Naza Poeta Holístico (*)

Pseudônimo do literato e músico “Norberto Nazareno Barreiros Fortes”.  De descendência portuguesa (Barreiros) e espanhola (Fortes), nasceu numa cidade de colonização italiana, ao sul de Santa Catarina, Urussanga, a “Terra do Vinho”, em 29/08/1959.   

Aos 7 anos de idade já tocava violão e, enquanto entoava os primeiros acordes musicais, também cursava o ensino fundamental no “Grupo Escolar Barão do Rio Branco”, onde ganhou vários cartões de “Honra ao Mérito”, pelo seu procedimento e estudo.

Na adolescência passou a compor poemas e a musicá-los, vindo a formar um grupo musical que se apresentava em shows beneficentes.

Durante a infância e adolescência sempre veio muito a Florianópolis e, na Ilha de Santa Catarina, junto com os amiguinhos ilhéus, apresentavam o “Boi-de-Mamão”, que é uma arte popular que faz parte do conjunto das tradições do folclore catarinense, expressada com canções e dança.

Em 1977 concluiu o ensino médio, formando-se no “Curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas”, no então Colégio “Rainha do Mundo”, em Urussanga, Colégio este que, atualmente, pertence às Escolas do “Grupo Energia”.

Em 1978 veio morar em Florianópolis onde fez o cursinho pré-vestibular no Curso Barddal e estudou inglês na escola FISK.

De 1978 a 1980, na Capital do Estado de Santa Catarina, foi aprovado nos concursos públicos da Polícia Federal, Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Ministério das Comunicações.

Em 1979 foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de Farmácia e Bioquímica, onde cursou a primeira fase. Neste mesmo ano participou do “I Concurso Universitário de Violão”, realizado na Igrejinha do campus universitário, concorrendo com grandes violonistas do cenário musical, classificando-se para a etapa final do certame.

Em 1980 foi novamente aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de Direito. Formou-se no segundo semestre de 1985, colando grau em 04/01/1986.

De 1987 a 1994 classificou vários poemas musicados, de sua autoria, em diversos Festivais da Canção em Santa Catarina e ganhou vários troféus e diploma. Vamos conferir, então, as letras de música classificadas em Festivais da Canção:

1) "PESCADOR e FONTE DE LUZ" - classificadas em 3º Lugar e em 2º Lugar e melhor arranjo, respectivamente, no II Festival Interno da Canção da ASTJ - Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de SC -, em 1987. 

2) "DANO AMBIENTAL" - classificada no VII Festival Municipal da Canção de São José-SC (produção do ativista cultural Lauro Neves), realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 1989; classificada também na XV SECOR - Semana Cultural de Orleans-SC, realizada em setembro de 1989. 

3) "FONTE DE LUZ" - classificada no VIII Festival Municipal da Canção de São José-SC (produção do ativista cultural Lauro Neves), realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 1990; classificada também no 14º FUC - Festival Universitário da Canção da FURB (Fundação Universidade de Blumenau-SC), realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 1992 no seu campus.    

4) "CARTA À AMAZÔNIA" - classificada no 14º FUC - Festival Universitário da Canção da FURB (Fundação Universidade de Blumenau-SC), realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 1992, no campus universitário da FURB. 

5) "ENCOSTAS DO POENTE" - classificada no "Prêmio Zininho de Música" - edição 1994 no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis-SC, onde foi apresentada no dia 1º de novembro daquele ano.

A produção dos Festivais da Canção intitulados "Prêmio Zininho de Música" era do jornalista Aldírio Simões (in memoriam) e recebiam esse título em homenagem ao poeta Zininho (Cláudio Alvim Barbosa), autor da canção

"Rancho de Amor à Ilha", hino oficial de Florianópolis.

Na noite da  apresentação de Naza Poeta Holístico no Teatro Álvaro de Carvalho se fez presente também na platéia a sua professora de canto "Terezinha Simas" (na época também produtora de saraus literários e canto clássico).

Agradecimento especial a essa mestra pela sua dedicação e incentivo.

Posteriormente, passou a apresentar-se em Florianópolis e no interior do Estado de Santa Catarina, profissionalmente, como músico (e sempre muito bem acompanhado por excelentes músicos). Apresentou-se nos seguintes locais da Ilha: Shopping Itaguaçu, Lagoa Iate Clube (LIC), em bares e restaurantes da Lagoa da Conceição e Praia do Campeche no sul da Ilha, restaurante Kantão no bairro Estreito, Clube dos 100 no bairro Coqueiros, festas particulares e casamentos.

No interior de Santa Catarina, apresentou-se em Jaraguá do Sul, Criciúma, Balneário Arroio do Silva e Araranguá - Praia de Morro dos Conventos - onde foram produzidos vídeos de todas as suas canções pelo youtuber Humberto Vicente Fortes (in memoriam).

As filmagens dos vídeos feitas de suas canções nas praias de Florianópolis e também na zona rural de Santo Amaro da Imperatriz-SC (cidade com "slogan" de "Paraíso das Águas") foram realizadas pelo youtuber André Frederico.

No primeiro semestre de 1995, cursou com assiduidade a “Oficina de Expressão Vocal”, num total de 64 (sessenta e quatro) horas de atividades, no CIC - Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Agradecimento especial à professora de canto e facilitadora "Cibele Oliveira".

De 1990 a 1996 participou de vários cursos e vivências alternativas para o autoconhecimento, vindo a tornar-se Terapeuta Holístico (CRT 32431), profissão que trata do exercício e da prática das terapias alternativas e que possui o seguinte site: www.sinte.com.br      O site pessoal de Naza Poeta Holístico aqui é: www.nazaterapeuta.blogspot.com   -   Responsável técnico pelo blog: Henrique Vicente Fortes. Atualmente, o cadastro de Naza Poeta Holístico está desativado junto ao Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística - Sociedade Civil com base territorial nacional, sem vínculos com o Governo e que desenvolve padrões éticos e qualitativos para o correto exercício da profissão -.

Em 1996 classificou o poema “Saudades”, na categoria “Destaque”, no “XVII Concurso Nacional de Poesias” promovido pelo Grupo Brasília de Comunicação - revista BRASÍLIA - diretor jornalista Reis de Souza - com sede em Brasília–DF e

Rio de Janeiro–RJ, vindo a ser membro, neste mesmo ano, da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC), com sede em Florianópolis, e que na época tinha como presidente a escritora e poetisa Vilma Bayestorff (in memoriam), participando da maioria das antologias lançadas por esta agremiação.

Ainda em 1996 ingressou na Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Regional de Santa Catarina, na especialidade violonista e cantor (OMB/SC-051/96).

Em 1997 recebeu a medalha do mérito cultural “Stella Brasiliense” (Estrela de Brasília) do Grupo Brasília de Comunicação, pela participação ativa nas atividades culturais dessa empresa jornalística.

Ainda em 1997 tomou posse como acadêmico da Academia de Letras de Biguaçu-SC, cuja presidente era a professora, poetisa e escritora Dalvina de Jesus Siqueira e que possui o seguinte site: www.academiadeletrasdebiguacu.com.br

No período de 07/08/2000 a 15/09/2000, participou do curso “Revisão de Textos” promovido pelo Departamento de Apoio a Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, com carga horária total de 50 (cinqüenta) horas.

Atuou como Tenor do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses desde a sua fundação - que aconteceu no ano 2000 - até o ano de 2003. Agradecimento especial à maestrina "Najla Elisângela dos Santos", que ensinou técnicas muito importantes da arte de cantar.

Em 2001 conquistou o título de “Maestro Letterato” (Mestre Literato) pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (ABEPL), com sede em Brasília–DF.

Em 2002 passou ainda pelas aulas de canto ministradas pela professora "Taciana Taffarel", no Clube 12 de agosto, no centro de Florianópolis. Inesquecíveis foram os elogios desta professora à sua canção "Encostas do Poente", classificada no "Prêmio Zininho de Música", edição 1994.

De 2001 a 2003 concluiu pós-graduação em Direito Constitucional e Direito Tributário pelo Instituto de Preparação Jurídica, com sede em Brasília–DF.

Do período de 28/05/2003 a 22/08/2003 concluiu o “Curso de Português para Revisores”, realizado na Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda, com carga horária total de 78 (setenta e oito) horas.

No dia 01 de setembro de 2008, foi nomeado advogado (OAB/SC 55012) membro da “Comissão de Direito de Família” da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santa Catarina.

No dia 28 de novembro de 2008 foi nomeado Diretor Cultural da “Sociedade dos Poetas Advogados de Santa Catarina”, cujo site é www.poetasadvogados.com.br

Em 01/01/2009 Naza Poeta Holístico apresentou-se no "Lar de Idosos São Sebastião", localizado em Santo Amaro da Imperatriz-SC, cantando para os idosos e idosas internados naquele estabelecimento e, posteriormente, apresentou-se também no "Lar de Idosos São Francisco de Assis" que é localizado na mesma cidade. Foram cantadas músicas natalinas, MPB - Música Popular Brasileira - e demais músicas com mensagens de ano novo feliz e harmônico. Tudo saiu muito bem, tudo muito bom, com muito canto, reflexão, emoção e alegria.

No dia 14 de março de 2009, Naza Poeta Holístico apresentou suas canções *PESCADOR* e *FONTE DE LUZ* na cidade de Governador Celso Ramos, mais precisamente na Praia de Palmas – litoral norte de Santa Catarina –, num acontecimento para comemorar o “Dia Nacional da Poesia”. No final do evento, Naza Poeta Holístico ganhou troféu da AESGF - Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, responsável pelo evento e que tinha como presidente o professor, escritor e poeta Miguel João Simão.

Em concurso de poesias realizado em São Paulo–SP, produção de Arnaldo Giraldo, classificou alguns poemas - Direitos Humanos e Burrice Doutorada - e após foi convidado e participou de antologias lançadas por sua editora e de seu site literário na internet – www.giraldo.org – para divulgar trabalhos literários. 

Endereço pessoal no site: www.giraldo.org/norbertofortes

No dia 23/01/2010 ingressou no site literário denominado “Recanto das Letras” que possui o seguinte endereço eletrônico na internet: www.recantodasletras.com.br A partir desta data passou a cadastrar o seu trabalho literário neste site, cujo endereço pessoal é: www.recantodasletras.com.br/autores/musicopoetanaza

Em abril de 2010, em Florianópolis, ingressou no “Grupo de Poetas Livres - GPL”, Grupo este fundado em 1998 pela escritora e poetisa Maria Vilma Nascimento Campos e que na época do seu ingresso tinha como presidente a professora, escritora e poetisa Maura Soares. O GPL é uma agremiação voltada para a criação e divulgação da poesia e da cultura em geral. O “Grupo de Poetas Livres” foi considerado de Utilidade Pública Municipal através da Lei n. 5671, de 26/05/2000 e foi reconhecido oficialmente como uma Entidade de Utilidade Pública Estadual, pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, através da Lei n. 14.560, de 01/12/2008. O “Grupo de Poetas Livres” possui o seguinte endereço eletrônico: www.grupopoetaslivres.com.br

No dia 8-3-2011 ingressou no site literário denominado “sitedepoesias” e que possui o seguinte endereço: www.sitedepoesias.com.br A partir desta data, passou também a cadastrar o seu trabalho literário neste site.

Endereço pessoal: www.sitedepoesias.com/poetas/Norberto Nazareno B. Fortes

A partir do dia 23-5-2011 Naza Poeta Holístico começou a cadastrar seus poemas-canção ou suas músicas no YOUTUBE. Para acessar suas canções neste site basta clicar no endereço eletrônico citado e digitar "NAZA POETA" ou o seu nome de batismo que é "NORBERTO NAZARENO" ou ainda "NAZA POETA HOLÍSTICO".

Em seguida estarão disponíveis - para ouvir - suas melodias cadastradas até o presente. Também se ouvirá suas músicas nos vídeos onde se lê "HUMBERTO 1915" - criados pelo seu filho "Humberto Vicente Fortes" (in memoriam) -,

que também era poeta e tem seus poemas cadastrados no site   www.recantodasletras.com.br     com o pseudônimo de "VIC FOR".

(*) Às pessoas que vierem a assistir os vídeos de Naza Poeta Holístico e gostarem da mensagem de suas canções, favor se inscrever no canal e também clicar na "mãozinha" com sinal de "positivo" no lado esquerdo da tela do celular e dar o seu "like".

(*) Observação: O perfil de Naza Poeta Holístico é tudo isso que foi transcrito mas o que é real, resumidamente explicando, é que ele é então um advogado alternativo licenciado (adv.norbertonazareno@gmail.com), terapeuta holístico licenciado (nazaterapeuta@gmail.com) e poeta e músico - cantor e compositor (naza.poeta.musico@gmail.com) -, que canta a beleza e o amor existentes no planeta Terra, bem como as suas desigualdades e injustiças, e que canta também, principalmente, o lamento e o aprazimento do povo brasileiro.

(*) "O suprassumo da poesia está no exercício do verso cantado!"

      (Naza Poeta Holístico)

(*) "Versos  de  qualquer  poesia ou canção  são  um  jardim  de  flores perfumadas  que embriagam  a  luz do coração! 

(Naza Poeta Holístico)  

(*) "Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor

       e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança."

       (William Shakespeare - poeta, ator e dramaturgo inglês)

        ...e que a minha loucura

               seja perdoada.

           porque metade de mim

                     é amor, 

             ...e a outra metade

                       também.

                  (Oswaldo Montenegro)