Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Biografia - 2021

Maria de Fátima Alves de Carvalho, nasceu em 09 de março de 1964, no município de São Miguel /RN. Filha de Pascoal Batalha do Rêgo e Maria Jacira Alves. Seus pais eram camponeses analfabetos e a vida da sua família era muito sofrida. Durante sua infância viveu momentos de várias migrações, morando em três estados, Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba e também por várias cidades, até chegarem no município de Encanto, onde a família fixou morada e se estabeleceu na vida. Quando chegou no Encanto a mesma só tinha dez anos de idade e foi aí que frequentou a escola pela primeira vez, conseguindo cursar com êxito toda a sua vida escolar até chegar na universidade, que na época era em Pau dos Ferros/RN.
Enquanto estudante, a menina foi considerada garota prodígio tendo avançado do primeiro para o terceiro ano do Ensino Fundamental e daí para frente, foi considerada uma das melhores alunas das duas escolas de Encanto, Escola Estadual Adolfo Fernandes, onde fez o Ensino Primário e Escola Estadual Cid Rosado, onde estudou da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio.
Na sua carreira de estudante foi sempre aluna exitosa e formou-se em Pedagogia com 24 anos de idade, na época ainda morava na cidade de Encanto, lugar onde se estabeleceu na vida, tendo sido aprovada em 6º lugar em um concurso para professor da rede Estadual de Ensino e lecionado neste município durante sete anos na Escola Estadual Justino Granjeiro. Depois desse tempo, mudou-se para a capital Natal/RN, onde cursou três pós – graduações, Psicopedagogia (UFRN), Gestão Escolar (UFRN) e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN). Após esse período passou a se dedicar a poesia que vivia adormecida no âmago da sua alma, pois tem esse dom desde a mais tenra infância. Desse período até agora, nunca mais deixou de escrever, já tendo publicado 06 livros, e participado de 18 antologias. Em sua escrita aparecem muitos textos relacionados com as suas vivências na Caatinga, que continuam muito vivas no seu viver. Dentre os seus trabalhos poéticos destaca-se os livros Florescer da Alma, Retratos Sentimentais da Vida na Caatinga, Palavras Singelas e Encantamentos, Letras de Caatingueira, Palavras de Luz e Textos Encantados. Também tem dois livros em forma de e-book, Versos para a Lua! E Sempre com Flores. Ainda escreve no seu site que se hospeda no recanto das letras, o mesmo denomina-se www.fatimaalves.prosaeverso.net, neste site estão seus dois e-book e mais de 1.330 textos contemplando poesias e prosas. E muitos textos sobre a caatinga, bioma no qual nasceu. Porém, por tanto gostar dessa temática, a mesma se define como Poetisa da Caatinga, pseudônimo que lhe deixa extremamente feliz.
xxx
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Poetisa da Caatinga
Natal, 15. 02.2021
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Enviado por Maria de Fátima Alves de Carvalho em 22/02/2021
Reeditado em 22/02/2021
Código do texto: T7190502
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 56 anos
1337 textos (99306 leituras)
1 áudios (11 audições)
2 e-livros (69 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/02/21 02:48)
Maria de Fátima Alves de Carvalho

Site do Escritor