Domingos Antônio Cardoso

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Uma amiga deixou a sugestão na página "Memórias de Campos Belos" que eu, ou outro amante da escrita, escrevesse sobre Domingos Antônio Cardoso (ex-prefeito da nossa cidade).

Não comentei o post, embora achasse interessante a ideia. Vivo a efender a história de um lugar, de um povo ser contada pela ótica dos próprios moradores.

Nem carece tal escrita ser feita necessariamente por escritores traqueijados (ainda que estes tenham mais facilidades a isso). Os que viveram a história, sabem o que dizer e podem perfeitamente prestar essa contribuição por escrito ou mesmo oral. Que serão de grande valia a história local.

Como uma colcha de retalhos; os relatos vão sendo costurados e juntos formam um complemento histórico, harmônico, consistente, valioso...

Deixo de contribuir mais, nesse sentido, por viver distante da minha cidade. Pelas limitações de acessibilidade às fontes de informações abrangentes, mas, se não posso contribuir no muito o faço com o pouco.

MEU LAMENTO:

Quanto ao seu Domingos Cardoso nosso último encontro se deu no final de 2018, em visita não programada que fiz a ele.

Nossa prosa aconteceu na sua residência. Já no seu leito de inferioridade e, lamento até hoje essa oportunidade perdida (sem o registro em gravador).

NÃO PERDI DE TUDO

Nem tudo fora perdido...

Por um tempo achei não ser possível atender o pedido da Mara, em escrever sobre o seu Domingos Cardoso, mas encontrei o que dizer...

Rogério Cardoso (seu filho) escreveu um texto sobre o pai e não fora demais, a mim produzir mais este. Cada registro a acerca desse personagem da nossa cidade, ganha em consistência e completude...

Tais fraguimentos servirão como fonte de informações aos que, de bom gosto desejarem saber, sobre o amigo (ex-administrador público de nossa cidade). Estudantes, cidadãos comuns, pesquisadores...

É bom saber que muitas coisas ainda poderiam ou poderão ser levantadas, escritas, reveladas postas ao domínio público, eternizadas sobre esse grande homem e seus familiares, que fizeram bastante por nossa cidade.

Originalmente descendente de uma família tradicional que nos enche de orgulho, pelo legado histórico deixado, de honradez e, serviços prestados à comunidade campos-belense.

ALGUMAS TRANSCRIÇÕES

Fica aqui algumas anotações de uma 'velha' agenda que me acompanhou na visita ao amigo Domingos Cardoso.

Mais para o fim da prosa Domingos levantou-se do leito que se encontrava e se locomoveu pela casa, ao sofá da sala de estar; com o apoio de um 'andador'. — Contava com os seus 80 e poucos anos e alguns incômodos de saúde...

Lamentava-se de incômodos pelo corpo devido a uma queda que sofrera dum cavalo na sua fazenda, mas , ainda mantinha-se em perfeito estado de lucidez.

MAIS DE MEIO SÉCULO

O conheço há mais de meio século, logo após o encerramento das suas atividades comerciais frente ao "Armazém Cardoso" de sua propriedade (onde hoje funciona o Peg Pag Goiás).

Do lugar, não sou o único a admirar a inteligência, a sabedoria, a memória aguçada desse homem (muitos como eu dizem o mesmo).

As enxurradas de lembranças do que viveu na cidade e fora dela, fluíam à sua mente muito facilmente, a todo instante; ao parlamentarmos. — Só mesmo um gravador para dar conta de gravar tantas coisas...

Em dados momentos, a minha incompreensão no que me dizia, a lentidão, em fazer as anotações devidas com celeridade, o incomodou. — Ao Perceber a desconformidade da minha parte, nas anotações das informações, em dados  instantes, eu percebia incomodá-lo.

SEUS PAIS

Domingos Antônio Cardoso é filho do Sr. José Antônio Cardoso e D. Joana Antônio Cardoso (primos).

OS FILHOS

Mariana, Francisco (Chiquinho Cardoso), Alice, Antusa (a professora), Giselda, Joaquim (Cardosinho), José (zequito), Domingos, Alaídes (professora) e Dina.

AVÓS MATERNOS

Joaquim Antônio Cardoso e Maria Luiz Tavares Cardoso.

AVÓS PATERNOS

Francisco Antônio Cardoso e Mariana Rodrigues de Freitas Cardoso.

Nota.: o avô materno e o paterno do seu Domingos Cardoso eram irmãos biológicos (Joaquim e Francisco). Estes eram descendentes de Inocêncio Antônio Cardoso. Maria Luiz Tavares Cardoso (avó materna do seu Domingos), era filha de Cristina da Costa Madureira e João Luiz Tavares. -- Uma família de origem portuguesa.

NASCIMENTO

Domingo Cardoso nasceu em nove (9) de julho de 1935, em Campos Belos, Distrito (Chapéu).

CAMPOS BELOS/GO, ANTIGO

Por relatos e vivência o Campos Belos de antigamente (antes e até as décadas de 1930 a 1960), era um 'lugarejo no meio do nada', um ermo de mundo. -- As más-línguas o apelidaram de "Corredor da Fome". Graças a Deus! Perdeu esse estigma (com o seu desenvolvimento, nos anos seguintes)!

"Os pais tinham dificuldade para tudo, moravam longe... Em Campos Belos e São Domingos estudava-se o ABC e a tabuada, numa cartilha.

A carência das coisas no Município era muita: para se reconhecer a firma de um documento, teríamos que ir a Arraias (TO)." -- D. Cardoso

À comunidade local sofria com a falta das coisas...

Francisco Xavier de Oliveira, Timóteo Sousa, Agripino Cardoso, Domingos Antônio Cardoso... São (dentre outros) os comerciantes dos primórdios da cidade ainda muito lembrados (principalmente pelas gerações mais antigas).

OS SEUS FORNECEDORES

Em grande parte os seus fornecedores  eram oriundos de outras praças e, não dispunham de representantes comerciais para a facilitação das transações de negócios entre ambos.

Então, as compras e vendas, dos seus produtos, eram realizadas noutros Estados da Federação. No caso de Campos Belos e região, a Bahia era o reduto preferido destes negociantes, por estarem bem mais próximo deles (geograficamente). -- Por ser estado limítrofe a Goiás, ao nosso Município.

Havia tropeiros, tropas de prontidão a esse serviço; algumas pessoas iam a pé, a tocar os seus animais de cargas a essas compras, no estado baiano.

No tempo do Campos Belos antigo, um bom animal de carga (geralmente o burro) tinha um preço de uma 'boiada.' -- Para se adquirir um exemplar desse, era necessário vender-se um lote de onze (11) bois.

Às cidades de Barreiras, Santana dos Brejos (próximo à Ibotirama) eram preferidas... Gastavam geralmente oito (8) dias nas viagens que faziam, nesse intento.

LEVAVAM...

Para a comercialização nas terras baianas, levavam lotes de burros, de animais bovinos, couro de boi cru, carne seca (de sol), leite (seiva) de mangaba (matéria-prima para a produção de capas de chuva). -- Nos tempos chuvosos era comum se ver, os homens do campo, nas suas montarias, a usa-las sobrepostas aos ombros, a cobrir o dorso do seu animal.

TRAZIAM...

Ao retornar das suas longas viagens esses comerciantes traziam consigo o básico da subsistência da comunidade local. Como o sal (esse mesmo que ainda é usado para o rebanho bovino), hoje temos o sal refinado e iodado, antes não; café, fumo de rolo, cachaça, vinho, artifícios (bingas, isqueiros), sabão, querosene jacaré, tecidos, alpercatas (chinelos de couro), armarinhos...

FENÔMENOS CLIMÁTICOS na cidade e região; em 1909 não choveu (a contar com períodos do ano anterior e seguinte, resultou num ano e meio sem chover); no ano de 1915, não choveu também; já em 1950 houve bastante chuva; e novamente em 1962,  não houve precipitações das necessárias, e vitais águas pluviais.

DOMINGOS CARDOSO/VEREADOR

Vereador por uma legislatura seu Domingos Cardoso teve várias das suas proposituras aprovadas em Projetos-leis como a criação da Comarca de Campos Belos, a casa do Juiz, a cadeia pública...

COMO PREFEITO

Exerceu o cargo mais cobiçado da Gestão Pública Municipal de Campos Belos (GO), o de Prefeito; no primeiro momento por seis (6) anos e por último, por mais quatro (4);

Sobe a sua égide frente à Prefeitura local (dentre outros equipamentos públicos) construiu 22 Escolas Municipais na zona Rural  e cidade, também os postos de saúde do Barreirão e Pouso Alto.

Colaborou grandemente na implantação da telefonia via-Telebrasília, com o coronel  Danton Nogueira.

Colocou o hospital da Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO) em funcionamento na cidade; bem como o Armazém da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Goiás (CASEGO), local; prestou apoio ao Consórcio Rodoviário Intermunicipal nas suas atribuições...

ARBORIZAÇÃO URBANA

Se não entendi mal, segundo o seu D. Cardoso, numa das suas gestões, havia uma previsão, no Plano Diretor do Município, do plantio de 10 mil árvores na cidade. -- Ao passar o 'bastão' da administração local, ao seu sucessor, havia plantado 5 mil. -- Posteriormente suprimiram quase todas elas.

"Uma cidade cercada por morros o ar circula pouco. -- Fiquei estarrecido com tamanha estupidez, o prefeito não é dono da cidade." -- D. Cardoso

CALÇAMENTOS

Calçou 120 mil metros cúbicos de ruas, com pedras pé-de- moleque...

SEU SONHO E LEGADO

O ilustre campos-belense, Domingos Cardoso, que tanto sonhou em ser médico para cuidar dos males do corpo das pessoas, da sua gente querida, contribuiu de maneira esplendorosa com a saúde, nos termos de Campos Belos. -- Para atender a crescente demanda por serviços de medicina da municipalidade, buscou vários médicos no maior centro civilizado do país (capital de São Paulo). Muitos deles virou empresário de sucesso na cidade, a gerar empregos e rendas, a atender a população nas suas clínicas, a impulsionar o desenvolvimento.

SOBRE O JOGO DE SINTURA NA POLÍTICA

"A arte de comandar a política, de um Município como o nosso, tem um ‘slogan’: "Arte de Engolir sapos" (fazer algo contrariado, ser alvo de insultos, contrariedades sem reagir, acumular sentimentos) -- D. Cardoso

ALGO QUE O CHATEIA

"O trânsito largado, calçadas cheias de matos... É preciso humanizar a cidade, ela é do ser humano." -- D. Cardoso

EXPERIÊNCIAS NÃO REPASSADAS

Algum administrador, pós a sua gestão frente à prefeitura, seu Domingos Cardoso lhe procurou para obter alguma experiência, para administrar a cidade?

R. -- "Nenhum Prefeito me procurou para saber algo."

SOBRE A VIDA PÚBLICA

"Valeu muito...

Rogo a Deus e ao Espírito Santo para me dar o direito de viver até aos 105 anos, para ajudar ao próximo; porque até agora o que fiz foi pouco." -- D. Cardoso

O SEU PARECER SOBRE À MORTE

-- "Não tenho medo, ela virá. Eu sei que há um princípio e um fim. -- Acredito em Deus" (Domingos Cardoso).

SOBRE O PAI, O QUE DISSE O FILHO

"... Homem visionário que, mesmo enfermo, pensa grande em sua cidade. Como maior legado, deixou marcas importantes nas pastas como saúde, educação, transporte e telefonia. -- Para que Campos Belos se transformasse nesse polo econômico que se tornou." -- Dr. Rogério Cardoso.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário

(20:05:21).

Texto com informações do ex-prefeito de Campos Belos (GO). Sr. Domingos Antônio Cardoso (em 2018), e do filho Dr. Rogério.