CALCINHA PRETA...

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA QUEM ADORA FORRÓ

Calcinha Preta

Logotipo da banda, usado desde 2017.

Informação geral

Origem Aracaju, Sergipe

País Brasil

Gênero(s) Forró Eletrônico

Período em atividade 1995—presente

Integrantes Daniel Diau

Silvânia Aquino

Paulinha Abelha

Bell Oliver

Página oficial www.bandacalcinhapreta.com.br

Calcinha Preta é uma banda de forró eletrônico, formada em 8 de dezembro de 1995 na cidade de Aracaju, pelo empresário Gilton Andrade. A banda é conhecida pelo seu característico forró romântico, pelos shows super produzidos, figurinos arrojados e pelas inúmeras formações que teve ao longo de sua história. Atualmente, tem como vocalistas: Daniel Diau, Silvânia Aquino, Paulinha Abelha e Bell Oliver.

Grande parte dos sucessos do grupo são, na verdade, versões de clássicos de rock e pop internacional.

O romantismo ainda prevalece, sendo a maioria das letras sobre amor e relacionamentos. Uma das marcas da banda é o uso largo da guitarra solo nas músicas, sendo uma das primeiras bandas de forró eletrônico a colocar esse instrumento como elemento principal, ao invés da sanfona.

História

1993-1997: Fase inicial

Em 1993, é fundada uma banda de baile chamada "Santa Rosa",[2] a banda era comandada por Ulisses Andrade, primo de Gilton Andrade, que dois anos mais tarde formaria a banda Calcinha Preta. O nome da banda foi escolhido em uma pesquisa com vários nomes incluindo "Calcinha Preta" onde muitas pessoas o aprovaram. Assim, a banda grava seu primeiro álbum em 1996. Seus vocalistas eram Sidney e Luciana Linhares.

Em 1997, a banda lança seu segundo álbum, com participação de outra banda de forró, o "Forrozão da Condenada". Neste disco, veio o primeiro sucesso: "Onde o Sonho Mora", que fez a banda ficar conhecida em todo Nordeste. O objetivo deste CD foi lançar o Forrozão da Condenada no mercado, mas este projeto acabou não dando certo.

Em 1997, Luciana se desliga da banda e entram em seu lugar Jennifer Martins, Alexandre Melo e, um pouco depois, Malba Martins. Com essa formação a banda grava seu terceiro álbum, intitulado "Arrepiando Com a Galera - Ao Vivo", que vendeu mais de 250 mil cópias e rendeu a banda o seu primeiro Disco de Ouro.[carece de fontes] No fim do mesmo ano, Malba se desliga da banda. Em seu lugar entra Márcia Glover, que fica pouco tempo na banda.

1998-2001: Projeção nacional

Em 1998, a banda grava o seu quarto álbum, sendo o primeiro com a participação de Daniel Diau, emplacando os sucessos "Desilusão", "Saudade", "É Seu Amor Que Eu Quero" e "Jura Que Me Ama". Foi através deste álbum que a banda ficou conhecida em todo Brasil. No mesmo ano, Sidney e Alexandre deixam a banda.

A partir daí, a Calcinha Preta passa a se apresentar em programas nacionais como: Programa Raul Gil, Domingão do Faustão e Planeta Xuxa. No final de 1999, Malba retorna do Raio da Silibrina e traz consigo Rogério Valença. Logo depois, Paulinha Abelha é indicada por Daniel e passa a fazer parte da banda. Com esta formação, a banda grava o seu quinto álbum com os sucessos do Volume 4 e também as inéditas "Eu Vim Pra Te Ver", "Só Você Me Faz Feliz" e "Agenda Rabiscada".

Em 2000, a banda grava seu sexto álbum, que continha regravações de outras bandas de forró e novos sucessos como "Sou Seu Amor", "Cobertor", "Louca Por Ti" e "Hello". Este álbum marca a entrada de Raied Neto e Silvânia Aquino e a saída definitiva de Malba e Rogério. No fim do ano, Daniel deixa a banda para montar o projeto "O Filé do Brasil", juntamente com Malba e Rogério. Em seu lugar, entra Berg Lima que, na época, era dançarino da banda, porém cantava bem. E assim a banda segue em turnê pelo nordeste.

No ano seguinte, Daniel retorna à banda, juntamente com o recém-chegado Berg Rabelo e assim gravariam seu sétimo álbum, emplacando os sucessos "Te Amo", "Tudo de Novo", "Coração Bobo", "Seu Amor é Bom", "Te Amo Tanto", "Refém" e "Mulheres Perdidas" (essa música daria origem a banda Mulheres Perdidas, que também foi de propriedade de Gilton Andrade).

2001-2003: Saída e retorno de Daniel Diau, entrada de Berg Rabelo e primeiro DVD

Em novembro de 2001, Daniel Diau pede demissão para seguir carreira solo e Berg Rabelo passa a liderar a voz masculina da banda. Nesta ocasião, Silvânia Aquino havia sido demitida e a direão da banda contratou Vanessa Berq. Porém, Silvânia retorna em menos de 1 mês e gravando o oitavo álbum, com o registro dos shows nas cidades de Aracaju, Salvador e São Paulo. Vanessa só aparece no encarte do álbum, porém sua voz não é usada em nenhuma música.

A canção "E O Vento Levou" com a participação de Marquinhos Maraial e banda Mulheres Perdidas, vira febre em todo Nordeste em poucas semanas e o álbum se torna mais um recorde de vendas.

No final de 2002, a Calcinha Preta lança seu nono álbum, com os sucessos "Não Me Deixe Agora", "Magoei Meu Coração", "Amor da Minha Vida", "Veneno" e "Te Quero Namorar", repetindo mais um estrondoso sucesso. Este foi o último trabalho da banda com Jennifer Martins, que se afastou por motivos de saúde, sendo depois foi remanejada para a banda Mulheres Perdidas.

Daniel retorna mais uma vez e a banda grava o décimo álbum, sendo este um dos mais vendidos de sua história. Com Daniel, Berg, Silvânia, Paulinha e Neto, a banda grava em setembro de 2003 seu primeiro DVD, na cidade Salvador. Este show bateu todos os recordes de uma banda de forró independente (bilheteria, estrutura própria e vendas de cópias, sendo até os dias atuais, o DVD mais vendido do mundo do forró). O show levou mais 120 mil pagantes ao Parque de Exposições de Salvador.

2004-2008: O Auge

2004-2005: Sai Berg e entra Marlus, gravação do segundo DVD

Com o sucesso do primeiro DVD, a banda grava o seu décimo primeiro álbum, que apresentou ao publico a canção "Hoje a Noite" (versão da música "Alone" da banda de hard rock Heart), que fez a banda alcançar repercussão nacional. O álbum possibilitou a banda internacionalizar sua agenda, realizando sua primeira Tour pela Europa.

Ainda em 2004, Berg Rabelo deixa a banda. Logo após, entra Marlus Viana e, em 2005, a banda lança seu décimo segundo álbum, intitulado "Mágica".

Em abril de 2005, a banda grava o seu segundo DVD na cidade de Belém, com a participação do ilusionista Issao Imamura. Nesse show, compareceram mais de 80 mil pessoas, o DVD vendeu 1.600.000 cópias e deu a banda um disco de diamante duplo. Antes do lançamento, Marlus Viana deixa a banda para integrar a Mulheres Perdidas. Assim, a banda seguiu com o quarteto e, com essa formação, lança seu décimo quarto álbum, intitulado "Dois Amores, Duas Paixões", que rendeu a banda um disco de platina.

2006: "Calcinha Elétrica"

Ainda em 2006, a banda lança seu décimo quinto álbum com os sucessos "Pensão Alimentícia", "Campeão de Bilheteria", "Bebo e Choro" e "Romeu e Julieta", além de regravações de sucessos do álbum anterior. Em 2007, Gilton Andrade dá início ao projeto "Calcinha Elétrica", onde a banda toca os seus sucessos em ritmo de axé e lança o seu décimo sexto álbum, onde emplacou os sucessos "Como Vou Deixar Você" e "Faltou o Leite Ninho".

2007: Gravação do terceiro DVD, retorno de Marlus

Ainda em 2007, a banda lança o décimo sétimo álbum. Daniel se afastou da banda para se tratar de uma cirurgia na garganta, sendo substituído novamente por Berg Lima. Logo depois, Marlus e Daniel retornam pra banda. Em dezembro do mesmo ano, a banda grava seu terceiro DVD em Recife, com participações especiais de Hebe Camargo, Fábio Júnior, Tatau e Marquinhos Maraial. No começo de 2008, Berg Lima deixa banda para seguir carreira gospel.

2008: Saída de Daniel Diau e Raied Neto

Em junho de 2008, após o lançamento de terceiro DVD, Daniel deixa a banda para seguir carreira gospel. O último show do cantor foi no dia 23 de fevereiro de 2008, no Expresso Brasil, em São Paulo. Claudio Livier foi o escolhido como o substituto e a banda lança seu décimo nono álbum, intitulado "Vencedor". No final do mesmo ano, Claudio e Neto deixam a banda e entram Bell Oliver, Mirella Vieira e Michelle Menezes.

2009-2019: Diversas mudanças no quadro de vocalistas

2009: Tema de novela, Melhores do Ano e Troféu Imprensa

No começo de 2009, a banda grava seu vigésimo álbum, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A música "Você Não Vale Nada" fez parte da trilha sonora da novela Caminho das Índias, onde foi o tema da personagem "Norminha" (Dira Paes), se tornando um grande sucesso nacional e rendendo os prêmio de Melhor Música do Ano, da Rede Globo e o Troféu Imprensa, do SBT.

2010: Gravação do DVD de 15 Anos

No dia 8 de dezembro de 2010, ocorre a gravação do quarto DVD, em comemoração aos 15 anos da banda, na cidade de Maceió. O show, em estrutura de 360°, contou com a participação de Léo Santana, João Bosco & Vinícius e Léo Magalhães.

2011: Saem Bell e Ramon, entram Dennis e Jobson

Em 2011 a banda lança seu vigésimo quinto álbum, intitulado "Meu Primeiro Namorado", tendo como single, a música "Presente de Casamento". Nesse mesmo ano, Bell e Ramon deixam a banda, sendo substituídos por Jobson Mascarenhas e Dennis Nogueira.

2012-2013: Sai Ana Gouveia, entram Simone & Leilane

Em 2012, a banda lança seu vigésimo sexto álbum, intitulado "Eu Amo Você". Ana Gouveia deixa a banda, sendo substituída pela dupla Leilane Mapa e Simone Barreto.

Ainda em 2012, a banda lança a música "Faço Chover", versão de "It Will Rain", do cantor Bruno Mars. Em 2013, a banda lança seu vigésimo sétimo álbum, intitulado "Calcinha Preta Premium".

2014-2015: Retorno de Marlus, Paulinha e Bell

Em janeiro de 2014, Marlus e Paulinha retornam a Calcinha Preta e pouco tempo depois é anunciada a saída Dennis e Jobson , sendo substituídos por Adriano Sill. No ano seguinte, Bell Oliver retorna a banda.

2016: Novo tema de novela e a saída de Silvânia, Paulinha e Marlus

Em 2016, a música "A Dona do Barraco", foi tema da personagem Adisabeba (Suzana Vieira), na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo.

Silvânia e Paulinha se desligam da banda, para montar o projeto "Gigantes do Brasil" com seu ex-colega de banda, Daniel Diau. Pouco tempo depois, Ana Gouveia, retorna a banda.

No dia 23 de fevereiro, a banda anuncia o retorno da vocalista Michelle Menezes.

Dias depois, Marlus Viana anuncia seu desligamento da banda para seguir carreira solo.

Em dezembro de 2016, Michelle Menezes desliga-se novamente da banda, desta vez para cuidar de sua gravidez.

2018-2019: O retorno de Daniel, Paulinha, Silvânia e a saída de Ana Gouveia

Daniel Diau retornou à banda após dez anos. A confirmação veio através das redes sociais da banda, que divulgou um vídeo do próprio vocalista confirmando sua volta.

Daniel reestreou na banda em abril de 2018. Logo após o São João, veio a confirmação de Silvânia e Paulinha, que reestrearam na banda em 22 de agosto, num pocket show realizado no Salvador Norte Shopping.

Além de muitos programas de TV e Rádio realizados neste mesmo dia, na capital baiana. Em 27 de outubro, a cantora Ana Gouveia anunciou em suas redes sociais que estava desligando da banda Calcinha Preta.

2020: DVD de 25 Anos com a formação definitiva

No dia 4 de janeiro de 2020, foi anunciado no perfil oficial da banda Calcinha Preta no Instagram, que no dia 5 de fevereiro do mesmo ano ocorreria a gravação do quinto DVD da banda, em Aracaju.

O DVD intitulado "CP 25 Anos", foi gravado no Miami Hall e contou com várias participações especiais.

Características musicais e visuais

A Calcinha Preta foi uma das primeiras bandas de forró eletrônico a colocar em destaque as guitarras elétricas em detrimento do saxofone, rompendo com a linhagem estilística do forró eletrônico dos anos 90 (defendida por bandas como Mastruz com Leite, Magníficos, Cavalo de Pau, Limão com Mel, etc.) principalmente nos álbuns lançados na década de 2000.

A banda também é famosa pelas vozes masculinas agudas, algo que marcou o mundo do forró, pelas versões de sucessos do pop internacional e do rock, pelas letras sensuais e de duplo sentido, e também por utilizar estruturas grandes de palco com muitos efeitos visuais.

Ao longo dos anos, a Calcinha Preta sempre renovou seu quadro de cantores, o que gerou a identificação dos fãs com integrantes específicos ou formações inteiras em diferentes épocas. A banda já vendeu cerca de 12 milhões de cópias.[carece de fontes]

Controvérsias

Em 2003, a Calcinha Preta se tornou a primeira banda de forró a se apresentar no Festival de Verão de Salvador;

Em 2009, a Calcinha Preta foi convidada por Roberto Carlos, para participar do seu Especial de Fim de Ano, na Rede Globo;

Ainda em 2009, Gilson Batata, na época baixista e diretor artístico da banda, sofreu um infarto fulminante e morreu antes de um show que a banda faria em Caicó, interior do Rio Grande do Norte;

Em 2018, o autor da música "Meu Grande Amor", Renato Constandt Terra, foi indenizado pela banda Calcinha Preta, pela Nordeste Digital Line S.A. e pelo seu empresário Gilton Andrade, de forma solidária, por violação de direitos autorais;

Calcinha Preta é acusada de plagiar a música "Bleeding Heart", do EP "Hunters and Pray" da banda de metal brasileira Angra. O tal plágio seria a versão "Agora Estou Sofrendo".

Houve tentativas de resolver tal problema; contudo, a banda foi ameaçada de morte por um suposto "protetor" da banda de forró e desistiu do seu intuito de garantir seus direitos;

Em janeiro de 2020, Edu Falaschi, ex-Angra, fez uma improvável parceria com a Calcinha Preta, representada por Daniel Diau, em show no Teatro Santa Isabel, no Recife. A explicação para o "feat" foi simples: O grupo Calcinha Preta ficou conhecido pelos fãs de metal por gravar a versão de "Bleeding Heart", do EP "Hunters and Prey".

Ex-integrantes

Vocalistas

Luciana Linhares (1996)

Sidney (1996-1998)

Alexandre (1997-1998)

Márcia Glover (1997-1998)

Marilda (1998)

Malba (1999-2000)

Rogério Valença (1999-2000)

Vanessa Berq (2002)

Jennifer (1997-2002)

Luciana Lessa (2003)

Amara Barros (2003)

Berg Rabelo (2001-2004)

Berg Lima (2000 e 2007)

Raied Neto (2000-2008)

Cláudio Livier (2008)

Mirella Vieira (2009)

Ramon Costa (2010-2011)

Simone Barreto (2013)

Leilane Mapa (2013)

Dennis Nogueira (2012-2014)

Jobson Mascarenhas (2012-2014)

Adriano Sill (2015)

Marlus Viana (2005, 2008-2010 e 2014-2016)

Michelle Menezes (2009-2010 e 2016)

Ana Gouveia (2010-2012 e 2016-2019)

Músicos

Gilson Batata - Baixo

Cloves Sena - Guitarra

Alexandre - Guitarra

Chrystian Lima - Guitarra e Violão

Beto Cajú - Percussão

Alex - Sanfona

Missinho - Sanfona

Pé-de-Ferro - Bateria

Discografia

Você Não Vale Nada

A Dona do Barraco