Biografia de Zenira Gonçalves Gomes

Maria Zenira Gonçalves Gomes

Nasceu em Icó no dia 11 de Fevereiro de 1924.

Filha de Eduardo Carlos Gomes e de Maria Gonçalves Gomes.

Iniciou seus estudos na cidade de Missão velha e concluiu-os no Colégio Santa Tereza, em Crato-Ce, em 1944.

Iniciou sua vida profissional em 1945, como professora do estado, na escola Isolada de Ipaumirim, fundada pelo lìder polìtico, Dr. Francisco V. Arruda.

Em 1954 foi nomeada primeira diretora do Grupo Escolar Dom Fco. De Assis Pires, onde atuou 19 anos, sempre mostrando um trabalho dinâmico e em consonância com a comunidade local.

Exerceu tambèm o cargo de Vice-Diretora do Centro Educacional XI de Agosto, o que veio a dar mais ênfase as suas vitòrias no âmbito educacional, pois Zê emprestou brilho à direção desse educandàrio.

Hoje se encontra aposentada, mas sempre está disposta a encetar uma nova atividade e entrega-se de corpo e alma aos eventos que aqui ocorrem.

Em 18 de Janeiro de 2003, ocorreu o “Primeiro Encontro dos Filhos e Amigos de Ipaumirim”, festa que foi uma idéia “luminosa” de Zê, transformada em realidade.

Em julho de 2003, criou o “Primeiro Festival dos Jovens da Terceira Idade”, mobilizando o comércio local e em concordância com outros valores da comunidade, propiciou uma bonita festa ao idoso com distribuição de lanches, camisas e muitas homenagens a este.

Parabéns, Zê, você é uma dádiva de Deus, seu espírito dinâmico e combativo deslumbra a todos nós.

( Biografia escrita por Luma .) 18-11-03