José Alves de Oliveira

José Alves de Oliveira

Nasceu em 21 de outubro de 1925, em Ipaumirim-Ceará, Filho de João Alves de Oliveira e de D. Maria Antonia de Lucena.

Sempre foi afeiçoado ao trabalho e desde a mais tenra idade já ajudava a seu pai nos afazeres agrícolas e na fabricação de tijolos, contribuindo, assim, para o sustento da família.

Ainda muito jovem, ingressou na atividade comercial, com a implantação de uma pequena mercearia situada à rua Cel. José Dias, que tornou-se logo um importante ponto comercial de venda no varejo e atacado.

Uma das virtudes mais raras no ser humano é a humildade: saber crescer sem “pisar” aos outros, como aconteceu com ele, é quase sempre impossível. Ele iniciou a vida trabalhando numa olaria e mesmo sendo dono de uma boa fortuna, continuou como tal: simples e humilde. Ajudava a todos que dele precisassem. É comum ouvirmos seus beneficiados chamá-lo de “Pai da Pobreza” ou “Meu Protetor”.

Foi casado com D. Luzanira Ferreira de Freitas, constituindo uma família com catorze filhos: Jurandir, Luciene, Luiz Alves de Freitas (nosso atual prefeito), Wilson, Jairlan, Jarismar, Luiz (in memorian), Luiz (in memorian), Maria Zilma de Freitas, José Filho, Milton, Paulo, Vicente e Ivaldo.

Extraido do Livro-VULTOS QUE TORNRAM IPAUMIRIM MAIOR(DEZEMBRO DE 2003)

(AUTORA-LUCIA MARIA DORE GONÇALVES)