ESSA VIDA NOS PREGA PEÇAS....

A nossa vida de peão de trecho nos prega belas surpresas, principalmente quando temos uma vida pela frente...

Ontem numa conversa com amigos dos velhos tempos, que vivemos nessa vida de trecho vieram algumas lembranças dos meus tempos de engenheiro responsável pela montagem da SANO S.A. em Votorantim a 12 km de Sorocaba...

IVAN:- meus bons tempos da fabrica de cimento e amianto da SANO S.A.

AMIGO:- É me lembro que você me contou... e por isso te mandei essa foto de um caminhão com reboque com mais de 40 toneladas para ser descarregado...

IVAN :- kkkkk imagine quatro desses por dia numa fabrica de cimento amianto onde eu era o Gerente da Fabrica em Vorantim!!!

AMIGO:- kkkkkk não deve ser brincadeira...

IVAN:- Pois é...não é só descarregar mas empilhar organizadamente cruzando os sacos duas vezes mais alto que essa pilha do caminhão mas com esteira elevatoris sacos de 85 kg cada um...

AMIGO:- Mas que me lembre fostes trabalhar na Matriz da SANO S.A. no Rio de Janeiro ... ali na saída da Dutra???

IVAN :- Exatamente foi o meu compromisso de atuar na matriz e aprender todo o processo de fabricação do produto e atuar na manutenção dos equipamentos envolvidos nos fins de semana...

AMIGO:- Trabalho nos fins de semana de manutenção dos equipamentos???

IVAN :- Exatamente amigo... desligava-se as máquinas... limpava-se todo material remanescente com jatos dágua e toda manutenção era feita em pleno sábado!!!

AMIGO:- Mas aos domingos havia a folga merecida???

IVAN:- Que nada... as 14 horas de domingo se ligava as caldeiras para a secagem dos produtos que ainda continuavam nos tuneis de secagem...

AMIGO:- Cara... sem fim de semana... é barra!!!!

IVAN :- Exatamente foi o meu estágio na matriz e vir ser gerente de fábrica da filial de Votorantim em 1976...

AMIGO:- Parabéns amigo!!!! Com certeza valeu a pena!!!

IVAN:- Sim e como valeu a pena, pois fiz excelentes amizades com toda a equipe de trabalho do Rio de Janeiro, e fui responsável para executar a Organização e Métodos da Matriz e assim esse manual que criei na Matriz serviu para as demais filiais da empresa e na Matriz onde todos os 150 funcionários para rodar uma máquina de confecção de telhas onduladas participaram nesse meu trabalho de colocar no papel como se fabrica uma telha ondulada e claro também as caixas dágua de 1000 litros de cimento amianto!!!

AMIGO:- Viraste um especialista na fabricação dessas telhas de cimento amianto...

IVAN :- Claro que além de fazer as peças também para melhorar a performance de cada colaborador com métodos e posicionar melhor a nossa coluna... pois fazer a caixa dágua é um método ainda rudimentar dos tempos da idade da pedra polida!!!!

AMIGO:- Nossa tão arcaíco assim???

IVAN :- Arcaíco??? Bota arcaíco nisso!!! Depois de uma hora nesse trabalho com a coluna dobrada você se sente um idoso com 100 anos de idade... sai andando todo curvado!!!!

AMIGO :- pelo menos pode conviver com o trabalho deles e melhorar as condições pois acredito que foi para isso que te colocaram como estagiário ali junto aos peões!!!

IVAN :- Com toda a certeza, pois assim poderia atuar melhor na nova filial em Votorantim e com os meus comandados sabendo com atuar e com toda modernidade de novos procedimentos facilitando o uso de equipamentos que pudessem evitar tais serviços prejudiciais a saúde!!!

AMIGO:- Que barra!!!! Mas com certez conseguiu se sair bem dessa!!!

IVAN :- Com certeza e escolher os profissionais para cada função de acordo com a necessidade para montar a equipe que viriam a participar da filial de Votorantim... e leva-los para treinar na Matriz e assim viessem já prontos para dar a partida na planta assim que estivesse pronta e todos atuando em seus postos!!!!

AMIGO :- Nossa... um desafio e tanto mesmo!!!!

IVAN :- Com certeza meu amigo... já comi o pão que o diabo amassou!!!!

AMIGO :- Nesse seu tempo ainda eu estava me formando engenheiro!!!

IVAN :- Sorte a sua de estar nos bancos de escola que a gente odeia... mas é o melhor tempo de nossas vidas... com certeza!!!!

AMIGO:- Eu que o diga... com essa pandemia acabaram os empregos e estou abrindo uma confeitaria cara!!!! Com a minha noiva aqui em Paulo Afonso na Bahia...

IVAN :- Mas com certeza aprendi muito mais na vida prática do que nos bandos de escola!!! E para quando é o casamento???

AMIGO:- Já estou mais que casado... como dizem juntado há mais de cinco anos... era viagem de São Paulo a Bahia todos os meses... e acabei procurando emprego por aqui perto!!!!

IVAN :- Com certeza... eu também fui trabalhar ai em Camaçari quando me separei... e fui morar em Dias Dávila e assim acabei ficando na região e me juntando também... e já são 34 anos de vida conjugal!!!

AMIGO:- Parabéns!!! Como o tempo passa tão depressa!!!!

IVAN :- Eu que o diga... já vivi meus 46 anos de engenharia antes de aposentar por idade... pois trabalhei muitas vezes sem registro em carteira em empresas e dai acabei eu mesmo me prejudicando com isso... pois teria completa os 35 anos em carteira se tivesse trabalhado registrado desde pequeno... pois aos sete anos já eu trabalhava para a meus avós cuidando do jardim deles!!!!

AMIGO :- Pedir que eles te registrassem também é covardia!!!!

IVAN :- Mas trabalhei de 11 aos 14 anos no escritório de despachante também sem registro em carteira.... e depois para os meus pais até me formar engenheiro... todo esse tempo sem registro alguém em carteira de trabalho!!!!

AMIGO :- Mesmo assim você é um dos meus colegas que mais se deu bem como engenheiro!!!! Fez a sua parte... e tem milhares de amigos pelo Brasil!!!!

IVAN:- Isso você tem razão... e você é um deles... pois somos amigos há mais de 30 anos... se não me engano....

AMIGO:- Lembras que fui seu estagiário na REPLAN como engenheiro aprendiz!!!! Numa parada da Refinaria da Petrobrás

IVAN :- Isso mesmo... agora me lembrei... tá vendo que o tempo passou e eu estou perdendo a memória???

AMIGO :- Que nada amigo... tu tens uma memória prodígiosa!!!! Tens detalhes que eu nem me lembro mais eu sou bem mais novo que tu!!!!

IVAN :- Agora depois de velho e aposentado virei escritor e poeta!!!

AMIGO :- Vi e tu escreves muito bem para um neto de japonês!!!

IVAN :- Bondade sua... ainda tenho erros de concordância verbal... pois como peão de trecho não temos o costume de aprimorar o nosso português!!!!

AMIGO :- Mas continue nessa lida... pois quando leio os teus escritos me dá saudade dos bons tempos de engenharia em que eramos bem pagos... hoje em dia ganhamos uma mixaria... para não ficarmos parados!!!!

IVAN :- Mas aprendi muito mais na vida prática do que nos bancos da escola amigo!!!!

AMIGO :- Quando tiveres tempo venha me visitar aqui em Paulo Afonso!!!! Serás benvido!!!!

IVAN :- Com toda a certeza amigo!!! Boa sorte na sua confeitaria!!!! Pois aqui em São Paulo na Avenida Paulista com a Rua Augusta tem um ENGENHEIRO QUE VIROU SUCO ... muito famoso!!!!

AMIGO :- Já estive lá apreciando um suco de Maracujá que eu adoro!!!!

IVAN :- E nem me convidou???? kkkkkkkkkkkkkk

AMIGO :- Quando for a São Paulo...vamos lá tomar o suco que tu adoras!!!!

IVAN :- Combinado ... parceiro... recomendações a familia!!!! que vou continuar escrevendo as minhas memórias!!!!

Nota do autor:- A todos heróis desse Brasil que foram engenheiros, técnicos ou até mesmo peões que contruiram essas obras maravilhosas que tenham orgulho de seus feitos!!!!