O INVENTOR DO FECHO ÉCLAIR TINHA QUE SER ENGENHEIRO???

O fecho éclair

O primeiro fecho éclair foi inventado pelo engenheiro Whitcomb L. Judson, nos Estados Unidos da América, em 1891. Consistia numa séria de ganchos que se prendiam a pequenas argolas. Foi utilizado principalmente no calçado e nos sacos de correio. Apesar de ser prático, este tipo de fecho não era muito eficaz porque abria com alguma frequência.

Foi no primeiro quartel do século XX que surgiu o protótipo do atual fecho éclair (zipper). O engenheiro sueco Gideon Sundback desenvolveu a ideia de Judson substituindo os ganchos e as argolas pelos chamados dentes metálicos.

A partir desta data o fecho éclair foi sendo aperfeiçoado e a sua utilização indispensável e bastante variada.

Criação e popularização

A história do zíper, fecho éclair ou simplesmente "fecho", começou em 1893 na Exposição Mundial de Chicago, nos EUA, onde este objeto deslizante para fechar e abrir roupas foi apresentado pela primeira vez.

Tratava-se de uma versão primitiva do dispositivo, com minúsculos ganchos e argolas, desenvolvida pelo engenheiro americano Whitcomb Judson.

Cansado de abrir e fechar todos os dias os cordões dos seus sapatos, ele teve a ideia de criar um artefato rudimentar, composto de ganchos e furos.

Porém, esse tipo de zíper não era muito eficiente: não fechava com facilidade e abria em horas impróprias.

Embora Whitcomb Judson tenha sido o inventor e tenha montado uma fábrica para a criação desta nova invenção, ele também era obrigado a fabricar botões.

O zíper só começou a se popularizar quando começou a ser usado em outras peças de roupa, que não calçados, e quando foi inventada em 1912, pelo sueco-americano Gideon Sundback, a versão do zíper que é conhecida hoje, com dentes que se engancham, o que fez o dispositivo mais prático.

O zíper se difundiu por todo o mundo quando os aviadores americanos na Primeira Guerra Mundial usaram-no para fechar seus uniformes, bem como quando foi introduzido na alta costura da moda mundial pela modista parisiense Elsa Schiaparelli, que começou a usá-lo nas suas criações nos salões franceses.

O nome "zíper" vem da palavra zipper, em inglês. Este nome popularizou-se somente em 1923, vindo de um funcionário da empresa americana B. F. Goodrich, em que o termo foi usado para denominar o fecho da nova linha de galochas de borracha da fábrica, chamada Zipper Boots.

Em Portugal e no Brasil adotou-se a expressão «fecho éclair», vinda do francês fermeture Éclair, que se refere ao nome da sociedade detentora do registro da marca — a Éclair Prestil SN.

Essa expressão foi utilizada durante muitos anos, por fecho éclair ser uma marca mundialmente conhecida desde a sua fundação em 1946.

Produção moderna

Atualmente, o maior produtor de zíperes do mundo está localizado no Japão, cujo grupo YKK tornou-se no mais famoso do mundo na fabricação destes fechos.

A indústria, que foi fundada no ano de 1934 em Tóquio, possui 109 companhias distribuídas em 71 países, dominando 45% do mercado mundial.