Biografia do Pastor FRANCISCO RIBEIRO NOVAES

Francisco Ribeiro Novaes é Pastor, Bacharel em Teologia e Terapeuta Naturalista. Baiano de origem, percorreu vários estados brasileiros, até estabelecer-se no antigo Norte Goiano (hoje estado do Tocantins), onde consolidou uma das mais profícuas carreiras como líder cristão protestante!

Pastor Francisco Novaes, como é mais conhecido, é um pioneiro na capital Palmas, onde implantou a Igreja Assembleia de Deus do Ministério SETA, tornando-se um dos mais conhecidos e admirados líderes evangélicos do Tocantins.

Ele possui uma bela trajetória que vale a pena conhecer em detalhes.

Nasceu no dia 14 de setembro de 1942, no município de Maracás, distante cerca de 350 km da capital Salvador. É filho do casal de produtores rurais e comerciantes Ramiro Novaes Ribeiro e Eduvirges Ribeiro da Silva.

Aos 11 anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde deu sequência nos estudos.

A convite de um empreiteiro, ele foi trabalhar em lavouras de café nas encostas geladas do estado do Paraná, permanecendo por lá por alguns anos.

Retornou para São Paulo, experimentando uma vida extremamente difícil, tornando-se até mesmo morador de rua.

Ao saber da construção da barragem hidrelétrica em Cachoeira Dourada-GO, mudou-se para lá, aonde fixou residência. Nessa cidade, trabalhou em um mercado, aonde conheceu uma bela jovem crente, que anos depois se tornaria sua fiel companheira.

Essa moça era realmente diferente de todas que Francisco já tinha conhecido, pois, além de beleza e simpatia, possuía uma dedicação e exemplo que lhe chamavam atenção. Foi através dela que ele conheceu a mensagem do Evangelho, tornando-se um seguidor de Jesus e membro da Igreja Assembleia de Deus, liderada pelo Presbítero Osvaldo Duarte – carinhosamente chamado de “irmão Nego”. Após algum tempo, começaram a namorar

Em 1966, Francisco Ribeiro Novaes casou-se com essa jovem, Maria da Silva Ribeiro. Dessa união, tiveram três filhos: Renebex Mota Novaes, Sara Novaes e Sandra Novaes; e 5 netos.

Atendendo ao chamado divino para o pastoreio, envolveu-se imediatamente com a Obra de Deus, dando assim início a sua trajetória ministerial.

Nas cidades de Inaciolândia e Gouvelândia-GO, abriu igrejas, deixando ali trabalhos muito prósperos.

Em seguida, foi residir em Itumbiara-GO, onde se tornou um fiel cooperador na Igreja, ao lado do Pastor Neemias José Ignácio.

Em 1970, mudou-se para Goiânia-GO, ficando por dois anos. Logo em seguida decidiu mudar-se para a cidade de Redenção, no sul do Pará, tornando-se um empresário bem sucedido.

No entanto, a chama do amor pelas almas queimava incessantemente no seu coração, e, em obediência ao Senhor Jesus Cristo, abriu mão de suas atividades comerciais, vindo a envolver-se totalmente com a Obra de Deus.

Sob a direção divina, mudou-se para Conceição do Araguaia-PA, onde se tornou Co-Pastor e líder de jovens na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (CIADSETA), liderada pelo Pastor Jairo Saldanha de Oliveira.

No início de 1979, Pastor Novaes – como é conhecido, se lançou definitivamente ao serviço da Obra de Deus. Por determinação do então Presidente do CIADSETA, Pastor Luiz de França Moreira, foi enviado (ainda como Evangelista Autorizado), para assumir as igrejas de Cristalândia e Pium-GO, cidades próximas à Ilha do Bananal, ao oeste da Rodovia Federal BR-153 (Belém-Brasília).

Nesta ocasião, também fundou o trabalho em Lagoa da Confusão e “Rosalândia Velha”.

Já em 1982, foi enviado para a cidade de Campo Alegre, hoje Santana do Araguaia-PA, onde também abriu trabalho no povoado de Vila Mandi.

Em 23 de Março de 1984, foi transferido para a cidade de Porto Nacional, Norte de Goiás, onde presidiu aquela igreja até março de 1990.

