmácia no ano de 1984, em Canto dos Ganchos, com o nome de Farmácia São Pedro. A farmácia foi instalada numa sala de propriedade de Ari Alves, na Rua Hipólito de Azevedo.

Conhecedor da área da saúde, e dedicado a profissão, o farmacêutico se tornou uma espécie de médico local, sendo que na maioria das vezes as famílias preferiam ouvi-lo primeiro, antes de passar pelo médico. Essa confiança que ele adquiriu da comunidade como farmacêutico, fez que pessoas de outras localidades viessem buscar auxílio em sua farmácia.

No ano de 1999, transfere a farmácia para um novo endereço na mesma rua, dessa vez em sua propriedade, denominada FARMACANTO, onde atuou até 2017.

Ismael tentou ingressar na política, sendo candidato a vereador no pleito de 1988, mas ficou como suplente.

No período de 1993/ 96, foi Secretário Municipal de Saúde, desenvolvendo diversos projetos na área.

Pela prefeitura ainda passou nos anos de 2012, como Secretário de Saúde, e em 2013, como Secretário de Turismo.

Com seu olhar empreendedor, fez surgir novos projetos junto com a família.

Dinâmico e corajoso cria a VLS, uma empresa do ramo da construção civil, abrindo portas de trabalho e renda na construção de prédios em Palmas.

Residente em Canto dos Ganchos, Ismael, o esposo de Zânia, é pai de Diogo, Ricardo e Mayara e tem dois netos.

Ismael Valese é gente que faz!

MIGUEL JOÃO SIMÃO
Enviado por MIGUEL JOÃO SIMÃO em 15/05/2020
Código do texto: T6948482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.