Os alunos da Escola "Coronel Horta", em Lavrinhas,  Estado de São Paulo,  chegavam de todos os lados. Os Bairros distantes não ofereciam o ensino regular. As  Escolas Rurais cumpriam o papel da alfabetização  até a terceira série do antigo ensino primário.
Na Fazenda da Grama, quase junto  à Via Dutra, morava o proprietário, Senhor Júlio Fortes, rico fazendeiro, solteiro, culto, generoso. Os colaboradores  habitavam as casas destinadas aos colonos. O Senhor Constantino Gonçalves, administrador da propriedade rural,  vivia  com a família na sede da Fazenda junto com o senhor Júlio Fortes.  Mamãe Benedita cuidava dos filhos  e era a pessoa de confiança nas relações com o trabalho doméstico que envolvia a pessoa do patrão: cuidava das roupas, da alimentação, da gestão dos cuidados  com a casa grande.
 Dos filhos do casal,  o único menino recebeu na Pia Batismal o nome de Acyr Gonçalves.
Acyr...o menino trabalhador, o filho único entre as três irmãs, ajudava na lida da Casa e estudava na Escola "Coronel Horta", distante da moradia mais de três quilômetros. O caminho era feito a pé, pela estrada  de terra, debaixo do sol ou da chuva.
Numa dessas exposições aos perigos da caminhada, Acyr, ainda adolescente, sofreu um grave acidente. Foi atropelado e perdeu um membro inferior. 
As circunstâncias abalaram a estrutura familiar, os amigos e  os colegas da Escola.  Acyr foi internado na Santa Casa de Cruzeiro por um período longo. A vida mudou. Mas, o menino inteligente e aguerrido, não arrefeceu diante do severo  acidente na sua vida: traçou metas importantes para si e para o povo de Lavrinhas.
Adulto, ingressou para a vida política. Seis vezes eleito Vereador, foi  Presidente da Câmara, além de ocupar outras funções relevantes.  Realizou profundas modificações na vida política do Município. Transformou o Patrimônio Histórico da Edilidade. Tornou-se admirado e querido pela população. Soube reconhecer os valores da Educação e do Trabalho. "Foi capaz de modificar a tarde botando uma  chuva nela." (Manoel de Barros)
Hoje, aposentado da vida pública, vive com a esposa , filho e netos, na cidade que o acolheu e continua referência para os novos líderes.
Admirado e querido, segue o caminho de um  homem honrado, em paz e realizado nos seus propósitos. Seu coração tem gravado o amor à Lavrinhas,  onde cresceu, viveu e transformou a realidade da sua História!
zaciss
Enviado por zaciss em 24/07/2021
Reeditado em 25/07/2021
Código do texto: T7306456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.