RICARDO FONTOURA - UM LÍDER QUE QUE FORMOU LÍDERES E GRANDES EQUIPES

Dentre os muitos talentos de Ricardo Fontoura como empreendedor um ele conseguia transmitir a muitas pessoas: a capacidade de formar grandes líderes e equipes competentes. Ricardo acreditava no trabalho coletivo, na excelência do serviço, na qualificação.

O melhor exemplo disso pode ser visto no superintendente da Vera Cruz, Rodrigo Mendes. O funcionário que hoje ocupa o cargo mais alto da empresa começou a trabalhar lá com 13 anos de idade, como office-boy.

“Após oito meses fui promovido ao Departamento Pessoal. Com três anos de empresa, o Ricardo me colocou na Contabilidade. Sempre me incentivando a estudar, disse que eu tinha futuro na empresa. Foi me moldando e proporcionando oportunidades de cursos, de faculdades e de cargos”, conta. Com a morte de Ricardo, Rodrigo Mendes foi alçado ao posto de superintendente, o maior da empresa.

Alexandre Lopes Pimentel, com experiência de mais de 20 anos na Vera Cruz, define Ricardo como um patrão que apostava muito na mudança das pessoas. “Ele proporcionava consultorias sempre focado nas pessoas. Ele queria melhorar a liderança da empresa. Ele acreditava que isso traz resultados econômicos, mas principalmente um ambiente familiar, com bons valores”, explica.

Alexandre cita que Ricardo valorizava as grandes ideias. “As melhores iam para frente, independente da posição que a pessoa ocupava na empresa. Para ele, ter ideias boas é mais importante que ser alguém dentro da Vera Cruz”.

CONTAGIOU OS FILHOS

Outro exemplo da forma como Ricardo conseguiu formar líderes está no seio de sua família: os filhos Rodrigo e Henrique seguiram os passos do pai e hoje são diretores da Jalles Machado.

“Você precisa ser melhor funcionário que os outros. Ninguém pode pensar que você está aqui só por causa do seu sobrenome. Para ser o Henrique Pena você terá que provar. A outra opção é ser apenas o filho do Ricardo”, conta Henrique, sobre a primeira coisa que ouviu do pai, quando começou na Jalles Machado, em cargos menores. “Se você for trabalhador, metade do caminho você já percorreu”, se recorda Henrique, sobre outra coisa que o pai lhe disse.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 14/04/2022
Código do texto: T7494875
Classificação de conteúdo: seguro