6 DE DEZEMBRO DE 1776

Francisco de Paula Melo Aguiar

Hoje o Santuário-Matriz de Santa Rita de Cássia, completa justamente 244 (duzentos e quarenta e quatro) anos de sua fundação, obra iniciada em 1771, marco propulsor que deu origem ao pequeno arraial, povoação, vila, distrito e cidade de Santa Rita, Estado da Paraíba, emancipada por Venâncio Neiva, então presidente da Paraíba, através do Decreto nº 10, de 19 de março de 1890 [GAZETA DA PARAHYBA, 21/03/1890, p. 1].

Acima da porta central do referido templo lá se encontra a placa comemorativa de sua inauguração em 6 de dezembro de 1776, única peça original da época da fundação e inauguração, o resto do templo sofreu modificações completamente.

De modo que :

A antiga Igreja Matriz, cuja inauguração primitiva data de 06 de dezembro de 1776, que passou várias reformas até se chegar ao prédio do atual santuário. As fotografias daquele monumento diante das reformas que sofreu entre 1776 e 1932, estão preservadas graças ao trabalho minucioso do saudoso fotografo Viegas, conseguiu um fac símile com o senhor Salvador Guedes, seu amigo e antigo dono do Cine Avenida, e que procurou fazer a sua restauração com o seu saber artístico para salvar aquela relíquia de 1926. [AGUIAR, 2016, p. 505].

Por outro lado, a gruta de Nossa Senhora da Conceição, existente na parte externa do referido templo católico não data desta época, trata-se de uma construção do meio do século XX, inaugurada em 15 de agosto de 1951 pelo vigário Monsenhor Rafael de Barros Moreira, uma vez que:

A gruta também não existia até então, isso é uma arquitetura nova que Monsenhor Rafael de Barros Moreira mandou edificar, quem construiu foi artífice do povo Severino Rodrigues, de saudosa memória e que residia à Rua Anísio Pereira Borges, ao lado oposto ao ex-Hospital Ceslau Gadelha, próximo ao pontilhão que dá acesso a Vila Operária Tibiri. Severino Rodrigues era um artista na área da construção civil, apesar de ser um homem de poucas letras, era um verdadeiro artífice na construção civil.[AGUIAR, 2016, p. 505]. Grifamos.

E até porque:

Além do mais Monsenhor Rafael projetou e executou a construção da gruta ao lado da matriz e fez escrever sobre a mesma: “Eu sou a Imaculada Conceição”, cujo dístico já não existe mais nos dias atuais. [AGUIAR, 2016, p. 566].

Em síntese, da capela que deu origem ao atual Santuário-Matriz de Santa Rita de Cássia, só tem de original o local onde se encontra, suas estruturas arquitetônicas primitivas internas e externas foram modificadas totalmente pelas reformas implementadas ao longo destes 244 [duzentos e quarenta e quatro] anos de fundação, principalmente pelos monsenhores Abdon Melibeu e Rafael de Barros, entre os anos de 1926 e 1932, época em que o piso do referido templo era da altura do piso da praça da Matriz, atual Getúlio Vargas, que foi rebaixada, surgindo assim a atual escadaria de acesso ao dito templo, durante as administrações dos prefeitos Tenente Francisco Pedro dos Santos e Flávio Maroja Filho.

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. 2ª ed. São Paulo: Clube de Autores Publicações S/A, 2016, 638p. Disponível in.: <https://rl.art.br/arquivos/6404665.pdf >.

GAZETA DA PARAHYBA . Edição de 21/03/1890 – DECRETO Nº 10, de 19/03/1890. Disponível in.: <http://memoria.bn.br/pdf/808865/per808865_1890_00543.pdf>.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 06/12/2020
Reeditado em 15/05/2023
Código do texto: T7128941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.