Devemos uns aos outros contar histórias

“Devemos isso uns aos outros: contar histórias” (Neil Gaiman)

Por que escrevemos? Porque nascemos para contar histórias. Mesmo antes de saber escrever, já as gravávamos nas paredes das cavernas. Quando somos crianças, desenhamos em uns poucos e indefinidos rabiscos coloridos nossas próprias histórias reais e fantásticas para pais e professores. E seja em volta de uma fogueira ao relento, ou no conforto da cama antes de dormir, gostamos de ouvir essas histórias. E para que escrevemos? Para deixar uma marca no mundo. Da raiz proto-indo-europeia skribh, escrever é fazer um recorte do que você vai contar e deixá-lo registrado para que os que por ele passem o leiam. Ler é, muitas vezes, como entrar numa caverna e se comunicar com as histórias que os contadores que por ali passaram deixaram para nós. Aqui nessas paredes digitais, deixo para quem passar um pouco dos meus rabiscos.

Eu sou Vitor Pereira Junior, nasci em 1980, na cidade do Rio de Janeiro. Meu primeiro contato com poesia foi ouvindo Vinicius de Moraes, quando eu tinha pouco mais de 1 ano de idade, por meio dos discos de vinil “A Arca de Noé”. Eu não fazia ideia, mas lá estavam Vinicius, Toquinho, Tom Jobim e tantos outros. Desde criança, fui gostando de ler Castro Alves, Cecília Meireles, Gregório de Matos, e me encantando pelos sonetos do próprio Vinícius de Moraes, entre outros.

Também desde criança, adorava ler sobre mitologia grega e antropologia. Queria inventar minhas próprias histórias de aventuras, percorrendo o mundo em busca de civilizações antigas ao estilo Indiana Jones. Meu escritor preferido no começo da adolescência foi Malba Tahan. Lia e relia suas peculiares aventuras árabes em “Maktub”, “Lendas do céu e da terra”, “A Caixa do Futuro”, e, é claro, “O homem que calculava”. Foi Ian Livingstone e sua série de livros-jogos “Aventuras Fantásticas” que me levaram a gostar de escrever contos fantásticos.

E em 2017, dez anos após ter começado a expor meus textos no site Recanto das Letras, comecei a ser lido por escritores profissionais. Fui sendo convidado a publicar em antologias de contos e poesias, e desde então venho conhecendo e participando passo a passo do universo da produção literária.

Sejam todos os visitantes muito bem-vindos e que possamos contar uns aos outros nossas histórias.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 08/07/2021
Reeditado em 14/07/2021
Código do texto: T7295177
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.