RICARDO FONTOURA - UM GRANDE POLÍTICO SEM NUNCA TER SIDO CANDIDATO

A descoberta da esclerose múltipla, aos 40 anos, no auge do entusiasmo profissional, brecou em Ricardo qualquer ambição de trilhar uma vida pública, como o avô, Jalles Machado; como o pai, Otávio Lage e como os irmãos Jalles Fontoura e Otavinho.

O fato de não ter disputado nenhuma eleição não significa que Ricardo não tenha sido um personagem influente da política em Goianésia. Ele atuava fortemente nos bastidores, ajudando na tomada das grandes decisões.

Pouca gente sabe, por exemplo, que ele lançou o hoje consagrado deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) na política. Em 1988, o nome de Ricardo foi bastante sugerido para que disputasse a eleição para prefeito. Por conta das dificuldades com a doença, ele declinou dos insistentes convites. Mas resolveu apostar todas as suas fichas no jovem médico Helio de Sousa, que atuava na Planagri, na época.

“Ricardo foi um dos maiores líderes políticos da história de Goianésia, mesmo sem ter sido candidato”, disse o deputado Helio de Sousa.

Ricardo foi um visionário também na política: conseguiu, há 30 anos, ver um talento político num novato, que acabou sendo prefeito de Goianésia por duas vezes e deputado estadual por cinco mandatos.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 12/04/2022
Código do texto: T7493556
Classificação de conteúdo: seguro