Nessa cidade centenária, Pastor Novaes foi usado por Deus para desbravar toda a região, fazendo um intenso trabalho de evangelização, vindo a conquistar milhares de vidas para Deus.

Orientado pelo Espírito Santo, abriu 67 (sessenta e sete) Grupos Familiares de Crescimento (GFC), o que cooperou para a evangelização e o discipulado de muitas vidas. Nesse período a igreja já contava com 23 (vinte e três) congregações, algumas delas, posteriormente, se transformariam em Igrejas Sedes.

No ano de 1985, enviou o Presbítero Hemídio para o povoado de Taquaralto, que na época tinha apenas 29 pequenas casas. Na mesma ocasião, enviou o Presbítero José Patrício, que foi auxiliado pelo jovem obreiro José Teles Carneiro Filho (in memoriam), para o Distrito de Taquaruçu do Porto, lugar onde fizeram um brilhante trabalho para Deus.

Nesse mesmo período, Pastor Novaes também abriu uma igreja na cidade de Silvanópolis-GO.

Estando em pleno labor ministerial em Porto Nacional, foi surpreendido com uma determinação da Convenção para assumir a Igreja em Grajaú-MA, onde pastoreou de março a dezembro de 1990.

Em obediência a Diretoria da Convenção (CIADSETA) e convicto da direção de Deus, veio presidir a Igreja Assembleia de Deus de Taquaralto - Palmas Sul, que permaneceu de 03 de janeiro de 1991 até sua jubilação em 20 de dezembro de 2012.

Ao ser jubilado, foi substituído pelo Pastor José Teles Carneiro Filho, que liderou a igreja durante os anos seguintes, alcançando um crescimento extraordinário em número de membros e congregações. Pastor José Filho partiu para os braços do Senhor em fevereiro de 2018, num culto em Rio Sono.

-Fatos Relevantes do Ministério do Pastor Novaes:

Foi credenciado pelo então Governador de Goiás, Dr. Henrique Antônio Santillo, como Conselheiro do Conselho de Cidadania do Norte de Goiás, ocasião em que atuou também como Juiz de Paz;

Fez parte da Comitiva de líderes do Norte Goiano que esteve em Brasília-DF, por ocasião da promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, quando foi criado o Estado do Tocantins;

Na divisão do Estado do Tocantins, fez parte da Comissão Pró-fundação da Capital - Palmas. Integrou o grupo de lideranças sob o comando do então Prefeito de Porto Nacional, Vicentinho Alves, os quais foram até Brasília para defender a fundação da capital no então Distrito do Canela, onde hoje está edificada a nossa capital;

No dia 20 de maio de 1989, quando o governador José Wilson Siqueira Campos dirigiu o evento de lançamento da pedra fundamental de criação de Palmas, o Pastor Francisco Novaes juntamente com o Pastor Sebastião Andrade (Presidente do CIADSETA), teve participação efetiva no culto ecumênico, dirigindo um fervoroso clamor a Deus pela criação da mais nova capital do Brasil;

Em 1991, criou o Instituto Bíblico Pentecostal do Estado do Tocantins (IBPTINS);

Em 1992, fundou a Associação Metropolitana Evangélica (AME);

Em 1993, promoveu a primeira reunião para criação da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP);

Em 1993, foi o conselheiro/fundador do Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus do Estado do Tocantins (COMADETINS);

Em 1994, criou o Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus da Capital (COMADEC);

Em 1995, com a aquiescência da Mesa Diretora da Convenção, desvinculou de sua área administrativa, o Jardim Aureny III, dando posse em seguida ao Pastor José de Arimatéia, juntamente com o então Presidente do CIADSETA, Pastor Sebastião Andrade.

Assim, conclui parte da folha dos serviços prestados pelo Pastor Francisco Ribeiro Novaes à sociedade como um todo e, principalmente, ao Reino de Deus, a quem tributamos toda honra e toda a glória!!!

Pastor Novaes, mesmo estando jubilado, não deixa de colaborar com a Obra do Senhor. É um líder ativo, uma referência para muitos pastores e líderes do Ministério SETA. Ele utiliza sua sabedoria e bagagem pastoral para orientar e admoestar grande número de ministros, obreiros e irmãos que recorrem aos seus conselhos e ensinamentos.

