Biografia do Administrador EUGÊNIO PACCELI DE FREITAS COÊLHO

Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho é Administrador, consultor empresarial, gestor público e líder classista com 4 décadas de experiência profissional. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de São Paulo e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás (UFG); possui ainda formação na área de Análise de Sistemas. Mineiro de Rio Piracicaba, teve sua formação acadêmica e trabalhou por 21 anos em Goiânia, até se mudar em 2001 para Palmas, onde consolidou bem-sucedida carreira, atuando em consultorias para grandes empresas, além de ocupar cargos relevantes no Governo Estadual e contribuir decisivamente com a criação do Conselho Regional de Administração (CRA-TO). É classificado como um dos Administradores/gestores públicos mais conhecidos e gabaritados no Estado do Tocantins.

Nasceu em 9 de outubro de 1961, na pequena cidade mineira de Rio Piracicaba, situada a 130 km de Belo Horizonte, filho de Alair Coêlho de Resende e Maria do Socorro de Freitas Coêlho (in memoriam). É o primogênito e tem dois irmãos.

Seu pai era advogado, teólogo, professor e agente de recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua mãe era professora e cuidava da educação dos filhos.

Ele e seus irmãos estudaram as séries iniciais do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG).

Depois, em 1974, toda família mudou-se para Goiás, em razão da transferência do Sr. Alair para o escritório do IBGE em Itaberaí, município distante cerca de 100 km de Goiânia.

Na capital goiana, ele concluiu o ensino médio na Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG).

Em 1980, aos 18 anos, começou a trabalhar na Companhia Energética de Goiás (CELG), que é considerada a maior empresa goiana em número de colaboradores e uma das maiores do segmento energético do Brasil. Durante 21 anos, acompanhou toda a evolução da CELG, inclusive crescendo junto com a empresa ao ocupar diversos cargos, como: projetista de redes de distribuição urbanas, chefe de departamento, coordenador e assessor da presidência, durante a gestão do advogado Fernando Cunha Júnior.

Nesse período, cursou a faculdade de Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Em 9 de janeiro de 1993, Eugênio Pacceli se casou com a empresária Leandra Zaiden Taveira Coêlho, com quem tem duas filhas: Bruna e Júlia.

Em 2001, mudou-se para Palmas, passando a atuar como consultor de empresas nas áreas de financeiras, administrativas, marketing etc.

Em 28 de janeiro de 2005, o governador Marcelo Miranda nomeou Pacceli como Secretário de Administração do Tocantins (SECAD-TO), onde obteve resultados importantes.

Teve como prioridade a realização do concurso público para o provimento de cargos do quadro geral e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Públicos do Estado (PCCS).

Estruturou a Escola de Governo, que foi criada com objetivo de qualificar e aperfeiçoar profissionalmente os servidores dos diversos órgãos e autarquias estaduais.

Fez uma gestão técnica de valorização humana, aberta ao diálogo com as inúmeras categorias funcionais, criando um clima positivo na administração estadual e contribuindo para firmar uma marca diferenciada ao primeiro mandato do governador Marcelo Miranda.

A atuação de Eugenio Pacceli foi parte fundamental do processo de regulamentação da Administração no Tocantins e do projeto de criação do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), que era liderado pelo prof. Elion Sarmento Silva, então 3º Delegado Regional do CRA-GO.

O Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade conduziu a instalação do CRA-TO, em 1º de agosto de 2006, numa bonita cerimônia realizada no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), quando foram empossados 13 Administradores como membros da 1ª Diretoria provisória do CRA-TO, a saber: Renato Jayme da Silva (Presidente), Elion Sarmento Silva (Secretário) e Edson Cabral de Oliveira (Tesoureiro); Comissão Executiva - Titulares: Alexandre Ribeiro Dias, Edson Cabral de Oliveira, Elion Sarmento Silva, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, Francisco Alves de Lira, Luiz Carlos Chilanti, Renato Jayme da Silva, Rogério Ramos de Souza e Wirta de Oliveira Negri; Suplentes: Neumar Lemes Elias, Omar Henneman, Samuel Bonilha e Sandro Rodrigues Bandeira.

Em novembro de 2006, Eugênio Pacceli foi convocado a assumir outra relevante missão, desta vez como Secretário Estadual de Saúde, implantando um “choque de gestão” em busca de um novo rumo para a saúde pública tocantinense.

Ocupou ainda os cargos de presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), corregedor do Sistema Único de Saúde (SUS), e eleito por aclamação como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) em 29/04/2009, período no qual foi o primeiro presidente da Região Norte do país em 27 anos.

Em 2011, foi convidado pelo Prefeito Alexandre Abdalla para presidir a Fundação do Centro Universitário de Gurupi (UNIRG), que estava passando por grave crise nas finanças. Liderou a reorganização administrativa-financeira da Fundação, mostrando, mais uma vez, que a gestão de qualidade se faz com profissionais adequados. Além de sua ampla bagagem técnica, ficou reconhecido pela comunidade gurupiense como um profissional ético, humano e idealista.

Em 2012, tornou-se Superintendente da UNIMED Palmas, contribuindo para modernização da área administrativa e pela melhoria dos serviços de atendimento no Hospital.

Entre 2015-2018, presidiu o Conselho Regional de Administração (CRA-TO). Durante sua gestão foi construído o Espaço de Lazer e concluído o auditório do Conselho. Vale destacar o Projeto CRA itinerante, com uso de uma Van levando membros da diretoria e conselheiros para visitar entidades, empresas e universidades.

Em 26 de abril de 2021, teve que enfrentar a triste perda de seu pai, Alair Coêlho de Resende, que faleceu aos 90 anos.

Ao longo de sua extensa carreira, Eugênio Pacceli recebeu homenagens e congratulações, tais como: (1) Título de Cidadão Palmense, em 07/05/2008; (2) Título de Cidadão Tocantinense, através da Lei Estadual nº 1952, de 13 de agosto de 2008; (3) Medalha Pedro Ludovico Teixeira, pelo Governo de Goiás; (4) Comenda Ordem do Mérito Dr. Francisco Ayres da Silva, da Prefeitura de Porto Nacional; (5) Comenda da Liberdade e Cidadania, uma das maiores honrarias concedidas em MG; (6) Medalha Tiradentes, a maior comenda concedida pela Polícia Militar do Tocantins; (7) Medalha a La Integracion Simon Bolívar, concedida pela Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social; (8) Medalha do Jubileu de Ouro em comemoração aos 50 anos da Profissão de Administrador no Brasil, num belíssimo evento em 29 de setembro de 2017, celebrado na Assembleia Legislativa sob o comando da deputada Luana Ribeiro e com a presença ilustre do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz Mello.

O desempenho profissional de Eugênio Pacceli destaca a importância da função técnica e estratégica do Administrador. Não se pode gerenciar e administrar com improvisos e simplesmente com força de vontade. A complexidade de uma gestão pública exige uma liderança à altura.

A ciência da Administração é a chave de prosperidade para qualquer empresa ou nação. A carreira de administrador público é uma das mais importantes do Brasil, que deve utilizar suas competências e conhecimentos para melhorar a engrenagem governamental com foco em servir a população de forma técnica e eficiente.

É merecedor de nossos votos de felicitações e congratulação por engrandecer a classe de Administradores, bem como pela influência positiva que gerou no serviço público e iniciativa privada beneficiando toda a sociedade palmense/tocantinense!

DEPOIMENTOS:

Logo abaixo estão vários depoimentos, comentários e mensagens de amigos, companheiros de trabalho e profissionais das mais diversas áreas que relatam as impressões e lembranças deixadas pelo convívio com o Administrador Eugênio Pacceli.

“Eugênio contribuiu muito para o desenvolvimento do Estado do Tocantins. Desempenhou cargos importantes na administração pública. Exemplo de profissionalismo e dedicação à profissão de administrador. Amigo de todas as horas.“ Economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor Tadeu Zerbini

Tenho o Eugênio Pacceli como um excelente gestor público, marcou positivamente sua passagem pela Secretaria Estadual da Administração do Tocantins (SECAD-TO), pois no desempenho da sua atuação, pautou pela melhoria na gestão com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública, adotando práticas que se mantiveram até então.“ Pedro Amilto Aguiar Cruz, servidor público inativo do Ministério Público e Secretário Executivo da Associação de Moradores da Quadra 307 Sul

“O Adm. Eugênio Pacceli é um profissional ímpar, entre os colegas! A sua vinda para Palmas e as funções de destaque que ocupou, possibilitou o reconhecimento e respeito dos profissionais de Administração no Estado. Trata-se de um profissional que de fato abriu as portas e fortaleceu a nossa categoria com destaque no segmento de profissão!” Prof. Administrador Elion Sarmento

“Tive o prazer de trabalhar com o Eugênio Pacceli. Eu o considero um profissional dedicado e um excelente Administrador, pois quando assumiu a Secretaria Estadual de Saúde não tinha experiência na gestão de saúde, mesmo assim cumpriu seu papel de Secretário da Saúde com muita competência, dedicação e eficiência.” Administrador e servidor pioneiro da Secretaria Estadual de Saúde Hernane Silva

“Eu era coordenador da assessoria de comunicação do Centro Universitário UNIRG quando o Eugênio Pacceli assumiu a presidência da Fundação UNIRG, em 2011. Ele deixou uma boa impressão na instituição. Enquanto gestor é impecável, conciso e receptivo a ideias de seus colaboradores. Mantinha bom diálogo com funcionários, docentes, estudantes e parceiros. Extremamente metódico, organizado, criterioso, prudente e muito preocupado com a legalidade dos atos. Não gostava de interferências políticas na sua gestão. A percepção que tive era que se tratava de um profissional técnico e bastante ético.“ Advogado e Jornalista Heráclito Ney Suiter

“Eu conheço o Eugênio desde a década de 1980. Ele e minha irmã Valda (in memoriam) fizeram o curso técnico em agrimensura na Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), em Goiânia. Os dois faziam trabalhos juntos e construíram uma boa amizade. Ele também se tornou amigo da nossa família e ia com frequência aos finais de semana na chácara da minha mãe. Posso dizer que é muito esforçado e competente, uma pessoa ótima, de coração bom, sempre disposto a ajudar os outros. Quando ele foi nomeado Secretário Estadual da Administração em Palmas eu fiquei muito feliz, pois tinha a certeza que iria realizar um ótimo trabalho, o que realmente aconteceu. Existem dois momentos na história da SECAD: um antes e outro depois do Eugênio Pacceli!” Ambientalista Wilma Lúcia Neca e Silva

“Eu fui responsável pela estruturação da Assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Gurupi, onde trabalhei por 7 anos. Eu acompanhei o trabalho realizado pelo Administrador Eugênio Pacceli quando o mesmo assumiu a Secretaria Estadual de Saúde. Posso dizer que é um profissional com uma inteligência fora de série e muito competente.“ Jornalista e escritor Zacarias Martins

“Eugênio Pacceli é um excelente Administrador que mostrou sua capacidade tanto no ramo empresarial como na área pública. Foi um grande Secretário da Administração do governo estadual. Um pioneiro na luta e valorização da Administração no Tocantins. Um ótimo profissional, que tem muito amor pelo que faz. Foi presidente do CRA-TO por dois mandatos, a qual tipo a oportunidade de colaborar com sua gestão como conselheiro. É uma pessoa integra, um cara legal, bom amigo e excelente pai de família.“ Empresário pioneiro Henrique Fragata

“Conheço o Eugênio Pacceli há muito tempo. Posso dizer que é um ótimo administrador, gente fina, de bom trato, atencioso e muito competente.” Empresário e Ex-senador pelo Tocantins Sadi Cassol

“O amigo Eugênio Pacceli é um ícone na ciência da administração. Em todas funções públicas e privadas sempre desempenhou um perfil resolutivo, pragmática e assertivo. Tem uma história de lutas e conquistas! Um grande exemplo de vida e profissional a ser seguido!” Adm. Rogério Ramos, Vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-TO e Secretário Municipal de Governo e de Finanças da Prefeitura de Palmas

A biografia de Eugênio Pacceli pode ser dividida em três fases, que correspondem a sua vivência em três estados diferentes: Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Suas raízes ancestrais estão na rica e histórica “terra do pão de queijo”, onde ainda hoje residem diversos parentes. Teve uma infância feliz e típica mineira, convivendo com avós, tios, primos e muitos amigos. Essa bagagem de tradições e costumes deixou marcas profundas em sua essência e encheram seu coração com agradáveis lembranças que perduram até o presente.

A segunda etapa tem como palco a próspera e bela capital goiana. Foi lá que ele alicerçou sua base educacional/intelectual, iniciou sua carreira profissional e encontrou seu grande amor juvenil – a encantadora Leandra, que se tornou sua companheira por toda vida!

O Tocantins corresponde ao terceiro terço de sua cronologia - um período de amadurecimento e pujantes realizações. Expandiu seu currículo, ampliando sua formação acadêmica em nível de pós-graduação, ao mesmo tempo que exerceu cargos relevantes na administração pública municipal/estadual e contribuiu para fortalecimento da profissão de Administrador. É também uma fase marcada por conquistas pessoais/familiares, consolidação de amizades e encaminhamento/formação das filhas Bruna e Júlia.

Cada uma dessas três fases é recheada de particularidades e aspectos únicos, mas carregam adjetivos em comum, tais como: força de vontade, ousadia, liderança, eficiência, resiliência e competência.

Está prestes a completar 60 anos, que vale destacar muito bem vividos. Uma bonita história de mudanças, realizações e conquistas.

Não há dúvidas que no primeiro momento o que mais facilmente se percebe são as suas valiosas contribuições no campo profissional.

Não há como deixar de exaltar sua decisiva colaboração para a ciência administrativa e sua representatividade como gestor e líder classista perante a sociedade tocantinense. No entanto, sua caminhada pessoal e familiar releva vários outros referenciais meritórios.

Autoridades políticas e grandes líderes do mundo corporativo, às vezes, em meio à tantas responsabilidades e atribuições se esquecem de dar a devida atenção aos seus entes queridos. Realmente esse é um enorme desafio, conseguir liderar grandes equipes em busca de realizações e feitos vultosos e, ao mesmo tempo, estar presente no seio familiar. Saber priorizar o tempo, as necessidades e os compromissos profissionais e familiares é algo que poucos conseguem satisfatoriamente. Equilíbrio, prudência e bom senso são qualidades bem presentes na caminhada desse valoroso mineiro-goiano-tocantinense!

A trajetória de Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho é bem extensa e rica, pois representa a realidade de brasileiros trabalhadores que deixam sua terra natal e migram de um estado a outro, carregando no peito sonhos e uma enorme disposição para trabalhar, querendo melhorar de vida e contribuir com o crescimento do País. Além disso, sua história demonstra o grandioso valor de um profissional da Administração, bem como serve de referencial para a família tradicional brasileira!

BIBLIOGRAFIA:

ALSJDR - ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DEL-REI. 2020. Diretoria da Academia 2020/2021 – Alair Coêlho de Resende. Disponível em: http://www.academialetrassjdelrei.org.br/Academico?req=116

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://acipa.org.br/

AGORA-TO. 2017. Eugênio Pacceli foi reeleito presidente do CRA-TO. Disponível em: https://www.agora-to.com.br/tocantins/item/146240-eugenio-pacceli-foi-reeleito-presidente-do-cra-to

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO TOCANTINS. 2008. Lei Estadual nº 1952, de 13 de agosto de 2008. Concede Título de Cidadão Tocantinense ao Senhor Eugênio Pacceli de Freitas Coelho. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/11483.pdf

BLOG LABORO. 2019. Faculdade Laboro celebra convênio com o Conselho Regional de Administração de Tocantins. Disponível em: https://laboro.edu.br/blog/faculdade-laboro-celebra-convenio-com-o-conselho-regional-de-administracao-de-tocantins-2/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CDL-Palmas. 2019. CDL Palmas e CRA-TO assinam Termo de Parceria para o Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://cdlpalmas.com.br/noticia.aspx?noticia=c4b05262-076f-4dd2-ad6f-88967b6c4822

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. CRA-TO entrega presentes para crianças do Aureny 3. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/30/cra-to-entrega-presentes-para-criancas-do-aureny-iii

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. CRA-TO promove eleições virtuais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/10/25/cra-to-promove-eleicoes-virtuais

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Diretoria do CRA-TO entrega sede definitiva da entidade. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/25/diretoria-do-cra-to-entrega-sede-definitiva-da-entidade

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Durante XVI ENATO Luana Ribeiro destaca papel do administrador de empresas na sociedade. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/05/25/durante-xvi-enato-luana-ribeiro-destaca-papel-do-administrador-de-empresas-na-sociedade

CONEXAO TOCANTINS. 2017. Eugenio Pacceli assume a diretoria do Conselho Regional de Administração do Tocantins. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2017/02/23/eugenio-pacceli-assume-a-diretoria-do-conselho-regional-de-administracao-do-tocantins

CRA-TO. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

CRA-TO. 2019. Lançamento oficial do FIA reúne autoridades e administradores em Palmas. Disponível em: https://www.crato.org.br/lancamento-oficial-do-fia-reune-autoridades-e-administradores-em-palmas/

CRA-TO. 2021. Relatório de Gestão 2019/2020. Palmas, 12p. Disponível em: http://www.crato.org.br/wp-content/uploads/2021/01/01_RELAT%C3%93RIO-GEST%C3%83O-2019-2020.pdf

ECONOMIABR. 2020. CRA-TO conquista a certificação ISO 9001:2015. Disponível em: https://economiabrbrasil.com.br/2020/12/22/cra-to-conquista-a-certificacao-iso-90012015/

FACEBOOK. 2021. FANPAGE CRA Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/cra.tocantins/

FACEBOOK.2021. Alair Coêlho de Resende. Disponível em: https://www.facebook.com/alair.coelhoderesende/about_work_and_education

FACEBOOK. 2021. Eugênio Pacceli Coelho. Disponível em: https://www.facebook.com/eugeniopacceli.coelho

FOLHA CAPITAL. 2019. Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/9246/presidente-do-cra-participa-de-sessao-solene-na-camara-dos-deputados

FORÇA SINDICAL. 2012. Presidente da Força Sindical TO participa de Posse da nova Presidente do CRF-TO. Disponível em: https://fsindical.org.br/forca/palmas-topresidente-da-forca-sindical-to-participa-de-posse-da-nova-presidente-do-crf-to/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2006. Tocantins deve criar Conselho Regional de Administração neste ano. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/tocantins-deve-criar-conselho-regional-de-administracao-neste-ano/4afj7oa9ucat

GOVERNO DO TOCANTINS. 2015. Perfil Socioeconômico dos Municípios – Palmas. 40p. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/250006/

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

JORNAL DAS LAJES. 2021. Homenagem especial: Mano Alair. Disponível: https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/mano-alair/3333

JUSTOCANTINS. 2015. Conselho de Administração do Tocantins realiza 1º Coorgestão. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-26543-conselho-de-administracao-do-tocantins-realiza-1-coorgestao.html

MOTA, Iranilson Ferreira. 2019. Estudo do perfil empreendedor dos administradores do estado do Tocantins – Brasil. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/743

O COLETIVO. 2012. Marco histórico, entrega da nova sede consolida o CRA-TO. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-4800-marco-hist-rico-entrega-da-nova-sede-consolida-o-cra-to

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL STYLO. 2013. Assembleia realiza entrega de títulos de Cidadão Tocantinense. Disponível em: https://www1.portalstylo.com.br/noticia-35499-assembleia-realiza-entrega-de-titulos-de-cidadao-tocantinense

PORTAL STYLO. 2019. General Mourão, vice-presidente da República faz palestra em Palmas na próxima terça, 1º. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508559996-general-mourao-vice-presidente-da-republica-faz-palestra-em-palmas-na-proxima-terca-1

PORTAL STYLO. 2020. Conselho de Desenvolvimento Econômico apresenta a nova diretoria. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508563393-conselho-de-desenvolvimento-economico-apresenta-a-nova-diretoria

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (Fabiano Parafusos). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7212227

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7275861

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SECOM. 2005. Concurso é prioridade do novo secretário da administração. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/concurso-e-prioridade-de-novo-secretario-da-administracao/n3q471adrfd

SECOM. 2006. Pacceli é empossado como conselheiro do CRA-TO. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/pacceli-e-empossado-como-conselheiro-do-cra-to/poqsqx82jfu

SECOM. 2009. Pacceli é eleito presidente do Conass. Disponível em: https://www.to.gov.br/secom/noticias/pacceli-e-eleito-presidente-do-conass/7iqtnmog79nk

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SURGIU. 2011. Pacceli diz que encontra situação complicada e propõe “intervenção administrativa”. Disponível em: https://surgiu.com.br/2011/03/22/pacceli-diz-que-encontra-situa%C3%A7%C3%A3o-complicada-e-prop%C3%B5e-%E2%80%9Cinterv/

T1NOTÍCIAS. 2010. Enbra começa nesta quarta e apresenta diversas palestras com os maiores nomes na administração. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/minha-opiniao/enbra-comeca-nesta-quarta-e-apresenta-diversas-palestras-com-os-maiores-nomes-na-administracao/28745/

T1NOTÍCIAS. 2015. Encontro de Administradores. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/encontro-de-administradores/69424/

T1NOTÍCIAS. 2015. Palmas sedia 19º Encontro de Administradores do Estado entre 24 e 26 de setembro. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/palmas-sedia-19o-encontro-de-administradores-do-estado-entre-24-e-26-de-setembro/69920/

T1NOTÍCIAS. 2017. CRA promove palestras na Fenepalmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/cra-promove-palestras-na-fenepalmas/86949/

UNIRG. 2016. Alunos da UnirG visitaram o Conselho Regional de Administração do Tocantins. Disponível em: http://www.unirg.edu.br/noticia/8685/Alunos-da-UnirG-visitaram-o-Conselho-Regional-de-Administra%C3%A7%C3%A3o-do-Tocantins

UNITINS. 2017. Acadêmicos de Administração do Câmpus Dianópolis participam de atividades na Capital. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/campus-dianopolis/noticias/detalhes/1074-2017-6-16-academicos-de-administracao-do-campus-dianopolis-participam-de-atividades-na-capital

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Julho de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior