Biografia do Professor Administrador ELION SARMENTO SILVA

Elion Sarmento Silva é administrador, professor, pesquisador, palestrante, gestor público e líder classista. Graduado em Administração pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, pós-graduado em Altos Estudos de Políticas e Estratégias Nacionais pela Escola Superior de Guerra (ADESG), MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Alfa-Goiânia. Em 1993, tornou-se pioneiro em Palmas, construindo extensa carreira com atuação em diversos órgãos estaduais, prefeitura, entidades classistas e instituições de ensino superior. Teve participação ativa na criação do Conselho Regional de Administração (CRA-TO), onde ocupou inúmeros cargos relevantes, inclusive a presidência do Conselho. Na verdade, sua trajetória está intimamente ligada a própria história de formação e valorização da profissão de Administrador no Estado do Tocantins. Atualmente, é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), coordenador do curso de Administração em Paraíso e Vogal da Junta Comercial do Estado do Tocantins (JUCETINS).

Mais detalhes de sua longa e exitosa biografia são apresentados a seguir.

Nasceu em 03 de dezembro de 1958, na cidade de Goiânia-GO, filho de Elion de Almeida Silva e Shirley Sarmento Silva: É o primogênito de 5 irmãos.

Em 1984, passou no vestibular de Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, em Goiânia.

De 1987 a 1989, trabalhou como Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Bunge, em Goiânia.

Em 1990, foi nomeado para atuar no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Em 1993, Elion mudou-se para Palmas, que mais parecia um canteiro de obras. A cidade ainda estava em formação com tratores, caminhões e homens trabalhando intensamente. A maior parte das ruas e avenidas não tinha asfalto. Os estabelecimentos comerciais eram poucos e havia escassez de muitos itens básicos.

Elion como pioneiro vivenciou inúmeras adversidades naquele começo árduo e penoso, mas manteve-se firme no seu objetivo. Enquanto muitos desistiram frente aos obstáculos e retornaram para suas cidades de origem, ele permaneceu acreditando na consolidação da nova capital.

Em 1993, foi nomeado na Secretaria de Estado do Governo do Tocantins, onde atuou por 14 anos. Teve participação importante em inúmeros projetos e ações da pasta.

De 1997 a 1999, Elion teve a oportunidade de colaborar com a gestão do Prefeito Odir Rocha, primeiramente como Secretário Municipal de Administração (1997-1998) e, em seguida, como Secretário de Ação Social (1998-1999).

No ano de 1999 Elion teve duas grandes surpresas: recebeu o Título de Pioneiro da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA) e foi agraciado com a chegada de seu filho: Arthur Gabriel França Sarmento.

Em 2004, tornou-se como professor substituto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), permanecendo nessa função por cinco anos.

Logo surgiu novo convite para compartilhar sua bagagem profissional. Em 2005, ele começou a dar aulas no curso de Administração da Faculdade Objetivo de Palmas.

Em 2005, ajudou a fundar a Delegacia Regional do CRA-GO, em Palmas, onde atuou como 3º Delegado Regional, fazendo intensa articulação com Secretaria Estadual de Administração, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Palmas, empresários e faculdades para angariar apoio em prol em favor dos Administradores tocantinenses.

Em 2006, Elion teve papel decisivo na união de esforços no projeto de implantação do Conselho Regional de Administração (CRA-TO).

O Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade conduziu a instalação do CRA-TO, em 1º de agosto de 2006, numa bonita cerimônia realizada no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), em Palmas-TO.

No evento foram empossados 13 Administradores como membros da 1ª Diretoria provisória do CRA-TO, a saber: Renato Jayme da Silva (Presidente), Elion Sarmento Silva (Secretário) e Edson Cabral de Oliveira (Tesoureiro); Comissão Executiva - Titulares: Alexandre Ribeiro Dias, Edson Cabral de Oliveira, Elion Sarmento Silva, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, Francisco Alves de Lira, Luiz Carlos Chilanti, Renato Jayme da Silva, Rogério Ramos de Souza e Wirta de Oliveira Negri; Suplentes: Neumar Lemes Elias, Omar Henneman, Samuel Bonilha e Sandro Rodrigues Bandeira.

Desde a fundação do CRA-TO Elion desempenha diversas funções, acompanhando toda a evolução da entidade. É reconhecido como um profissional que inspira credibilidade, que motiva e lidera com competência e sabedoria.

Tem enorme habilidade para dialogar e articular. Manifesta dedicação intensa em prol de sua categoria. Não lhe faltam boas propostas para fortalecer a atuação do profissional da Administração.

Nesse mesmo ano, Elion Sarmento organizou o 1º Encontro de Administradoras e Empresárias do Tocantins.

Entre 2008 e 2009, ajudou na implantação do curso de Agronomia na Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF), na cidade de Pium-TO, onde além de dar aulas foi coordenador.

Ministrou disciplinas nas áreas de gestão, planejamento e recursos humanos na Escola de Governo, que é vinculada à Secretaria Estadual de Administração e tem por objetivo qualificar e aperfeiçoar profissionalmente os servidores dos diversos órgãos e autarquias estaduais.

Em 2009, ingressou no quadro de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas.

Foi responsável pela organização de diversos eventos na área de administração, planejamento, logística e gestão pública.

Entre 2010-2011, lecionou no curso de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFT.

Em 2011, tornou-se vice-presidente do CRA-TO, cuja presidência ficou com o Administrador Rogério Ramos de Souza.

Em janeiro de 2012, o prof. Elion Sarmento assumiu a presidência do Conselho Regional de Administração (CRA-TO).

Desde 2016, é coordenador do curso de Bacharel em Administração do Campus IFTO em Paraíso do Tocantins.

É também vogal da Junta Comercial do Estado do Tocantins (JUCETINS).

Tem presença constante em eventos diversos (congresso, seminários, debates etc.), palestrando sobre temas ligados a administração, finanças, empreendedorismo, qualificação profissional etc.

Teve vultosa contribuição na formação de centenas de novos administradores em cursos de graduação e pós-graduação em diversas faculdades tocantinenses. Nos quatro cantos de Palmas e em dezenas de municípios é possível encontrar pessoas que passaram pela sala de aula e tiveram o privilégio de aprender com o Mestre da Administração Elion Sarmento.

Ao longo de sua extensa carreira, Elion elaborou muitos trabalhos técnicos dentro da área e orientou inúmeros trabalhos de conclusão de curso.

Extremamente colaborativo, está sempre com as mãos estendidas para apoiar e incentivar. Tem enorme prazer em partilhar seus saberes e grande experiência. Trata-se realmente de uma pessoa de confiança, um profissional exemplar, íntegro, capacitado, que doa seu tempo e conhecimentos para construção de ações coletivas.

Cerca de 20 anos atrás, Elion era Delegado Regional, quando os Administradores tocantinenses eram vinculados ao Estado de Goiás. Em 2006, teve papel fundamental na criação do Conselho Regional de Administração e, desde então, mantem forte envolvimento. De todos os pioneiros e membros-fundadores do CRA-TO, o prof. Elion Sarmento Silva é o mais dedicado e presente na entidade! Trata-se verdadeiramente de um orgulho para a história do fortalecimento classista e do engrandecimento da ciência da Administração no Tocantins!

DEPOIMENTOS:

Logo abaixo estão vários depoimentos de amigos, companheiros de profissão, empresários e grandes nomes da Administração, que acompanharam sua atuação nesses 28 anos no Tocantins.

“Prof. Elion um incansável batalhador em prol do Administrador. Íntegro e de posições firmes quando se trata de defender a profissão do administrador e também seus alunos. Contribuiu muito para o Sistema CRA - CFA.” Ex-presidente do CRA-TO Adm. Eugênio Pacceli

“Professor Elion, um ser humano que tem meu respeito e admiração no que há de mais sublime. É um administrador líder que busca sempre alcançar seus objetivos, tem na sua trajetória profissional uma dedicado especial a carreira acadêmica/docência, formando vários profissionais, em especial os ADM, além de uma vasta experiência na gestão pública. Foi meu professor na UFT e tive a honra em tê-lo como meu diretor no CRA-TO no período em que estive na presidência do nosso Conselho. É o nosso 001. A trajetória do CRA-TO tem a sua digital desde a criação, muito tem contribuindo com a valorização da nossa profissão. Será sempre meu mestre.” Adm. Francisco Costa, ex-presidente do CRA-TO e Superintendente de Desenvolvimento Humano de Palmas

“Elion Sarmento é um grande administrador, ótimo gerente e excelente gestor. Profissional competente, sempre prestativo, o que pede ele logo atende e auxilia. Nas diversas empresas onde ele atuou sempre deixou boas referências. No próprio Conselho Regional de Administração tem muitas contribuições dele. É flexível, no sentido de estar sempre disposto a ajudar com ações e bons conselhos. Elion é uma pessoa muito querida, de grande empatia, que recebe bem as pessoas e é sempre bem recebido. Só ouço elogios dele. Eu tenho muito orgulho, pelo que ele é, pelo jeito que trabalha. É um grande companheiro, patriota, conservador e cristão.” Administrador, consultor e palestrante Holdrigde Soares II

“Elion é um pilar histórico da evolução do ensino de Administração no Tocantins. Foi um guerreiro na criação do CRA-TO e uma referência na formação profissional dos Administradores do Estado do Tocantins.” Presidente da Agência Tocantinense de Regulação Adm. Edson Cabral

“Prof. Elion é um pioneiro em Palmas e grande incentivador da profissão de Administrador na capital e no Tocantins. É uma pessoa alegre, íntegra, sempre disposta a ajudar. Ele contribui muito para o desenvolvimento do empreendedorismo e do associativismo tocantinense. Ele é uma peça chave no Conselho Regional de Administração e também nas faculdades de Administração. Está sempre à disposição dos Presidentes do CRA para colaborar e ajudar outros profissionais que precisam dele. É alguém de confiança, um amigo e companheiro. Tenho certeza que o seu nome vai ficar no legado do Estado do Tocantins” Empresário pioneiro e ex-aluno Henrique Fragata

“Grande Professor Elion, homem íntegro e de palavra, tem meu respeito e admiração. Foi meu Professor e avaliador na banca a qual eu fui avaliado. Excelente cidadão, profissional exemplar, um dos pioneiros no Conselho Regional de Administração - CRA-TO, sendo o 001 da classe no Estado do Tocantins. Ele está sempre colaborando e defendendo o desenvolvimento da profissão no Estado. É um homem simples, humilde e de grande caráter. Um grande abraço e que Deus sempre abençoe e proteja, não só você como toda sua Família.” Seu amigo e companheiro de CRA-TO - Adm. Anderson Luiz

“Elion é um ser humano incrível! Seus ideais e seu trabalho competente sempre foram uma marca forte." Adm. Renato Jayme da Silva, 1º presidente do CRA-TO e atual presidente do Naturatins

“Prof. Elion é um homem a frente do tempo, um amigo fiel e um profissional reconhecido no meio acadêmico e profissional com muito respeito. É o nosso CRA/TO número 001, o que revela sua importância para área da administração. Tenho muita admiração pelo seu caráter e determinação!” Adm. Rogério Ramos, Vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-TO e Secretário Municipal de Governo e de Finanças da Prefeitura de Palmas

O trabalho e profissionalismo do Administrador são indispensáveis para o desenvolvimento das empresas e da sociedade. Trata-se de uma profissão basilar ao progresso do capitalismo e de sustentação do Estado moderno e promotor do bem-estar social. É impossível pensar no desenvolvimento financeiro e humano sem contar com o papel primordial da Administração.

O prof. Elion Sarmento Silva tem uma contribuição realmente significativa e profunda, que às vezes é difícil medir e quantificar. Não tenho dúvidas que ele encarna com primazia o papel essencial do Administrador.

Por sua coragem como pioneiro em Palmas, por seu engajamento como gestor público e líder servidor, por sua dedicação na formação de centenas de universitários e profissionais de diferentes áreas, por sua garra e ousadia na implantação do Conselho Regional de Administração e por seus ótimos atributos como pessoa e cidadão, o prof. e Administrador Elion Sarmento Silva é merecedor de grandiosa gratidão e reconhecimento de seus pares e de toda a sociedade tocantinense!

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://acipa.org.br/

AGORA-TO. 2017. Eugênio Pacceli foi reeleito presidente do CRA-TO. Disponível em: https://www.agora-to.com.br/tocantins/item/146240-eugenio-pacceli-foi-reeleito-presidente-do-cra-to

APPA - Associação dos Pioneiros de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Professor Iranilson Mota é novo presidente do CRA-TO. Disponível em: https://cfa.org.br/professor-iranilson-mota-e-novo-presidente-do-cra-to/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Currículo Lattes – Elion Sarmento Silva. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3487295521952044

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Cra-To promove eleições virtuais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/10/25/cra-to-promove-eleicoes-virtuais

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. Administrador na WEB. Live com Administrador Elion Sarmento. Disponível em: https://www.crato.org.br/5a-edicao-programa-adm-na-web/

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Relatório de Gestão 2019/2020. Palmas, 12p. Disponível em: http://www.crato.org.br/wp-content/uploads/2021/01/01_RELAT%C3%93RIO-GEST%C3%83O-2019-2020.pdf

ESCAVADOR. 2021. Currículo Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/5140577/elion-sarmento-silva

ESTRELA 04 FM. 2019. Rogério Ramos é eleito presidente e Moisés Gomes superintendente do Sebrae-TO. Disponível em: https://www.estrela104fm.com.br/rogerio-ramos-e-eleito-presidente-e-moises-gomes-superintendente-do-sebrae-to/

FACEBOOK. 2021. FANPAGE CRA Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/cra.tocantins/

GUARAI NOTICIAS. 2019. Pela primeira vez, representante do município de Guaraí toma posse como conselheiro do CRA/TO. Disponível em: https://www.guarainoticias.com.br/noticia/pela-primeira-vez-representante-do-municipio-de-guarai-toma-posse-como-conselheiro-do-crato

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IFTO – Instituto Federal do Tocantins. 2021. Curso de Administração. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/paraiso/campus-paraiso/cursos-paraiso-do-tocantins/graduacao/bacharelado/administracao

JUSTOCANTINS. 2015. Conselho de Administração do Tocantins realiza 1º Coorgestão. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-26543-conselho-de-administracao-do-tocantins-realiza-1-coorgestao.html

LINKEDIN. 2021. Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/elion-sarmento-silva-sarmento-08773458

MOTA, Iranilson Ferreira. 2019. Estudo do perfil empreendedor dos administradores do estado do Tocantins – Brasil. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/743

MOTA, Iranilson Ferreira. 2020. Plano de Gestão CRA-TO 2021/2022. Candidato a Presidência do CRA-TO. Palmas. 10p.

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7270737

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7212227

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM. 2006. Pacceli é empossado como conselheiro do CRA-TO. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/pacceli-e-empossado-como-conselheiro-do-cra-to/poqsqx82jfu

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SILVA, Elion Sarmento. 2015. Análise dos fatores que levaram empresas a se instalarem no Tocantins em função da construção da Ferrovia Norte-Sul. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Faculdades Alves Faria (ALFA). Orientador Dr. Paulo César Bontempo. Goiânia – GO. 130p. Disponível em: http://tede.unialfa.com.br/jspui/bitstream/tede/103/2/anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5%20%281%29.pdf

UNITINS. 2017. Acadêmicos de Administração do Câmpus Dianópolis participam de atividades na Capital. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/campus-dianopolis/noticias/detalhes/1074-2017-6-16-academicos-de-administracao-do-campus-dianopolis-participam-de-atividades-na-capital

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior