Biografia do Advogado TÚLIO JORGE RIBEIRO DE MAGALHÃES CHEGURY

Túlio Jorge Ribeiro de Magalhaes Chegury é neto de imigrante libanês, advogado e professor universitário, que se tornou pioneiro conhecido e respeitado em Palmas, onde teve papel de destaque no desenvolvimento da mais nova capital brasileira!

Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba, pós-graduado em Política e Estratégias Nacionais e em Administração e Planejamento para Docentes e doutorando em Direito Público e Privado pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), tem vultosa contribuição no destaque da profissão de Advogado e no fortalecimento das ciências jurídicas no Estado do Tocantins. Teve a honra de criar 3 cursos de Direito em Palmas, sendo o primeiro na Universidade Luterana de Palmas - ULBRA, conjuntamente com o Procurador Dr. Josué Pereira de Amorim, e os demais junto à Faculdade Objetivo e FAPAL, onde lecionou e atuou como coordenador, por cerca de 15 anos. Tem participação em vários treinamentos e simpósios, além de prestar assessoria jurídica a diversos órgãos e empresas. Compôs o Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, durante as gestões do Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho (2007-2012) e Dr. Epitácio Brandão Lopes (in memoriam) (2013-2015), ocupando diversos cargos, destacando-se a Presidência do Tribunal de Ética e Disciplina e Presidência da Comissão de Exame de Ordem e Seleção. Apaixonado por adrenalina e pelo motociclismo, foi membro atuante do Dodgers Moto Clube (primeiro do gênero em Palmas), presidente-fundador do Moto Clube Cavaleiros do Vento, conjuntamente com José Augusto “Português”, Acir Fontes, Marco Aurélio Giraldi “Brilha” e Valdemar Vieira “Anjo”; e tornou-se padrinho/paraninfo do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva – GIRO, da Polícia Militar do Tocantins. Foi reconhecido com o título de Mestre e Doutor Honoris Causa em razão de seus relevantes serviços no campo do Direito, ensino universitário e por sua atuação social. Atualmente, é assessor jurídico da presidência do SEBRAE-TO.

Sua biografia releva fatos curiosos e interessantes que vão além do campo profissional, pois sua história familiar de ascendência libanesa nos mostra uma oportunidade de descobrir um pouco mais da trajetória socioeconômica de nosso País.

RAÍZES LIBANESAS:

O Brasil é um país maravilhoso, formado pela junção de diversos povos com seus costumes, hábitos e tradições. O começo de nossa origem teve basicamente a contribuição de indígenas, negros africanos e portugueses. A partir do Século XIX, especialmente na sua segunda metade, chegaram em nossas terras milhares de imigrantes de diferentes partes do mundo, que se somaram na construção de nossa sociedade multicultural e pluriétnica.

Por volta de 1907, seu avô paterno Felipe Chegury, que era cristão, teve que fugir do Líbano em razão dos conflitos e da perseguição religiosa que assolavam a região sob domínio turco-otomano. Assim, Felipe e dois irmãos, Antônio e Elias, deixaram sua terra natal e foram recomeçar a vida no outro lado do Oceano Atlântico.

Chegaram em terras brasileiras, onde puderam desfrutar da paz e da hospitalidade. Moraram inicialmente em São Paulo. Os libaneses são reconhecidos como um povo trabalhador e vocacionado para o comércio. Felipe Chegury tinha 18 anos de idade e, seguindo a tradição de sua gente, tornou-se caixeiro-viajante.

Anos mais tarde, Felipe Chegury foi para Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, onde montou uma cerealista e uma torrefação de café. Algum tempo após, abriu uma vidraçaria.

Patos de Minas é um município antigo emancipado em 1892, que se desenvolveu tendo a agropecuária como principal atividade produtiva. Inclusive, no aniversário da cidade, 24 de maio, é comemorada a “Festa Nacional do Milho”, movimentando vários setores da economia local.

Felipe Chegury casou-se com Horizontina da Silva Chegury, com quem teve 5 filhos: Abla Chegury, Jorge Chegury, Lourdinha Chegury, José Chegury e Antônio Chegury da Silva.

Em 06 de fevereiro de 1971, o filho caçula Antônio Chegury da Silva subiu ao altar com a professora Mercia Ribeiro de Magalhães, filha de Edgar Ribeiro (apelidado carinhosamente de “Chico Borracheiro”) e Sebastiana Magalhães Ribeiro. A cerimônia de casamento foi na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Mercia era a primogênita e tinha 4 irmãos, sendo dois homens e duas mulheres: Marcos Ribeiro de Magalhães, Edgar Mendes Ribeiro, Rosa Maria Ribeiro de Magalhaes e Ângela Maria Ribeiro de Magalhaes.

NASCIMENTO INUSITADO:

Curiosamente, Túlio Jorge é mineiro de origem e criação, mas não de nascimento. Toda sua família é tradicional de Minas Gerais, contudo ele nasceu, em 07 de dezembro de 1971, no interior paulista quando seus pais lá estiveram morando por um curto espaço de tempo.

Seu pai, Antônio Chegury, estava na gerência do Banco Real em Ribeirão Preto-SP, distante cerca de 400 km, quando sua mãe, Mercia Ribeiro de Magalhães, deu à luz. Entre vários parentes, só Túlio veio ao mundo fora de terras mineiras. Aquele pequeno incidente em sua trajetória foi na verdade um prenúncio de uma vida diferenciada, com caminhos e realizações singulares.

Quando seus pais retornaram para Patos de Minas, nasceram seus 4 irmãos: Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, Marco Robledo Ribeiro de Magalhães Chegury, Isabella Cristina Ribeiro de Magalhães Chegury Louzada e Daniella Cristina Ribeiro de Magalhães Chegury.

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:

Em 1970, segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Patos de Minas tinha população de 76.211 habitantes. Uma cidade plana, bonita, com boa infraestrutura de ensino e saúde, comércio, serviços e espaços de lazer. Considerada polo econômico regional.

A residência da família Magalhães Chegury ficava na rua João Gabriel Ferreira, nº 181, Bairro Jardim.

Após deixar a atividade bancária, seu pai passou a trabalhar em atividades agrícolas com alguns parentes e amigos.

Sua mãe era pedagoga e atuou durante longo período com alfabetização de crianças em diversas escolas estaduais e municipais. Também deu aulas de Estatística na Escola Estadual Marcolino de Barros. Prof.ª Mércia foi ainda a 1ª diretora da Escola Municipal Norma Borges Beluco, localizada na rua Elizelma Pereira da Silva, nº150, Bairro Jardim Céu Azul, próximo ao 15º Batalhão da Polícia Militar.

Túlio fez o ensino primário na Escola Estadual Marcolino de Barros, na avenida Getúlio Vargas, nº 367, centro.

Começou a trabalhar cedo, aos 11 anos de idade, como “cobrador de rua” da Relojoaria Real Joias de propriedade do Sr. Renato Carias. O garoto saía a pé pela cidade carregando uma pequena pasta cheia de notas promissórias para receber os valores devidos à Relojoaria. Depois, reformou uma bicicleta antiga da marca Hercules, que era de seu finado avô Edgar, e passou a usá-la no serviço de cobranças.

Iniciou o segundo grau na Escola Estadual Professor Zama Maciel, situada na rua Prefeito Camundinho, nº 651, centro. Fazia o trajeto de casa até o colégio caminhando. Recorda-se que todas as turmas se reuniam no pátio, perfilados em frente à bandeira do Brasil, onde cantavam o Hino Nacional e rezavam o Pai Nosso e a Ave Maria. Era um ritual que se repetia diariamente e, só após aquele momento cívico-religioso, os estudantes podiam ir caminhando em fila para suas respectivas salas de aula. No ambiente escolar havia respeito, reverência e devoção à Pátria. Foi um tempo bom que deixou saudades!

Depois, ele deu sequência no curso Técnico Agrícola na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, localizada na Fazenda Canavial, cerca de 6 km da região central de Patos de Minas. Havia um ônibus da própria escola que fazia o percurso levando e trazendo os estudantes.

Em 1990, serviu no Tiro de Guerra - TG 04-013, sendo aprovado em primeiro lugar no curso de Cabo do Exército e comandou o 1º Pelotão da Turma 01/1990. Tem boas lembranças desse período, das estórias engraçadas, aventuras e amizades.

NOVO RUMO: FACULDADE DE DIREITO

Certo dia, quando faltavam seis meses para concluir o curso de Técnico Agrícola, Túlio presenciou uma cena que lhe impactou profundamente. Veja o que ele conta sobre esse episódio:

“Eu estava numa fazenda trabalhando com meu pai Antônio, quando o gerente lhe disse algumas palavras de desprezo: ‘Você está vendo aquele cachorro passando lá embaixo? Está vendo? Pois é, você tem o mesmo valor daquele animal!’ Aquilo me chocou muito. Foi muito ruim ouvir aquelas palavras. Eu fiquei pensando que não queria trabalhar em fazendas, não era aquilo que queria para minha vida.”

Assim, o jovem decidiu que iria ter um emprego de nível superior e começou a se preparar para fazer o vestibular.

Algumas pessoas questionavam sobre sua capacidade para conquistar uma vaga, pois ele tinha estudado apenas em escolas públicas. No entanto, para surpresa de todos, Túlio conquistou uma daquelas disputadas vagas, deixando para trás amigos que tinham estudado em escolas particulares.

Aquela conquista foi motivo de grande alegria, além de servir para fortalecer sua autoestima e força de vontade.

Em 1992, ingressou na faculdade de Direito da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Foi morar num pensionato e, depois de um tempo, mudou-se para uma república com outros calouros.

Logo recebeu um grandioso presente: foi convidado para estagiar no escritório de advocacia do Dr. João Fatureto Júnior, que era coordenador do curso de Direito da UNIUBE e um dos advogados mais respeitados em Uberaba.

Sua carteira de estagiário da OAB era de número 71.072.

“O Dr. João Fatureto Júnior era um grande tribuno, um homem de grande capacidade jurídica. Eu não recebia nenhum centavo, mas ganhei o melhor salário que um estudante poderia receber. Ele foi meu mestre, um pai para mim, um guru na minha vida profissional. Devo ao que sou hoje como Advogado a ele.”

A colação de grau aconteceu em dezembro de 1996, o que foi motivo de enorme satisfação para familiares e amigos.

Quando estava na cerimônia de formatura, nos momentos que antecederam a entrega do tão esperado canudo, Túlio ficou meditativo, como se um filme passasse em sua mente, relembrando-lhe de muitos episódios e acontecimentos importantes. Um fato que nunca saiu de sua memória foi a cena vivida na fazenda junto com seu pai Antônio Chegury.

Aquilo lhe marcou profundamente. Ocasionalmente, alguns acontecimentos inesperados servem como agentes catalisadores de mudanças drásticas em nossa trajetória. Ter presenciado aquela cena de humilhação foi deveras desgostoso, mas ao mesmo tempo serviu como um divisor de águas em sua carreira.

A vida é assim: só depois de um tempo é que entendemos que por trás de situações cotidianas, muitas vezes penosas e sofridas, Deus está agindo para nos guiar na melhor direção.

“Sou eu o Senhor teu Deus quem te conduz pelo caminho que deves viver!” (Isaías: 48,17b)

PIONEIRO EM PALMAS:

Após a formatura, Túlio retornou para Patos de Minas. Lá, seu tio materno Marcos Ribeiro de Magalhães indicou-lhe para advogar para a empresa revendedora de bebidas - REBRAM, de propriedade dos irmãos Carlos, Marcos e Caio Abdalla. Com um detalhe, a empresa era sediada em Palmas, no Estado do Tocantins

Ele não conhecia a cidade; na verdade mal tinha ouvido falar dela, mas topou e veio para a capital tocantinense.

Chegou em 18 de maio de 1996, aos 25 anos de idade, para dar início a uma longa e virtuosa trajetória.

Fundou o Chegury & Advogados Associados, na Galeria Bella Palma, um dos melhores pontos comerciais da cidade, à época. Trabalhava ao lado do escritório do Dr. Belmiro Jablonski (in memoriam), um contador pioneiro de Palmas e seu colega de trabalho na REBRAM.

Falante e bom de papo, Túlio rapidamente fez inúmeras amizades.

Através do incentivo do Carlos Abdalla, o jovem advogado participou da 1ª turma do curso de Pós-graduação em Política e Estratégias Nacionais da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), que era coordenado pelo Delegado da Polícia Civil Geraldo Lourenço (in memoriam).

As aulas eram ministradas no auditório do Tribunal de Justiça, na Praça dos Girassóis.

Nessa 1ª turma da ADESG participaram personalidades conhecidas da sociedade palmense, como: Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, empresário João Henrique de Freitas, Marcus Aurélio Giraldi (servidor da Secretaria de Segurança Pública), prof. Elion Sarmento do IFTO, empresário Batista Pereira, empresário Alan Divino, Dr.ª Clarinda Leão (Juíza de Direito em Paraíso), entre outros.

Logo, começou a fazer outra pós-graduação, em Administração e Planejamento para Docentes no Centro Universitário Luterano (CEULP/ULBRA). Foi quando conheceu o Geógrafo e Dr. em Pedagogia José Ramiro Lamadrid (in memoriam), um grande intelectual de origem cubana e radicado em Palmas, que lhe apresentou o coordenador do curso de Administração, Adm. Edson Cabral de Oliveira.

Assim, em fevereiro de 1998, Dr. Túlio integrou o corpo docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Posteriormente, lecionou nos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Ciências da Computação, entre outros.

Em agosto de 1998, começou a dar aulas no curso de Administração da Faculdade Objetivo de Palmas.

Acompanhou de perto a luta dos professores Wolfgang Teske e Hugo Edgar Ludke na estruturação da ULBRA e do professor Ronaldo Roberto Filho na implantação da Faculdade Objetivo e FAPAL.

Túlio teve a honra de criar o 1º curso de Direito em Palmas, na ULBRA, conjuntamente com o Procurador Dr. Josué Pereira de Amorim.

Na época, a OAB impetrou um recurso contra a abertura do curso. O receio da Ordem dos Advogados era que a proliferação dos cursos de Direito no País aumentasse a concorrência entre os advogados, principalmente entre os mais novos, o que poderia tornar os honorários mais baixos, levando a uma concorrência desleal.

Coube ao Dr. Túlio fazer a defesa da implantação do curso junto à OAB, o que fez com maestria, lembrando aos conselheiros que sempre haverá um lugar ao sol para todos, sendo que os bons profissionais se destacam independentemente de qualquer situação.

Ter o benemérito de criar o 1º curso de Direito na maior Instituição de Ensino Superior do Tocantins, à época, é certamente uma grande realização. Contudo, não pense que o protagonismo de Túlio parou aí, pois ele ainda foi o criador de outros dois cursos de Direito junto à Faculdades Objetivo e FAPAL, onde além de lecionar, atuou como coordenador, durante cerca de 15 anos.

O saudoso Dr. João Fartureto Júnior gostava de dizer que o bom discípulo cedo ou tarde supera seu mestre. E ele estava certo, pois, enquanto o “mestre mineiro” coordenou apenas o curso de Direito da UNIUBE, o “discípulo Túlio” teve o privilégio de atuar na criação de 3 cursos de Direito em Palmas (ULBRA, Faculdade Objetivo e FAPAL), além de coordenar os dois últimos.

Trabalhou como assessor jurídico na Empresa Júnior da ULBRA, ao lado de outros docentes, como: Edson Cabral, Renato Jayme da Silva, Luiz Carlos Chilante etc.

Assessorou diversas empresas, órgãos públicos, entidades classistas e sindicais, labutando com esmero, dedicação e enorme altivez, sempre buscando o aprimoramento do conhecimento e lutando em prol do Direito e da Justiça.

Vale destacar ainda sua atuação na área empresarial, como assessor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), nas gestões de Jarbas Luís Meurer (2003-2004) e Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva (2005/2006).

Amante da adrenalina e da velocidade sobre duas rodas, Túlio participou do Dodgers Moto Clube, ao lado de Alan Divino, José Augusto “Português e Valdemar Vieira “Anjo”, organizando eventos grandiosos que reuniam multidões para assistir as apresentações e shows. Durante vários anos, esses eventos esportivo-culturais movimentaram a economia local, atraindo participantes e visitantes de vários municípios tocantinenses e diversos estados, como: Goiás, Distrito Federal, Pará, Maranhão, Bahia. Minas Gerais, São Paulo etc., e até mesmo de outros países: Paraguai, Argentina, Bolívia etc.

Em 18 de junho de 2007, fundou o Moto Clube Cavaleiros do Vento, conjuntamente com José Augusto “Português”, Acir Fontes, Marco Aurélio Giraldi “Brilha” e Valdemar Vieira “Anjo”, como uma entidade de caráter filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como finalidade buscar a fraternidade entre os motociclistas, visando a promoção social, além de viagens e eventos ligados ao motociclismo no Brasil e no exterior.

Ele organizou eventos no mês de julho, reunindo centenas de motociclistas. Além da confraternização, os motociclistas promoviam ações sociais, doações de alimentos, vestuário, itens de higiene etc. para creches e asilos.

Teve a honra de ser Padrinho das 3 turmas do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), que integram a equipe de motociclistas militares conhecidos como “Cavaleiros de Aço”.

Compôs o Conselho da OAB, durante as gestões do Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho (2007/2010) e Dr. Epitácio Brandão Lopes (in memoriam) (2011/2014), participando como membro da Comissão de Ensino Jurídico, Comissão Especial de Garantias ao Direito de Livre Manifestação e Comissão de Eleição do Quinto Constitucional para escolha do Desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins; e presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina - TED e a Comissão de Exame de Ordem e Seleção.

Como Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Túlio desempenhou uma atuação forte e contundente no sentido de coibir e corrigir as ofensas as importantíssimas prerrogativas profissionais dos membros da OAB. Seu trabalho foi fundamental para incentivar a lisura e probidade daqueles que fizeram o juramento de honrar as ciências jurídicas e sociais.

Nesse período, aconteceu a Operação Maet, que foi a maior diligência realizada pela Polícia Federal no Tocantins e com grande repercussão nacional, quando se investigou desembargadores, procuradores-gerais, servidores do Poder Judiciário e advogados envolvidos em esquemas de venda de sentenças e de fraudes em cobranças de precatórios.

A Operação Maet foi um laboratório para que a PF realizasse outras ações semelhantes de investigação de magistrados e advogados, como aconteceu recentemente no estado da Bahia, entre tantas outras.

Vale ressaltar que a Operação Maet não serviu apenas para aprimorar as ações da Polícia Federal no combate à corrupção, pois também ajudou a aperfeiçoar e fortalecer a imagem da advocacia tocantinense.

Dr. Túlio Jorge foi designado pela presidência da OAB-TO como Relator do processo ético envolvendo os advogados – função de grande responsabilidade e enorme pressão. Ele não se intimidou diante das pressões e atuou com esmero, deixando uma marca de seriedade e respeito às leis brasileiras.

A OAB do Tocantins consolidou-se administrativa e fisicamente, destacando-se em nível nacional pela excelência de seu quadro de membros e conselheiros. Doutor Túlio Jorge foi privilegiado por acompanhar e contribuir com essa valiosa conquista!

Túlio Jorge Chegury é um advogado que ama sua profissão, que se realiza plenamente exercendo seu sagrado labor, militando de maneira aguerrida e compromissada, seja no magistério do direito ou atuando em prol da advocacia, afinal seu sangue é OAB.

Fez parte do Conselho Deliberativo do SEBRAE-TO, como representante da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (FAMPEC-TO), cujo presidente é o Economista pioneiro Carlos Tadeu Zerbini Leão.

Em 2013, por sua atuação em favor de temas ligados à segurança pública, defesa da vida e ações sociais, ele foi indicado como representante da OAB para compor o Conselho Superior de Segurança Pública do Estado do Tocantins, contribuindo para construção de políticas públicas de combate ao tráfico de drogas e redução da criminalidade. Participou de vários eventos debatendo e propondo ações para redução da violência e criminalidade.

Em 2018, foi convidado para concorrer como 2º suplente do Policial Federal Farlei Meyer ao Senado do Tocantins.

Há vários anos é colunista do JusTocantins (www.justocantins.com.br), que é um portal voltado para divulgação de notícias relativas ao exercício da advocacia e publicação de artigos e pesquisas com ênfase na legislação brasileira e das ciências jurídicas de modo geral.

Seguindo os passos de seu avô Edgar Ribeiro “Chico Borracheiro” e do tio Marcos Ribeiro de Magalhães, Túlio tornou-se membro da Loja Maçônica Léon Denis de Palmas. Seu padrinho na ordem maçônica é o empresário Túlio Belarmino.

É também membro do Clube de Tiro e Caça do Cerrado (CTCC) de Palmas e militante pró-armas.

Atualmente, exerce a função de assessor jurídico da presidência do SEBRAE-TO.

É pai de dois filhos: Túlio Jorge Ribeiro de Magalhaes Chegury Filho e Thaynara Carolyne Guimarães Ribeiro de Magalhaes Chegury.

Em 2014, seu nome foi indicado para compor a lista tríplice de Juiz Eleitoral suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e em 2021 seu nome foi novamente indicado para compor a lista tríplice, sendo agora para o cargo de Juiz eleitoral titular do TRE-TO, cujo processo está em Brasília na fase de análise e sanção do Presidente da República Jair Bolsonaro.

A trajetória de Dr. Túlio Jorge Ribeiro de Magalhães Chegury nos remete há um momento importante da história de nosso País. No começo do Século passado, seu avô paterno, Felipe Chegury, chegou ao Brasil como parte de uma leva de imigrantes cheios de sonhos e vontade de fazer a diferença. Mais de 100 anos já se passaram desde que ele fez a longa viagem de navio atravessando o Atlântico até aportar em nossa nação. Hoje, não somente a memória deste valoroso libanês se mantém viva, pois aqueles sonhos e desejos de produzir/realizar permanecem constantes na linhagem do sobrenome Chegury.

Túlio tem o privilégio de contar em sua genealogia com ótimos exemplos e referenciais, tanto na linhagem paterna como na materna.

De sua estirpe materna – Ribeiro de Magalhães, há inúmeros ocupando lugar de destaque no comércio, prestação de serviços, cultura e política na tradicional sociedade patense e municípios próximos.

Atente-se ao que Túlio fala sobre seus avós maternos:

“Meu avô Edgar Ribeiro e minha avó Sebastiana Magalhães Ribeiro são para mim duas pessoas importantíssimas, são meu espelho. Meu avô foi um homem muito honrado, e fundador da 'Loja Maçônica Amor e Justiça 3', em Patos de Minas, onde chegou ao grau 33, o máximo da ordem maçônica. Ele e minha avó Sebastiana são para mim exemplo, a personificação de pessoas de bem e honradas. Eles são a minha base moral, o meu senso de honradez e me espelho muito nos dois.”

Numerosas características estão presentes na Árvore Genealógica dos “Ribeiro de Magalhães Chegury”, que explicam o sucesso deles na encantadora cidade de Patos de Minas e dos demais radicados em várias localidades, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Coragem, ousadia, força de vontade, disposição para o trabalho, empreendedorismo, liderança são qualidades que permeiam a história dessa valorosa família.

Dr. Túlio Jorge está caminhando para completar 25 anos de sua formatura na Faculdade de Direito em Uberaba e meio século de vida. Tenho a certeza que seus parentes e conterrâneos têm muitos motivos para se alegrar e agradecer a Deus, por todo caminho trilhado e por todos bons frutos colhidos.

Logo em seu nascimento ficou claro que Dr. Túlio Jorge teria uma história bem diferente de seus irmãos, primos e primas. Na verdade, poucas pessoas têm uma vida tão rica em acontecimentos, fatos, realizações e conquistas. Ele manteve suas raízes mineiras, mas suas ações não ficaram limitadas pelas fronteiras de seu estado, pois acreditou e tornou-se parte da evolução da mais nova capital brasileira e atualmente é reconhecido como um dos grandes nomes das ciências jurídicas do Tocantins.

DEPOIMENTOS:

Entrei em contato com diversos amigos, ex-alunos e companheiros de profissão, reunindo variados depoimentos que enriquecem com informações e detalhes essa breve biografia. Dr. Túlio, por onde passou, deixou marcas profundas e ótimas memórias, conforme podemos ver a seguir.

“Conheço o Dr. Túlio Jorge há muitos anos. É um cliente assíduo do Fragata. Em 2004 e 2005, ele foi meu professor de Direito no curso de Administração na Faculdade Objetivo. É profissional que tem o respeito por seus pares da área da advocacia. Um cidadão que ama o trabalho que faz, ama Palmas e ama a vida. Dr. Túlio é uma pessoa bacana, carismática e que eu me espelho muito nele.“ Empresário e ex-aluno Henrique Fragata

“Túlio é um cara único. Foi meu professor de Introdução ao Direito na Faculdade Objetivo de Palmas. Bastante extrovertido e dono de grande conhecimento. Ótimo profissional.” Itamar do Clube do Franco

“Túlio Jorge é um amigo da jornada de implantação do CEULP/ULBRA, advogado, professor e um ser humano único.” Presidente da Agência Tocantinense de Regulação Adm. Edson Cabral

“Dr. Túlio grande incentivador do Encontro Nacional de Motociclistas, que movimentava a Capital na metade dos anos 2000, trazendo participantes de vários locais do Tocantins e de outros estados do Brasil, onde os motociclistas realizaram uma motociata (espécie de carreta de motos), nas principais ruas e avenidas da Capital. Quero também parabenizá-lo pela brilhante carreira como advogado e muito respeitado no meio jurídico do nosso Estado”. Jornalista Esportivo Reinaldo de Jesus Cisterna

“Dr. Túlio Jorge, uma referência como pessoa e profissional. Seus ideais e seu trabalho competente sempre foram uma marca de sucesso." Adm. Francisco Costa, ex-presidente do CRA-TO, Superintendente de Desenvolvimento Humano de Palmas, Presidente do CIDEP e Conselheiro da Fomento e do CFA

“Um grande profissional respeitado e reconhecido em nossa capital! Seja atuando na profissão, como também na docência superior em diversas instituições de ensino! Trata- se de uma pessoa muito dedicada e empenhada com as obras sociais, por isso todo o meu respeito e consideração por este ser humano de grande valor que é o Dr. Túlio Jorge!” Prof. Administrador Elion Sarmento

“Dr. Túlio Jorge é homem sério, equilibrado e advogado competente com uma ética exemplar.” Empresário Fernando Resende

“Conheço Dr. Túlio há mais ou menos 20 anos, quando atuávamos juntos como professores da Ulbra. É um amigo de primeira grandeza. Sempre presente na minha vida. Solidário nas horas difíceis, trabalhador e honesto. Ele mantém os princípios das antigas gerações como a confiança na palavra dos que convivem com ele. Excelente advogado e super responsável pelo que se propõe fazer. É uma das pessoas mais íntegras que eu conheço, sempre defendendo as causas justas e de acordo com a Lei. Quem não o conhece deve achar que ele é bruto e arredio, mas é a bondade em pessoa. É um profissional de sucesso e procura sempre ajudar ao próximo, principalmente aos mais carentes. Te afirmo que é como um irmão mais novo para mim. Mesmo longe se preocupa como seus amigos estão, sempre se colocando à disposição para ajudar. É um ser humano diferenciado.” Economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor Tadeu Zerbini

“Conheci o Túlio Chegury ainda quando era Conselheiro Federal pela OAB/TO, desde então passamos a trilhar juntos a defesa da advocacia tocantinense. Quando fui eleito Presidente, tive a honra de contar com os ensinamentos do Túlio e posso afirmar que sua dedicação às causas da Ordem é impressionante. Dedicou-se como poucos a conduzir o Tribunal de Ética, contribuindo de forma determinante para valorizar o advogado ético, demonstrando a necessidade da retidão que todos devem ter no exercício da profissão. Lembro que coube ao Túlio conduzir o julgamento dos advogados envolvidos na Operação Maet, e o fez com a lisura e rigidez que o caso reclamava, poucos teriam tido tanta coragem para conduzir um processo tão delicado. Sempre digo que tudo que fizemos pela Ordem nas nossas duas gestões, foi graças aos Conselheiros que tivemos, dentre eles se destacou o Túlio Chegury, um verdadeiro homem de Ordem.” Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho, ex-presidente da OAB-TO

“O que falar do Dr. Túlio? Ele é um amigo, ou melhor, é um grande amigo-irmão! É um cara super profissional e de reputação ilibada. Está sempre pronto para te atender em qualquer situação. É um grande professor, não só do ensino, mas um verdadeiro professor da vida, olhando sempre para o bem-estar do próximo. Foi idealizador de várias campanhas beneficentes e educativas. Participou da fundação de vários Moto Clubes no Estado do Tocantins, com intuito de criar atividades esportivas e beneficentes. Vivemos muitos momentos bons em tantas situações no Dodgers Moto Clube e no Cavaleiros do Vento. Eu poderia ficar falando o dia inteiro sobre o Dr. Túlio Jorge Chegury e ainda ficaria faltando horas para falar desse meu amigo e irmão! Obrigado por essa oportunidade. Abraços e muito sucesso!” Amigo José Augusto dos Santos “Português”

A vida é mesmo cheia de surpresas! Sei que ninguém deseja passar por situações difíceis e tristes. Se pudéssemos escolher, certamente, todos nós trilharíamos apenas por caminhos fáceis e cheios de alegria. No entanto, às vezes, do meio das dificuldades e espinhos, extraímos lições e forças para alcançar grandes conquistas.

Foi assim com o jovem Túlio, que, a partir da vivência de uma situação humilhante e vexatória, passou a sonhar com um novo rumo em sua trajetória profissional. O impacto daquele fato doloroso serviu como uma força catalizadora que lhe impulsionou em busca de algo grande.

Ele foi à luta, acreditou, persistiu e viu muitas portas promissoras se abrindo em sua jornada. Tornou-se o primeiro de sua casa a ingressar numa faculdade de renome – a UNIUBE, numa época em que o acesso ao ensino superior era coisa para poucos privilegiados.

As bençãos divinas não pararam aí, pois o calouro Túlio foi agraciado com a oportunidade de estagiar com um dos maiores advogados de Uberaba – Dr. João Fartureto Júnior (in memoriam). Esteve por 5 anos desfrutando dos saberes e conhecimentos do mestre-bacharel, firmando uma relação intensa que ultrapassou o campo profissional, adquirindo traços de intensa e duradoura afeição filial.

Aos 25 anos, deixou sua terra natal e percorreu 1.250 km até um local totalmente desconhecido no coração do Brasil.

Chegou à Palmas cheio de coragem, força de vontade e irreverência (três de suas muitas qualidades), onde construiu uma virtuosa jornada, que serve de inspiração aos bacharéis em Direito, bem como a todos brasileiros batalhadores que sonham com um Brasil melhor!

Lá no começo de sua vida, em seu nascimento fora do berço de sua tradicional linhagem mineira, ficou notório que sua biografia seria realmente fora do comum. Na verdade, uma coisa que não se pode dizer sobre Túlio é que ele é alguém comum, pois trata-se de um ser humano ímpar, alguém realmente diferenciado, uma pessoa abençoada por Deus para fazer a diferença e marcar a vida de muitos!

Hoje, o nome do Dr. Túlio Ribeiro de Magalhães Jorge Chegury é amplamente reconhecido como uma referência positiva para toda sociedade palmense e tocantinense!

Não tenho dúvidas que seus familiares, conterrâneos patenses, colegas de faculdade, companheiros de profissão, apaixonados por duas rodas, ex-alunos e uma multidão de amigos e admiradores tem inúmeros motivos para se orgulhar de fazerem parte de sua bela história de vida!

Essa é uma pequena homenagem a esse grande cidadão e profissional de nossa querida Palmas!

HOMEMAGEM ESPECIAL:

Inclui ao final desse texto duas belas e carinhosas homenagens do Dr. Túlio a algumas pessoas especiais de sua vida, a quem ele atribui o sucesso de sua trajetória.

“O meu avô materno Edgar Ribeiro, que chamamos carinhosamente de “Chico Borracheiro, é um grande exemplo para mim, exemplo de vida, de homem, honradez, perseverança, pai, irmão, esposo e maçom. Ele é minha estrela, meu espelho, meu guia. Além do meu avô, existem outros homens muito importantes para mim. Meu tio Edgar, que chamo de tio “Edi”, e meu tio Marcos, são duas pessoas fantásticas. São homens de caráter e grande honra. Graças a eles, nossa família está como está hoje. São pessoas que tenho muito carinho e apreço. Devo muito a eles, principalmente quando adolescente, época em que não tive muita a presença paterna. Amo muito meu pai, mas ele foi um “bon vivant”. No entanto, o meu avô e meus dois tios compensaram, pois foram muito presentes. Abriram várias portas e me ensinaram inúmeras coisas. Tive uma presença marcante como figura masculina desses três homens. Sou muito grato a eles. Não poderia deixar de fora dessa biografia essas pessoas que foram tão importantes e que amo tanto.”

“Eu fui um homem agraciado não só com uma mãe, pois Deus me deu quatro mães: a minha mãe Mércia, minha avó Sebastiana e minhas tias Rosa e Ângela. Elas fizeram tudo por mim e por nossa família. São mulheres guerreiras e de fibra. Minha avó já partiu, mas as demais continuam vivas e, até hoje, nos meus 50 anos, elas não descuidam de mim. São mulheres que amo muito. Elas forjaram meu caráter, forjaram quem eu sou hoje. Elas lutaram de uma forma gigantesca para que eu e meus irmãos pudessem fazer faculdade. Passaram dificuldades, passaram necessidades em prol de nós. O que sou, aonde cheguei devo tudo a elas. Eu falo para todo mundo que tenho muita sorte de ter essas quatro mães. Deus foi tão misericordioso comigo e meu deu de presente essas mulheres maravilhosas. Eu amo muito todas elas.”

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://acipa.org.br/

AFNOTÍCIAS. 2021. Conheça os seis advogados que disputam vagas de juiz no TRE-TO; Bolsonaro fará escolha. Disponível em: https://afnoticias.com.br/estado/conheca-os-seis-advogados-que-disputam-vagas-de-juiz-no-tre-to-bolsonaro-fara-escolha

AGORA TOCANTNS. 2013. Presidente e diretoria da OAB/TO toma posse nesta sexta-feira,18. Disponível em: https://agora-to.com.br/tocantins/item/134216-presidente-e-diretoria-da-oab-to-toma-posse-nesta-sexta-feira-18

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CAVALEIROS DO VENTO MOTO CLUBE. 2007. Clipe Cavaleiros do Vento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PWHayGAlbRw

CBN TOCANTINS. 2015. Tribunal de Ética fiscaliza a atuação de profissionais do Direito. Disponível em: http://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-tocantins/cbn-tocantins-1.318013/tribunal-de-%C3%A9tica-fiscaliza-a-atua%C3%A7%C3%A3o-de-profissionais-do-direito-1.756389

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLETO. 2010. OPERAÇÃO MAET - PF fecha TJ e desembargadores Willamara, Carlos Luiz de Souza e Liberato são levados para depoimento. Disponível em: https://web.archive.org/web/20170228163754/http://www.clebertoledo.com.br/estado/2010/12/16/29556-pf-fecha-tj-e-desembargadores-willamara-carlos-luiz-de-souza-e-liberato-sao-levados-para-depoimento

CLEBER TOLEDO. 2011. MPF propõe denúncia ao STJ contra desembargadores afastados e procuradores do Estado. Disponível em: https://web.archive.org/web/20170228170338/http://www.clebertoledo.com.br/estado/2011/12/05/39588-mpf-propoe-denuncia-ao-stj-contra-desembargadores-afastados-e-procuradores-do-estado

CLEBER TOLEDO. 2021. Desembargadores Helvécio Maia e Eurípedes Lamounier vão compor o TRE-TO; 2 listas tríplices de advogados são formadas. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/tocantins/desembargadores-helvecio-maia-e-euripedes-lamounier-vao-compor-o-tre-to-2-listas-triplices-de-advogados-sao-formadas/

CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público. 2013. Conselheiros visitam instituições de Tocantins. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/4868-conselheiros-visitam-instituicoes-de-tocantins

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Conselheiros do Tocantins participam do 1º encontro de presidentes dos tribunais de ética e disciplina e corregedores da OAB. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/08/27/conselheiros-do-tocantins-participam-do-i-encontro-de-presidentes-dos-tribunais-de-tica-e-disciplina-e-corregedores-da-oab

CONSULTOR JURÍDICO. 2010. Presidente do TJ-TO e colegas são presos nesta quinta. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2010-dez-16/presidente-tj-tocantins-presa-operacao-corrupcao

CTCC – Clube de Tiro e Caça do Cerrado. 2019. Campeonato Estadual de Pisc Rifle e Shotgun. Atleta Tulio Jorge Chegury. Disponível em: https://www.ctccerrado.com.br/etapa/sumula/488

CTCC – Clube de Tiro e Caça do Cerrado. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.ctccerrado.com.br/

GATTAZ, André. 2012. Do Líbano ao Brasil: história oral de imigrantes. 2ª edição. Salvador: Editora Pontocom, Série Acadêmica, 1 Coleção NEHO-USP. Disponível em: http://www.editorapontocom.com.br/livro/9/9-gattaz-libano.pdf

GAZETA DO CERRADO. 2021. Mais de 20 advogados tocantinenses manifestam interesse em vaga de juiz eleitoral. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/mais-de-20-advogados-tocantinenses-manifestam-interesse-em-vaga-de-juiz-eleitoral/

G1TOCANTINS. 2014. Primeira etapa do exame da OAB tem 1059 inscritos no Tocantins. Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/04/exame-da-oab-tem-1059-inscritos-no-tocantins.html

G1TOCANTINS. 2019. Justiça bloqueia R$ 9,4 milhões de desembargadores suspeitos de venda de sentenças no TO. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/05/24/justica-bloqueia-r-94-milhoes-de-dois-desembargadores-suspeitos-de-venda-de-sentencas-no-to.ghtml

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IBGE. 1973. Anuário estatístico do Brasil 1973. Rio de Janeiro: IBGE, v. 34, 1973. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_1973.pdf

IBGE. 2021. Patos de Minas (MG). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/patos-de-minas/panorama

INFOESCOLA. 2012. Imigração Libanesa no Brasil. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/imigracao-libanesa-no-brasil/

JM ONLINE. 2011. Morre João Fatureto Júnior. Disponível em: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,cidade,41165

JUSTOCANTINS. 2013. Conselho Superior de Segurança Pública; Túlio Chegury será o representante da OAB Tocantins. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-16369-conselho-superior-de-seguranca-publica-tulio-chegury-sera-o-representante-da-oab-tocantins.html

JUSTOCANTINS. 2014. Túlio Jorge Chegury é o novo presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-20802-tulio-jorge-chegury-e-o-novo-presidente-da-comissao-de-estagio-e-exame-de-ordem.html

JUSTOCANTINS. 2019. 23 Anos de Advocacia. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/tulio-chegury-51334-23-anos-de-advocacia.html

OAB-TO – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.oabto.org.br/

OAB DE UBERABA. 2021. Galeria de Ex-Presidentes da OAB de Uberaba (14ª subseção): João Fatureto Júnior 1979-1981. Disponível em: https://www.oabuberaba.org.br/oab/ex-presidentes

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL ATUAL. 2020. Curso de pratica para Perito Judicial reúne profissionais de diferentes áreas na capacitação. Disponível em: https://www.portalatual.com.br/2020/12/12/curso-de-pratica-para-perito-judicial-reune-profissionais-de-diferentes-areas-na-capacitacao/

PREFEITURA DE PATOS DE MINAS. 2020. Tiro de Guerra de Patos de Minas troca de comando. Disponível em: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/tiro-de-guerra-de-patos-de-minas-troca-de-comando/29/10/2020/

PREFEITURA DE PATOS DE MINAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/

REVISTA PMW DIGITAL. 2021. Programa Você é o Meu Convidado, com Lutero Fonseca entrevistando o Advogado Dr. Túlio Chegury. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CO1BwnYg0g1/?igshid=sy0mievjzpnj&fbclid=IwAR3z0eQ-F309iAbFuwc7HS4tvfoO6HwHMubR_xvOgWCKZ12NiGIQ7TUyOcI

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7270737

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7212227

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7275861

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM-TO. 2015. Polícia Militar do Tocantins forma terceira turma do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva em Palmas. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/policia-militar-do-tocantins-forma-terceira-turma-do-curso-de-intervencao-rapida-ostensiva-em-palmas/3ksott2zta2p

SENADO NOTÍCIAS. 2010. Comunidade libanesa no Brasil é maior que população do Líbano. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2010/04/22/comunidade-libanesa-no-brasil-e-maior-que-populacao-do-libano

SENADO NOTÍCIAS. 2018. Conheça os candidatos ao Senado pelo Tocantins. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/10/02/conheca-os-candidatos-ao-senado-pelo-tocantins

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

TRE-TO – Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. 2021. Pleno do TJTO elege os desembargadores Helvécio Maia e Eurípedes Lamounier como juízes membros titulares do TRE-TO. Disponível em: https://www.tre-to.jus.br/imprensa/noticias-tre-to/2021/Maio/pleno-do-tjto-elege-os-desembargadores-helvecio-maia-e-euripedes-lamounier-como-juizes-membros-titulares-do-tre-to

TWITTER. 2021. Túlio Jorge Chegury @tuliochegury. Disponível em: https://twitter.com/tuliochegury

T1NOTÍCIAS. 2012. Relator de processo que investiga advogados por suposta venda de sentenças se reúne com Calmon nesta segunda: Ercílio participa. Disponível em;: https://www.t1noticias.com.br/noticia/willamara-presidiraa-solenidade-na-capitania/926

T1NOTÍCIAS. 2015. Palmas sedia 19º Encontro de Administradores do Estado entre 24 e 26 de setembro. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/palmas-sedia-19o-encontro-de-administradores-do-estado-entre-24-e-26-de-setembro/69920/

UNIRG. 2015. Acadêmicos de Direito visitam órgãos jurídicos em Palmas. Disponível em: http://www.unirg.edu.br/noticia/7895/Acad%C3%AAmicos-de-Direito-visitam-%C3%B3rg%C3%A3os-jur%C3%ADdicos-em-Palmas

UNIUBE – Universidade de Uberaba. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.uniube.br/

VITRINE. 2014. Coletiva aborda certame da Polícia Civil no Tocantins. Disponível em: https://www.novitrine.com.br/9013-noticia-coletiva-aborda-certame-da-policia-civil-no-tocantins.html

WIKIPÉDIA. 2021. Advogado. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Advogado

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Líbano. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbano

WIKIPÉDIA. 2021. Libanês-brasileiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Liban%C3%AAs-brasileiro

WIKIPÉDIA. 2021. Operação MAET. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Maet

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Patos de Minas (MG). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Patos_de_Minas

105 FM. 2021. Programa Alô Empresário sábado – Entrevista com Assessor Jurídico Dr. Túlio Chegury e Presidente SEBRAE/TO Rogério Ramos. Tema: Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: https://www.facebook.com/105FMTO/videos/423603182068948/

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior