GRUPO ASSAÍ... EXATAMENTE ESSE QUE FEZ UM NEGRO PASSAR CONSTRANGIMENTO!!!

Arthur Sendas construiu sua rede de supermercados a partir de um armazém

RIO - O empresário Arthur Sendas, foi assassinado em 1988 no Rio de Janeiro aos 73 anos de idade , era filho do comerciante português Manoel Antonio Sendas e da brasileira Maria Soares Sendas. Vindo de uma família simples, construiu sua rede de supermercados a partir de um pequeno armazém que a família tinha em São João de Meriti. Ele assumiu a direção da loja em 1951, aos 17 anos, quando o pai sofreu um acidente e ficou um mês afastado dos negócios. Sendas foi o terceiro filho de sete irmãos, mas dois faleceram cedo .

O primeiro armazém, o Transmontano, inaugurado em 1924 ficava em São Mateus, bairro de São João de Meriti, município na região metropolitana no Rio. A família morava nos fundos da loja, e Arthur Sendas estudava em um colégio de freiras, o Colégio Santa Maria.

Com o passar dos anos, Sendas adquiriu novos mercados e, em 1960, inaugurou uma loja em São João de Meriti que recebeu o nome Casas Sendas. Em 1969, inaugurou, em Jacarepaguá, no estado do Rio de Janeiro, sua primeira loja com conceito de auto-serviço. O empresário também é dono da rede varejista Casa Show, com oito lojas de materiais de construção no estado do Rio

A rede Sendas chegou a ser o maior grupo empresarial do estado do Rio. Em 2003, apesar da resistência de Arthur Sendas em vender seu negócio, a rede foi em parte incorporada pelo grupo Pão de Açúcar. Assim, a Sendas Distribuidora nasceu em 6 de fevereiro de 2004, ocupando a 4ª posição no ranking nacional de supermercados, com 106 lojas, área de vendas de 324 mil m² e 16 mil funcionários. A empresa opera com um total de quatro bandeiras: Pão de Açúcar, Sendas, Extra e ABC CompreBem. As vendas brutas da Sendas Distribuidora totalizaram R$ 1,649 bilhão no primeiro semestre de 2008.

Seguindo as raízes lusitanas, Sendas era vascaíno e católico. O empresário foi vice-presidente do Vasco de 1979 a 1982 e chegou a se candidatar à presidência do clube em 1997. Ele era devoto de São Sebastião, que escolheu padroeiro da Sendas.

O empresário foi presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) entre 1987 e 1990 e atualmente era vice-presidente do conselho consultivo da instituição.

Grande entusiasta do plano Real, Sendas defendia o programa de controle da inflação implementado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1994. O empresário assumiu, em 1997, a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro comprometendo-se com a campanha "Rio no Real", para retomada do Rio como centro de turismo nacional e de estabilização dos preços.

Arthur Sendas deixa a esposa, Maria Ablen Sendas, com quem estava casado há 50 anos, e os filhos Arthur Antonio Sendas Filho, Nelson Antonio Sendas, Márcia Maria Sendas, além de sete netos.

Nota do divulgador:- Atual Grupo Assai , hoje pertencendo ao Grupo Pão de Açúcar, Extra!!! QUE FEZ UM NEGRO HONESTO E DIGNO PASSAR UM CONSTRANGIMENTO DE TER QUE TIRAR A ROUPA EM PLENO PÚBLICO PARA PROVAR QUE NÃO ROUBOU NADA!!! ISSO É RACISMO!!! DE UM OUTRO DESCENDENTE DE NEGRO COMO GUARDA DE PROTEÇÃO A PERDAS ( NOME CHIQUE PARA ADMOESTAR CLIENTES )