Hisitória de Abraão - parte 2

Historia de Abraão - parte 2

LÓ E SUAS FILHAS (19.30-38)

Ló deixou Zoar e foi morar numa caverna com suas duas filhas.

Certo dia, a filha mais velha disse à irmã que naquela região não restava homem algum com quem pudesse ter filhos e preservar a descendência delas. E logo Ló seria velho demais para ter filhos. Sugeriu então embebedá-lo com vinho e então elas se deitariam com ele. Naquela noite, embebedaram o pai e a filha mais velha teve relações com ele. Na noite seguinte, a filha mais nova fez a mesma coisa com o pai.

Como resultado, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai, praticando o incesto. A filha mais velha deu à luz um menino e chamou-o de Moabe, que deu origem aos moabitas. A filha mais nova deu à luz um menino e chamou-o de Ben-Ami, que originou os amonitas. Essa história pode parecer bizarra, mas está narrada assim. Esses dois povos sempre foram inimigos de Israel conforme Jz. 10.17-18, 1Cr. 19.1, Ne. 13.1.

Será que as filhas de Ló ao adotarem o incesto, estavam se inclinando para as práticas pecaminosas de Sodoma? O grande perigo de nos aproximarmos de práticas que desagradam à Deus é ficarmos insensíveis a elas.

Vemos mais uma vez dois personagens bíblicos, se anteciparem ao que Deus tinha planejado para elas. Rute, bisavó de Davi, apesar de ser moabita, entrou na genealogia de Jesus. Isso é graça de Deus.

ABRAÃO E SARA PEREGRINAM EM GERAR (20.1-18)

Abraão se mudou para o Neguebe e depois seguiu até Gerar. Enquanto morava ali, Abraão apresentava Sara, sua mulher, como sua irmã. Por isso, o rei de Gerar, Abimeleque, mandou buscar Sara para seu palácio.

Deus apareceu a Abimeleque num sonho e lhe disse que ele iria morrer e que a mulher que ele havia tomado já era casada. O rei porém, ainda não havia dormido com ela. Ele orou ao Senhor perguntando se Ele castigaria uma nação inocente, já que a culpa era de Abraão, o que foi confirmado por Sara. Ele alegou que era inocente.

No sonho, Deus respondeu que ele era inocente e por isso o havia impedido de pecar e não deixado que ele a tocasse. Deus mandou então que devolvesse a mulher à Abraão, e ele, que era profeta oraria por ele.

Então Abimeleque mandou chamar Abraão e o questionou sobre o procedimento dele. Abraão respondeu que pensou que naquele lugar ninguém temia a Deus, e iriam me matar para ficarem com Sara. Alegou ainda que Sara de fato, era sua irmã por parte de pai, e ele havia casado com ela. Ele contou uma “meia verdade”. Abraão julgou que naquela localidade ninguém temia a Deus, o que não era verdade.

Então Abimeleque pegou alguns animais e os deu de presente a Abraão e, lhe devolveu Sara.

Então Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de modo que pudessem ter filhos, pois o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres do harém de Abimeleque por causa do que tinha acontecido com Sara.

Apesar de se justificarem perante o rei Abimeleque, Abraão e Sara erraram mais uma vez, dizendo que eram irmãos, ao invés de dizer que eram casados. Apesar disso, Deus ainda o usou para orar pelo rei, sua mulher e suas servas para que pudessem ter filhos. Isso mostra mais uma vez, que Deus nos usa apesar de nós.

O NASCIMENTO DE ISAQUE (21.1-7)

O Senhor cumpriu o que havia prometido a Sara. Ela deu à luz um filho para Abraão na velhice dele, exatamente no tempo indicado por Deus. Abraão deu-lhe o nome de Isaque.

No oitavo dia depois do nascimento de Isaque, Abraão o circuncidou, como Deus havia ordenado. Abraão tinha cem anos quando Isaque nasceu.

HAGAR E ISMAEL SÃO EXPULSOS (21.8-21)

Quando Isaque cresceu e estava para ser desmamado, Abraão preparou uma grande festa para comemorar a ocasião. Sara, porém, viu Ismael, filho de Abraão e da serva egípcia Hagar, caçoar de seu filho, Isaque, e disse a Abraão que se livrasse da escrava e do filho dela e que ele jamais será herdeiro junto com seu filho, Isaque.

Abraão ficou muito perturbado com isso, pois Ismael também era seu filho. Deus, porém, lhe disse que ela não se perturbasse por causa do menino e da serva. Ordenou que Abraão fizesse tudo que Sara lhe pedisse. Contudo, Deus também faria uma nação dos descendentes do filho de Hagar, pois ele é filho de Abraão.

Na manhã seguinte, Abraão preparou mantimentos e uma vasilha cheia de água e os pôs sobre os ombros de Hagar. Então, mandou-a embora com seu filho, e ela andou sem rumo pelo deserto de Berseba. Quando acabou a água, Hagar colocou o menino à sombra de um arbusto, foi sentar-se sozinha e, chorando, disse que não queria ver o filho morrer.

Mas Deus ouviu o choro do menino e, do céu, o anjo de Deus chamou Hagar e lhe perguntou o que tinha havido e que não tivesse medo, pois Ele havia ouvido o menino chorar. Mandou que ela se levantasse e animasse o menino, pois faria dos descendentes dele uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Hagar, e ela viu um poço cheio de água. Sem demora, encheu a vasilha de água e deu para o menino beber. A água no deserto aponta para Jesus, a água da vida.

Deus estava com o menino enquanto ele crescia no deserto. Ismael se tornou flecheiro e se estabeleceu no deserto de Parã, e se casou com uma egípcia.

Deus não nos desempara mesmo quando percorremos os desertos da vida. O Deus que me vê, já citado por Hagar, agora é o que Deus que ouve e se compadece. Deus ouve o nosso choro. Quando pensamos que o deserto é o fim, aparece um poço d’água. Jesus quando em conversa com a mulher samaritana disse que quem bebe desta água logo terá sede outra vez, mas quem bebe da água que Ele dava, nunca mais teria sede. Ela se tornaria uma fonte que brotaria dentro dele e lhe daria a vida eterna”. A mulher samaritana pediu a Jesus que por favor, lhe desse daquela água, pois assim ela nunca mais teria sede nem precisaria vir para tirar água.

PROVA DE FÉ DE ABRAÃO (22.1-19)

Um dia Deus pôs Abraão à prova. “Abraão!”, Deus chamou. “Sim”, aqui estou!

Deus disse que ela tomasse seu filho, seu único filho, Isaque, a quem ele tanto amava, e fosse à terra de Moriá. Lá, em um dos montes que Deus lhe mostraria, Abraão deveria oferecê-lo como holocausto. Séculos depois Salomão construiu o templo nesse monte. Atualmente o Domo da Rocha também está nesse monte.

Na manhã seguinte, Abraão foi de jumento, levando consigo dois de seus servos e seu filho Isaque. Cortou lenha para o fogo do holocausto e partiu para o lugar que Deus tinha indicado. Mais uma vez Abraão mostra obediência às ordens do Senhor.

No terceiro dia da viagem, Abraão levantou os olhos e viu o lugar de longe. Abraão disse aos servos que ficassem naquele lugar com o jumento, que ele e o rapaz iriam mais adiante. Eles iriam adorar e depois voltariam. Ao afirmar que voltariam, Abraão confiava em Deus, nem que seu filho Isaque ressuscitasse. Lembre-se que no terceiro dia, após sua morte, Jesus ressuscitou.

Abraão pôs a lenha para o holocausto nos ombros de Isaque, e ele próprio levou o fogo e a faca. Isaque aponta para Jesus na cruz ao levar a lenha para o holocausto, da mesma maneira que Jesus levou a cruz de madeira. Enquanto os dois caminhavam, Isaque falou para o pai que tinham fogo e lenha, mas onde estava o cordeiro para o holocausto? “Abraão respondeu que Deus providenciará o cordeiro para o holocausto. E continuaram a caminhar juntos. Isso se chama FÉ.

Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão construiu um altar e arrumou a lenha sobre ele. Em seguida, amarrou seu filho Isaque e o colocou no altar, sobre a lenha. Então, pegou a faca para sacrificar o filho. Nesse momento, o anjo do Senhor o chamou do céu e disse que ele não tocasse no rapaz e que não lhe fizesse mal algum e que agora sabia que ele temia a Deus de fato. Disse ainda que Abraão não havia negado nem mesmo seu filho, seu único filho!” Abraão representa Deus, que deu o seu único filho para morrer na cruz.

Então Abraão levantou os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Pegou o carneiro e o ofereceu como holocausto em lugar do filho. O carneiro que foi sacrificado ali no lugar de Isaque, aponta para Jesus. Da mesma maneira, Jesus derramou seu sangue em nosso lugar. Quando João Batista viu Jesus caminhando em sua direção disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29).

Abraão chamou aquele lugar de Javé-Jiré. Até hoje, as pessoas usam esse nome como provérbio: “No monte do Senhor se proverá ou providenciará”.

Então o anjo (mensageiro) do Senhor chamou Abraão novamente e lhe disse que o Senhor havia dito que uma vez que ele tinha o obedecido e não negou nem mesmo seu filho, seu único filho, juro pelo meu nome que certamente o abençoaria. Deus continuou: Multiplicarei grandemente seus descendentes, e eles serão como as estrelas no céu e a areia na beira do mar. Seus descendentes conquistarão as cidades de seus inimigos e, por meio deles, todas as nações da terra serão abençoadas. Tudo isso porque você me obedeceu”. Os segredos de Abraão foram a obediência e a fé.

ABRAÃO E LÓ EM OUTROS LIVROS DA BÍBLIA

Sobre a sua segunda vinda, Jesus afirmou: “E o mundo será como no tempo de Ló. O povo se ocupava de seus afazeres diários, comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo, até o dia em que Ló deixou Sodoma. Então fogo e enxofre ardente caíram do céu e destruíram a todos. Lembrem-se do que aconteceu à esposa de Ló! (Lucas 17:28,29,32).

Da mesma forma, “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo”. Logo, os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que creem. As Escrituras previram esse tempo em que Deus declararia os gentios justos por meio da fé. Ele anunciou essas boas-novas a Abraão há muito tempo, quando disse: “Todas as nações da terra serão abençoadas por seu intermédio” (Gálatas 3:6-8)

Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito (Gálatas 3:14).

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa (Gálatas 3:29).

Pela fé, Abraão obedeceu quando foi chamado para ir à outra terra que ele receberia como herança. Ele partiu sem saber para onde ia. E, mesmo quando chegou à terra que lhe havia sido prometida, viveu ali pela fé, pois era como estrangeiro, morando em tendas. Assim também fizeram Isaque e Jacó, que herdaram a mesma promessa. Abraão esperava confiantemente pela cidade de alicerces eternos, planejada e construída por Deus. Pela fé, até mesmo Sara, embora estéril e idosa, pôde ter um filho. Ela creu que Deus era fiel para cumprir sua promessa. E, assim, uma nação inteira veio desse homem velho e sem vigor, uma nação numerosa como as estrelas do céu e incontável como a areia da praia (Hebreus 11:8-12).

Pela fé, Abraão, ao ser posto à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Abraão, que havia recebido as promessas, estava disposto a sacrificar seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: “Isaque é o filho de quem depende sua descendência”. Concluiu que, se Isaque morresse, Deus tinha poder para trazê-lo de volta à vida. E, em certo sentido, recebeu seu filho de volta dos mortos (Hebreus 11:17-19).

Em contrapartida, resgatou Ló, tirando-o de Sodoma, por ser ele um homem justo, afligido com a vergonhosa imoralidade dos perversos ao seu redor. Sim, Ló era um homem justo, cuja alma justa era atormentada pela maldade que via e ouvia todos os dias (2 Pedro 2:7,8).

REFERENCIAS:

Bíblia de estudo cronológica – aplicação pessoal – CPAD

Bíblia de estudo de Genebra - SBB

Bíblia do Peregrino – Ed. Paulus

Bíblia Jovem - Ed. Vida

Bíblia Sagrada – Nova versão transformadora – NVT

BROWN, Raymond – Novo Comentário Bíblico São Jeronimo – Antigo Testamento

Carlos Alfredo, ago /2020