Os crentes palmenses formam um povo alegre, acolhedor e fervoroso que adora e honra ao Senhor Jesus! Tudo isso tem a marca da liderança e pastoreio do Pastor Novaes, que sob a direção do Espírito Santo atuou para consolidar a Igreja Assembleia de Deus do SETA no estado caçula da federação.

Pastor Francisco Ribeiro Novaes representa a história viva do Ministério SETA no Tocantins. Plantou a semente valiosa do Evangelho, como um pastor pioneiro em Palmas, contribuindo de maneira tremenda para torná-la umas das capitais brasileiras que mais valoriza e respeita os preceitos da Bíblia Sagrada.

Seu pioneirismo e dedicação ao chamado de Deus gerou frutos grandiosos, fazendo chegar a mensagem da salvação a centenas de povoados, vilas, assentamentos, bairros e cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão e Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ADARAGUATINS. 2010. História da CIADSETA. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/wp-content/arquivo/2010/04/Hist%C3%B3ria-CIADSETA.pdf

ADARAGUATINS. 2019. TOCANTINS: Lideranças Políticas, Eclesiásticas e a comunidade em geral lamentam a morte do Pastor José Filho. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/2019/02/tocantins-liderancas-politicas-eclesiasticas-e-a-comunidade-em-geral-lamentam-a-morte-do-pastor-jose-filho.php

AGÊNCIA Tocantins. 2019. Nota de pesar – Missionária Maria Freire Cavalcante. https://www.agenciatocantins.com.br/noticia/3682/nota-de-pesar-missionaria-maria-freire-cavalcante

ASSEMBLEIA DE DEUS PALMAS-CENTRO. 2019. HISTÓRIA DA CIADSETA, a minúscula semente de mostarda que se transformou numa grande árvore. Disponível em: https://adpalmascentro.com/nossa-historia

BOHN, Simone R. 2004. Evangélicos no Brasil. Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. X, nº 2, p. 288-338. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22020.pdf

CAMPOS, Leonildo Silveira. 2008. Os Mapas, Atores e Números da Diversidade Religiosa Cristã Brasileira: Católicos e Evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião. pp. 9-47. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_campos.pdf

CARNEIRO, W. P. S. 2013. Pentecostais na política capixaba: representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010). 179f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espirito Santo. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4332

CIDADE-BRASIL. 2019. Município de Aparecida do Rio Negro. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-aparecida-do-rio-negro.html

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Em sessão solene, Câmara homenageia os 71 anos da CIADISETA. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/23/em-sessao-solene-camara-homenageia-os-71-anos-da-ciadseta

D´AVILA, Edson. 2006. Assembleia de Deus no Brasil e a política: uma leitura a partir do Mensageiro da paz. 190f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/357

FOLHA DE SÃO PAULO. 2019. Pastor rodou o Tocantins inteiro professando a fé. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/03/mortes-pastor-rodou-tocantins-inteiro-professando-a-fe.shtml

GOSPEL GERAL. 2018. Pr. José Filho da AD Ciadseta é sondado para vaga de suplente de senador. Disponível em: https://www.gospelgeral.com.br/2018/04/pr-jose-filho-da-ad-ciadseta-e-sondado-para-vaga-de-suplente-de-senador/

GOSPEL GERAL. 2019. Léo Barbosa emite “Nota de Pesar” pelo falecimento da Missionária Maria Freire Cavalcante. Disponível em: https://www.gospelgeral.com.br/2019/04/leo-barbosa-emite-nota-de-pesar-pelo-falecimento-da-missionaria-maria-freire-cavalcante/

IAD – IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Nossa História. Disponível em: http://assembleiagurupi.com.br/index.php?pg=nossahistoria

IBGE. 2019. Aparecida do Rio Negro (Tocantins). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/aparecida-do-rio-negro/panorama

IBGE. 2019. Rio Sono - Tocantins (Histórico). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/riosono.pdf

JM NOTÍCIA. 2016. Culto em Ação de Graças pelo aniversário do Pastor José Filho acontece em Taquaralto nesta terça, 03. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2016/08/03/culto-em-acao-de-gracas-pelo-aniversario-do-pastor-jose-filho-reune-amigos-e-lideranca-da-capital-em-taquaralto-nesta-terca-03/

JM NOTÍCIA. 2018. Com cerca de 800 igrejas sedes e 6.500 pastores Ciadseta comemora 68 anos. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2016/04/25/9805/

JM NOTÍCIA. 2018. Pastor José Filho lança “Projeto 1.000 almas para Cristo Já” em Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/03/09/pastor-jose-filho-lanca-projeto-1-000-almas-para-cristo-ja-em-taquaralto/

JM NOTÍCIA. 2019. Pastor Paulo Martins Neto assume presidência da AD Ciadseta Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2019/03/07/pastor-paulo-martins-neto-assume-presidencia-da-ad-ciadseta-taquaralto/

JM NOTÍCIA. 2019. Morre durante culto em Rio Sono, o pastor José Filho, líder da Ciadseta de Taquaralto. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2019/02/25/luto-morre-durante-culto-em-rio-sono-o-pastor-jose-filho-lider-da-ciadseta-de-taquaralto/

OLIVEIRA, Maria de Fátima. 1997. Um Porto no Sertão: Cultura e cotidiano em Porto Nacional 1880/1910. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 177p. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/OLIVEIRA__Maria_de_F_tima._1997.pdf

OLIVEIRA, Joana D’arc de. 2010. Entre o Jornalismo e o Marketing Político: A Cobertura Política do Jornal do Tocantins nas Eleições Municipais de Palmas 2008. In: Anais do I Encontro de História da Mídia da Região Norte. Palmas – TO. 20p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/noticias-dos-nucleos/artigos/ENTRE%20O%20JORNALISMO%20E%20O%20MARKETING%20POLITICO.pdf

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL. 2016. Um breve histórico sobre a fundação e emancipação política de Porto Nacional. Disponível em: http://www.portonacional.to.gov.br/pagina-cidade-um-breve-historico-sobre-a-fundacao-e-emancipacao-politica-de-porto-nacional.html

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO SONO. 2016. Sobre a Cidade de Rio Sono. Disponível em: http://riosono.to.gov.br/Portal/acidade.asp?menu=acidade

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ PEREIRA DA LUZ “Professor José Neto”. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do Pastor ARIAS SOARES SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6418486

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Bispo GUARACY BATISTA DA SILVEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6621436

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Deputado Federal ELI DIAS BORGES. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6638587

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Pastor AMARILDO MARTINS DA SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6618171

SALERA JÚNIOR, G. 2019. Biografia do Pastor JOSÉ TELLES CARNEIRO FILHO. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6687776

SETA - Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia. 2019. História do SETA. Disponível em: http://cieadesque.blogspot.com/p/a-igreja.html

SOU DE PALMAS. 2019. Pastores, amigos e políticos lamentam morte do Pr. José Filho. Disponível em: https://www.soudepalmas.com.br/noticia/381/pastores-amigos-e-polticos-lamentam-morte-do-pr-jos-filho-confira

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2008. A Assembléia de Deus e o Movimento Pentecostal na cidade de Imperatriz (1952-2002): História, Memória e Identidade Cultural. Sacrilegens, Juiz de Fora, v.5, n.1, p. 04-22. Disponível em: http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2009/06/5-2.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2010. Uma perspectiva histórica sobre construções de identidades religiosas: a Assembleia de Deus em Imperatriz- MA (1986-2009). 166f. Orientadora: Profa. Dra. Libertad Borges Bittencourt. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/DISSERTA____O_BERTONE.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2016. A Expansão da Assembleia de Deus em Imperatriz-MA: História e Constituição Identitária. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_Bertonedeousa.pdf

SURGIU. 2014. História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Paraiso do Tocantins – 1964 a 2014. Disponível em: http://surgiu.com.br/2014/11/14/hist%C3%B3ria-da-igreja-evang%C3%A9lica-assembleia-de-deus-em-paraiso-d/

WIKIPÉDIA. 2020. Assembleia de Deus. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus

WIKIPÉDIA. 2020. Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacional_das_Assembleias_de_Deus_no_Brasil

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Lista de denominações protestantes no Brasil por número de membros. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_protestantes_no_Brasil_por_n%C3%BAmero_de_membros

WIKIPÉDIA. 2020. Maracás. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marac%C3%A1s

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Porto Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Nacional

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior