Biografia do Jornalista RICARDO COSTA NASCIMENTO (Ricardo JM)

Ricardo Costa Nascimento, “conhecido como Ricardo JM”, é um dos mais importantes jornalistas digitais do estado do Tocantins. Ao longo de 26 anos no Tocantins, sendo que mais da metade desse tempo como jornalista e editor chefe do portal JM Notícia, consolidou-se com um dos mais respeitados formadores de opinião, atuante na defesa da família e dos valores cristãos.

Vale a pena conhecer em detalhes sua trajetória pessoal e profissional.

ORIGEM INTERIORANA

Nasceu em 18 de janeiro de 1982, no município de Rio Maria (sul do Pará), filho de Sebastião Pereira da Silva e Deusirene Pereira de Andrade. É o segundo de três irmãos: Júnior Luiz, Ricardo e Ana Gabriela. Tem ainda outros três irmãos por parte de pai: Regiane, Frank e Camila.

A história de Ricardo Costa retrata a realidade de boa parte das famílias brasileiras, de homens e mulheres corajosas e batalhadoras que labutaram muito para criar os filhos e alcançar uma vida digna. Em sua árvore genealógica existem numerosos exemplos de pessoas que superaram grandes dificuldades, indo de um lugar a outro, carregando esperanças e sonhos, mesclando culturas e valores, vencendo as adversidades por meio do esforço, trabalho e muita fé em Deus.

Sua família materna é de origem nordestina. Na década de 1970, seus bisavôs migraram do estado do Piauí para Araguaína – a maior cidade do antigo norte goiano (hoje Tocantins), que estava em processo acelerado de crescimento, atraindo trabalhadores de diversas regiões. Eles se instalaram no bairro JK, um dos primeiros da cidade, onde viveram por muitos anos. Atualmente, vários parentes, tios, tias, primos etc. – permanecem em Araguaína.

A família paterna é oriunda do estado de Goiás, especialmente de Goiânia e cidades vizinhas. Seu pai, Sr. Sebastião, desempenhou inúmeras atividades no comércio e varejo. Ele foi empresário do ramo de confecções, atuou na compra e venda de carros, entre outras. Ricardo tem maior convívio com o ramo materno, devido seus pais terem se separado e em razão da distância de moradia dos familiares paternos.

No começo dos anos 80, sua mãe se mudou para Rio Maria, um município do sul do Pará, localizado à 26 km de Xinguara, cuja economia é baseada na pecuária, agricultura, mineração e exploração florestal.

Lá, seu avô trabalhava como caseiro numa chácara que ficava perto da cidade. Nesse local, Ricardo viveu os 8 primeiros anos de sua infância, brincando ao ar livre, em contato com a natureza e convivendo de perto com os animais das fazendas da vizinhança. Iniciou os estudos numa escola rural, situada à cerca de 5 km de sua residência, percurso que fazia a pé.

Infelizmente, seus pais logo se separaram. Sr. Sebastião mudou-se para outra localidade e sua mãe Deusirene teve que cuidar dos três filhos, praticamente, sozinha. O pequeno Ricardo ficou vários anos sem ver seu pai.

Em 1992, aos 10 anos de idade, Ricardo mudou-se com sua mãe e irmãos para a cidade de Rio Maria, para prosseguir nos estudos.

Em 1993, foi morar com seu pai em Goiânia (GO), onde deu sequência em sua formação educacional na Escola Estadual Duca Viggiano, localizada à Rua 13, bairro Aeroviário. Ele caminhava diariamente cerca de 6 km até a loja onde ajudava Sr. Sebastião na venda de roupas e acessórios. Conviveu com seu pai por um ano apenas. Foi um período difícil, pois ambos não tinham muita intimidade, devido ao distanciamento ocasionado pelo divórcio.

CHEGADA À PALMAS

Em 1994, ainda adolescente, mudou-se para a recém-criada Palmas, onde sua mãe tinha ido em busca de melhores condições de vida. Ricardo chegou ao Tocantins com 12 anos de idade.

Dona Deusirene tinha experiência como atendente de balcão de farmácia em Rio Maria e, assim que chegou à Palmas, foi trabalhar nessa função. Ela tinha uma rotina bem puxada para dar conta da criação dos três filhos.

Ricardo e seus irmãos estudavam na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, situada na Quadra 106 Sul, perto da Avenida JK.

CONVERSÃO AO EVANGELHO

Palmas era uma cidade em rápida expansão. Máquinas e trabalhadores estavam em movimentação constante, do amanhecer até tarde da noite. Caravanas de migrantes chegavam de todas as partes do Brasil em busca de emprego. A população era formada em grande parte de jovens. Ricardo logo fez inúmeras amizades. Um desses amigos, certo dia, convidou-lhe para visitar sua igreja. Lá ele foi e gostou muito.

Assim, em 1995, aconteceu sua conversão ao evangelho na Assembleia de Deus do Ministério Madureira. No ano seguinte, ele foi batizado nas águas e tornou-se membro do Templo Matriz, liderado pelo pastor Amarildo Martins da Silva.

Ele foi o primeiro de sua casa a professar a fé protestante. Até então, a religião predominante da família era católica.

Passou a frequentar os cultos e programações com regularidade. Buscou orientações na Bíblia para conduzir seus passos. Foi se envolvendo nas atividades da denominação, onde colaborou em projetos e exerceu diversas funções, como: líder de jovens e vice dirigente de igreja. Posteriormente, foi consagrado como presbítero.

TRABALHADOR PRECOCE

Ricardo cresceu vendo sua mãe se esforçando bastante para tentar suprir todas as necessidades básicas da família. Ela era a única provedora e mantenedora do sustento da casa, tendo em vista que não recebia pensão alimentícia. Após dificuldades financeiras em decorrência de sua mãe estar doente e impossibilitada de trabalhar, com uma irmã de 08 anos e um irmão de 17 anos precisando de cuidados, ele decidiu, aos 15 anos, vender picolé para ajudar no sustento de seu lar. Estudava de manhã e à tarde ia para a frente do Supermercado Caçulinha 24 Horas, na Quadra 104 Sul, onde comercializava aos clientes e transeuntes que por ali circulavam.

Veja o seu relato sobre sua atuação como vendedor de picolé.

“Esse período de vendas de picolé foi no ano de 1996. Às vezes, eu passava o dia com pouca alimentação. Não comia quase nada. Comprava apenas um pacote de pipoca de R$ 0,10 (dez centavos). Comia aquelas pipocas, mas a barriga ainda continuava vazia. Não gastava o dinheiro para levar o máximo de recursos para minha casa, para não faltar alimento para minha mãe e irmãos. Foi um período bem difícil, mas bastante gratificante, pois aprendi muito. As dificuldades moldam nosso comportamento, moldam nosso caráter. As dificuldades nos ajudam a ver o mundo de maneira diferente.”

Posteriormente, ele conseguiu um trabalho de office boy, aos 16 anos de idade.

Como não possuíam imóvel próprio, Ricardo e seus familiares se mudavam constantemente. Assim, residiram em vários endereços, tais como: Quadras Arse 51, Arse 81, Arse 111, Taquaralto, Arse 82, Arse 31, 32, 33 e Arse 62.

Quando completou a maioridade, Ricardo ingressou como soldado no 22º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército Brasileiro. Com apenas sete meses servindo as forças armadas, ele conseguiu adquirir seu primeiro patrimônio, uma moto Honda Biz C100. Aquela conquista foi motivo de orgulho para parentes e amigos.

Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Criança Esperança, na Quadra 303 Norte.

Assim que deixou o Exército, ele trabalhou como feirante. Ativo, falante, esforçado, paciente e honesto são algumas de suas qualidades que lhe abriram portas, atraindo amizades e oportunidades de emprego.

CASAMENTO

A história da união de Ricardo e sua esposa é bem interessante!

Após as eleições 2002, ele foi trabalhar como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALETO).

Determinada manhã, ele foi entregar um ofício na Casa Civil, destinado à Secretária-Geral Drª Mary Marques de Lima. Chegando lá, deixou o documento com a secretária, que lhe chamou atenção pela beleza e simpatia.

Ricardo pedia a Deus lhe preparasse uma princesa para ser sua esposa. Qual o local mais fácil e apropriado para se encontrar uma princesa? Um Palácio, sem dúvidas! Foi assim que o Senhor atendeu suas orações, conduzindo seus passos até o Palácio Araguaia – sede do governo estadual – onde encontraria uma jovem simpática, de olhar cativante e sorriso largo. Ele nem podia imaginar que de uma simples atividade rotineira iria encontrar aquela que seria sua companheira para toda vida.

Daquele encontro casual. iniciou uma amizade, que evoluiu para namoro. Ficaram noivos por seis meses e decidiram se casar. Do começo do namoro até a troca de alianças, tudo transcorreu num prazo de pouco mais de um ano.

Aos 25 anos, Ricardo Costa Nascimento casou-se com a advogada Luciane da Silva Costa, filha de Cecílio Fernandes da Silva e Lucineia da Silva Costa. A cerimônia foi realizada no dia 17 de março de 2007, sob as bênçãos do pastor José Suimar Caetano Ferreira, na Assembleia Madureira Shalom, Quadra 804 Sul, em Palmas. Familiares, amigos e colegas de trabalho estavam presentes para prestigiar e confraternizar.

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Provérbios 18:22

A família de sua esposa é composta em sua grande maioria de evangélicos batistas, inclusive com vários líderes de relevância. Seu avô, pastor Genésio da Silva Costa atuou por 48 anos liderando e abrindo igrejas em diversas localidades do Pará, Maranhão e Tocantins.

Dessa união, Ricardo e Luciane tiveram três filhos: Samuel, Mateus e Débora. O casal se dedica para repassar os ensinamentos bíblicos e o legado de fé aos seus herdeiros.

Logo após o casamento, Ricardo vendeu sua moto Biz, juntou o valor com as economias que eles tinham no banco e compraram uma casa própria na Arno 42.

SURGIMENTO DO JM NOTÍCIA

Em 2007, quando ainda recém-casado, Ricardo criou o “Blog Jornal da Missão”, para divulgar as atividades da Escola Bíblica Dominical (EBD), mas tudo não passava de um entretenimento, sem maiores pretensões.

Nessa época, Ricardo estava trabalhando na multinacional Coca Cola, onde tinha construído uma carreira ocupando diversos cargos: estoquista, supervisor de vendas e gerente administrativo. Foi um período de grande aprendizado.

Após diálogo com sua esposa, decidiu deixar o trabalho na empresa Coca Cola e se dedicar exclusivamente ao Blog Jornal da Missão, que passou a se chamar JM Notícia, focando nos assuntos convencionais assembleianos e de outras denominações protestantes. Posteriormente, passou a noticiar informações gerais do Tocantins e de outras regiões. O número de voluntários escrevendo para o blog chegou a sete participantes, incluindo uma pessoa que morava nos Estados Unidos.

De algo pequeno e despretensioso tornou-se algo grande e de enorme abrangência. O JM Notícia cresceu vertiginosamente e extrapolou os limites territoriais. Passou a ser uma ferramenta de mobilização forte e ampla abrangência. Graças a Deus!

Formou-se em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), passando a usar seus conhecimentos acadêmicos na condução de seus negócios.

Ricardo JM ficou conhecido no Tocantins, após vencer um processo movido contra ele pelo deputado Jean Wyllys (PSOL) após denunciar o Projeto de Lei 5002/2013 de autoria do parlamentar, que trata da possibilidade da mudança de sexo de crianças, mesmo sem o consentimento dos pais, pela rede pública de saúde. A Justiça Federal arquivou a ação e o projeto não foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Atente-se ao seu comentário sobre essa vitória.

“Creio que a justiça foi feita ao mandar arquivar o processo. Acredito que uma das funções essenciais da imprensa, além da informação, é a de fiscalização, juntamente com a sociedade. No dia em que não pudermos divulgar ou criticar um projeto de lei, apresentado por um representante do povo, aí estamos perdidos! Louvo a Deus pela decisão da justiça e reafirmo que continuaremos realizando o nosso trabalho com o mesmo compromisso e responsabilidade”.

Em 2017, mudou-se para Araguaína, onde cursa o 7º período de Direito na Faculdade Católica Dom Orione.

Em Araguaína, ele prosseguiu atuando intensamente na valorização das questões sociais e na defesa das liberdades religiosas que estão atualmente ameaçadas no Brasil.

Por meio do site, Ricardo JM ajudou a derrubar a ideologia de gênero no governo Sandoval Cardoso, com divulgação das portarias e dando publicidade no Tocantins. Já em 2019, o jornalista ajudou a derrubar a ideologia de gênero, desta vez, no governo Mauro Carlesse. Foi o único jornalista no Tocantins que denunciou a portaria que implantava a ideologia de gênero no ensino fundamental e infantil. A portaria foi revogada.

Em 2019, o jornalista Ricardo JM denunciou a portaria da Secretaria da Educação que aboliu a comemoração dos Dias das Mães nas escolas do Tocantins. Agora somente se comemora o Dia de quem cuida de mim.

Ricardo JM, como jornalista, há mais de 13 anos tem atuado na cobertura do segmento evangélico no Estado, na divulgação de condutas ilícitas de gestores públicos, na promoção e divulgação de vagas de emprego, concursos públicos etc., abordando também os principais acontecimentos de interesse da população do estado.

Pelos relevantes serviços prestados a comunidade, ele foi homenageado em Brasília, em 2019, pelos deputados federais Eli Borges (SD) e Otoni de Paula (RJ), pela divulgação de ações sociais, sempre destacando a contribuição das igrejas nas causas sociais e o impacto positivo de suas ações em todo Tocantins.

Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, ele corajosamente se posicionou pela reabertura gradual dos templos religiosos em Araguaína, respeitando todas as medidas de segurança. Na ocasião, procurou diversos veículos de comunicação, como TV Bandeirantes, na Rádio Terra FM, e em sites de notícias para pressionar o poder público pela volta das atividades religiosas, que são fundamentais para apoio individual e coletivo na superação dessa grande crise global.

Ricardo Costa Nascimento representa a nova geração de comunicadores digitais do estado do Tocantins. Enquanto muitos veículos de comunicação e jornalistas mais antigos tiveram que fazer a transição do papel para o meio virtual, ele construiu sua trajetória nessa nova realidade da internet.

Seu veículo de comunicação, o JM Notícia, surgiu como uma plataforma na rede mundial de computadores e rapidamente cresceu em sintonia com as novas tendências, mas preservando princípios fundamentais da imprensa tradicional.

O portal JM Notícia tem que tem expressivo acesso em todo território tocantinense, bem como em diversos estados brasileiros.

Conforme aponta o Google Analytics, o JM Notícia está no topo do ranking dos principais veículos de comunicação do Tocantins.

A história de sucesso do JM Notícia nos mostra que as pessoas e as profissões devem se renovar constantemente, buscando acompanhar as evoluções tecnológicas e científicas, mas sem deixar de lado preceitos essenciais, como: ética, respeito, seriedade e compromisso com a verdade.

O jornalismo digital veio para ficar. Não é uma onda passageira. Mostra-se imprescindível para noticiar, promover valores, fazer a defesa do cidadão e contribuir decisivamente com mudanças positivas em nossa sociedade.

Ricardo JM é certamente um exemplo de superação, fé, ousadia, protagonismo e vontade de fazer a diferença. Assim, ele construiu uma bela trajetória como jornalista digital, contribuindo sobremaneira para a comunicação, informação, defesa e promoção de valores cristãos no estado do Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ADMADUREIRA. 2019. Mais sobre nossa História. Disponível em: https://www.admadureira.com.br/sobre-a-igreja/

AFNOTÍCIAS. 2019. Fundador de site gospel, jornalista do Tocantins é homenageado na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://afnoticias.com.br/estado/fundador-de-site-gospel-jornalista-do-tocantins-e-homenageado-na-camara-dos-deputados

BRASIL 247. 2016. Justiça arquiva ação de Jean Wyllys contra site evangélico. Disponível em: https://www.brasil247.com/geral/justica-arquiva-acao-de-jean-wyllys-contra-site-evangelico

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.catolicaorione.edu.br/

FOLHA CAPITAL. 2016. Deputado Jean Wyllys acusa site de difamação mas processo é arquivado. Disponível em: https://folhacapital.com.br/portal/noticias/view/534/portal/noticias

FOLHA DO BICO. 2016. Justiça Federal arquiva processo criminal do deputado Jean Wyllys contra o site JM Notícia. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/justica-federal-arquiva-processo-criminal-do-deputado-jean-wyllys-contra-o-site-jm-noticia/

FOLHA DO BICO. 2019. Jornalista Ricardo JM recebe homenagem na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/jornalista-ricardo-jm-recebe-homenagem-na-camara-dos-deputados/

JM NOTÍCIA. 2020. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/

MACEDO, Luciana Reis & MENESES, Verônica Dantas. 2015. Jornalismo e militância no Tocantins: O jornal Norte de Goyaz e a criação do Estado do Tocantins. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0230-1.pdf

NORTE DO TOCANTINS. 2020. Jornalista de Araguaína defende reabertura gradual das igrejas respeitando as restrições da OMS. Disponível em: https://www.nortedotocantins.com.br/06/2020/jornalista-de-araguaina-defende-reabertura-gradual-das-igrejas-respeitando-as-restricoes-da-oms/

O COLETIVO. 2019. Jornalista de Araguaína é homenageado na Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-47625-jornalista-de-aragua-na-homenageado-na-c-mara-dos-deputados

PAINKOW, A.; TEIXEIRA, I.; COSTA, L. Jornal Norte de Goyaz: o legado da família Ayres à imprensa tocantina . Encontro da associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Novo Hamburgo/RS: 14 a 16 de abril de 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/3o-encontro-2005-1

PORTAL DO AMARAL. 2016. Justiça arquiva ação de Jean Wyllys contra site evangélico do Tocantins. Disponível em: https://portaldoamaral.com.br/justica-arquiva-acao-de-jean-wyllys-contra-site-evangelico-do-tocantins/

PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças & BUCAR, Ruy Alberto Pereira. 2020.

Jornais do norte de Goiás: leituras do passado e possibilidades de escrita da história. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1556

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO MARIA. 2020. História do município de Rio Maria. Disponível em: https://www.riomaria.pa.gov.br/o-municipio/historia/

ROCHA, Liana Vidigal; SOARES, Sérgio Ricardo & ARAÚJO, Valmir Teixeira. 2014. Abrangências locais no jornalismo online do Tocantins. Comunicação & Inovação 15 (29): 171-185 ·Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315336237_Abrangencias_locais_no_jornalismo_online_do_Tocantins

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Deputado Federal ELI DIAS BORGES. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6638587

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Pastor AMARILDO MARTINS DA SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6618171

SEARANEWS. 2020. Jornalista Ricardo Costa é pré-candidato a vereador em Araguaína (TO). Disponível em: https://www.searanews.com.br/jornalista-ricardo-costa-e-pre-candidato-a-vereador-em-araguaina-to/

SECOM. 2011. Palmas: uma história registrada pelo idealismo dos pioneiros da imprensa. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/palmas-uma-historia-registrada-pelo-idealismo-dos-pioneiros-da-imprensa-45575/

SILVA, Otávio Barros da. 2003. História da Imprensa no Tocantins. SECOM: Palmas. 252p.

SURGIU. 2016. Justiça Federal arquiva processo criminal do deputado Jean Wyllys contra o site JM Notícia. Disponível em: http://surgiu.com.br/2016/07/15/justica-federal-arquiva-processo-criminal-do-deputado-jean-wyllys-contra-o-site-jm-noticia/

UMADENORTE PALMAS. 2011. História da igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira Campo ARSE 61. Disponível em: http://umadenortepalmas.blogspot.com/2011/06/historia-da-igreja-assembleia-de-deus.html

UNINTER. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.uninter.com/

WIKIPÉDIA. 2020. Araguaína. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aragua%C3%ADna

WIKIPÉDIA. 2020. Assembleia de Deus. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus

WIKIPÉDIA. 2020. Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacional_das_Assembleias_de_Deus_no_Brasil

WIKIPÉDIA. 2020. Jornalismo Online. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Rio Maria (Pará). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Maria

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Julho de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior